5 frases de Georg Wilhelm Friedrich Hegel

Georg Wilhelm Friedrich Hegel marcou a história da filosofia. Hoje, queremos exaltar algumas das suas melhores frases. Confira!
5 frases de Georg Wilhelm Friedrich Hegel

Última atualização: 18 Novembro, 2021

Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831) foi um dos filósofos mais importantes do seu tempo. Na verdade, seus trabalhos são os mais difíceis de serem interpretados pelos pesquisadores, já que Hegel tentou cobrir o máximo possível de tópicos. Além dos estudos, esse filósofo nos deixou algumas frases que são um bom convite à reflexão. Por isso, hoje iremos descobrir 5 frases de Georg Wilhelm Friedrich Hegel que, talvez, nos sejam familiares.

Antes, não podemos esquecer de mencionar que Hegel é considerado o representante do idealismo filosófico. Entre suas obras de maior destaque estão a Ciência da Lógica, Fenomenologia do espírito , Lições sobre a filosofia do espírito subjetivo, Filosofia do direito e a Enciclopédia das ciências filosóficas. Agora, vamos descobrir as principais frases de Georg Wilhelm Friedrich Hegel.

Livros velhos

Frases de Hegel para refletir

1. Somente os corajosos cometem erros

“Tenha a coragem de estar errado.”

Provavelmente já lemos esta primeira frase de Hegel em várias ocasiões; estar errado, infelizmente, ainda é algo desaprovado pela sociedade de hoje. O medo de errar parece insuportável. No entanto, é quando erramos que aprendemos.

O Conselho Geral de Psicologia da Espanha (COP) afirma que “o medo não é um estado emocional imóvel”, mas se alimenta dos estímulos temidos, da antecipação, dos pensamentos autocríticos, do círculo vicioso que as experiências negativas provocam, do costume de ruminar sobre o ocorrido… Como sair dessas tendências, que costumam dar origem a ciclos que repetimos sempre? Tendo coragem de errar.

2. A calma sempre vence

“Aquele que vence a raiva vence os seus inimigos.”

Esta segunda frase de Hegel nos permite refletir sobre a importância de aprender a administrar melhor as nossas emoções, especialmente aquelas que estão relacionadas à raiva. Elas nos impelem a agir sem pensar nas consequências, o que aumenta a probabilidade de acabarmos nos arrependendo.

Sem calma, como indica este filósofo, será difícil derrotar os inimigos, pois perderemos o controle e, portanto, todas as possibilidades de vitória. Meditar, praticar a consciência plena ou fazer ioga são atividades que podem nos ajudar a melhorar o nosso controle emocional. A ajuda profissional também pode ser importantíssima neste processo.

3. Para ir longe, você precisa de paixão

“Nada grande foi feito no mundo sem uma grande paixão.”

Esta terceira frase de Hegel aborda a paixão, aquele entusiasmo que nos impele a definir metas que queremos alcançar com muita expectativa. Apesar das críticas, do “você está errado” ou do “isso não vai levar você a lugar nenhum”, a paixão é como um motor que nos impele a continuar, mesmo que haja dificuldades.

Só a paixão é necessária? Não, a disciplina também é imprescindível para realizar projetos, ideias, empreender… Mas a paixão é a resposta à pergunta que pode surgir: “Por que estou fazendo isso?”. Se houver entusiasmo pelo que está sendo feito, não teremos problemas em responder a esta pergunta.

4. A difícil decisão de escolher

“O drama não é escolher entre o bem e o mal, mas entre o bem e o bem.”

Esta quarta frase de Hegel nos convida a uma reflexão muito especial sobre a tomada de decisão. Todos nós sabemos o que é bom e o que é mau, portanto, escolher entre essas duas opções não é difícil. Escolhendo um ou outro, sabemos o que pode acontecer a seguir. No entanto, e se a decisão for entre o bem e o bem?

Quando escolhemos entre o bem e o bem, aqui reaparece o terrível medo de estar errado. Como as duas opções são viáveis, a insegurança é maior. É verdade que é uma decisão importante e é quando temos que ser mais corajosos. Analisar todas as alternativas pode nos ajudar a fazer a escolha certa. Mas e se estivermos errados? Não há problema, pois vamos aprender com o erro.

Dois caminhos a escolher

5. Querer tudo nos deixa sem nada

“Quem quer tudo na realidade não quer nada, e não consegue nada.”

Esta última das frases de Hegel fala sobre a ganância e o desejo de querer tudo. Se sempre queremos tudo, não estamos realmente definindo qual é o nosso objetivo. Como consequência, isso não nos levará a lugar nenhum, pois não sabemos o que queremos. Será que vamos conseguir alguma coisa? A resposta é “não”.

Talvez devêssemos nos fazer uma pergunta essencial: “O que queremos?” A resposta vai nos dar uma ideia de para onde ir, que decisões tomar, onde focar… Porque querer tudo, às vezes, é sinônimo de vazio.

Você conhecia as ideias de Hegel? Você reconhece alguma dessas frases? Todas elas nos convidam a olhar um pouco para dentro de si para refletir sobre diferentes aspectos de si mesmo que talvez devam ser lapidados. Na bibliografia você encontrará as obras mencionadas para que possa dar uma olhada nelas.

Pode interessar a você...
5 frases de Pío Baroja
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
5 frases de Pío Baroja

Confira algumas das frases de Pío Baroja, um escritor espanhol de diversos romances que definitivamente vale a pena conhecer.



  • Hegel, G. W. F. (2017). Fenomenología del espíritu. Fondo de cultura económica.
  • Hegel, G. W. F., & Larroyo, F. (1917). Enciclopedia de las ciencias filosóficas. Librería General de Victoriano Suárez.
  • Hegel, G. W. F., & Marx, K. (1955). Filosofía del derecho (pp. 7-22). Buenos Aires: Claridad.
  • Hegel, G. W. F., Mondolfo, R., & Mondolfo, R. (1968). Ciencia de la lógica. Buenos Aires: Solar.
  • Martín, F. N. (2014). Lecciones sobre la filosofía del espíritu subjetivo. I. Introducciones de GWF Hegel, trad. de Ñ. de Alberto Ciria y Juan J. Padial. Cuadernos de filosofía, (63), 97-98.