As melhores frases de Lewis Carroll

Nas frases de Lewis Carroll, descobrimos que realidade e fantasia não são duas dimensões mutuamente exclusivas. Ambas estão combinadas em nossa mente e resultam no que somos, no que sonhamos e no que podemos alcançar.
As melhores frases de Lewis Carroll

Última atualização: 06 Março, 2021

Por meio das frases de Lewis Carroll, descobrimos que o mundo e a vida são como queremos enxergá-los. Tão mágico quanto a nossa imaginação decidir ou tão cru quanto o nosso realismo indicar. A realidade e a fantasia são duas faces da mesma moeda.

A vida de Lewis Carroll foi um tanto misteriosa. Sabe-se que ele sempre sofreu com uma gagueira que o marcou desde a infância. Além disso, ele provavelmente foi vítima de abuso sexual em uma das escolas onde estudou. Em uma ocasião, chegou a ser acusado de ser o homem por trás do personagem “Jack, o Estripador”.

Nada disso foi provado. O que se sabe é que ele foi um matemático brilhante, apaixonado por fotografia e ocasionalmente praticante do ofício de mágico. Também foi um escritor maravilhoso, dotado de uma imaginação única. Estas são algumas das frases de Lewis Carroll que permaneceram como um legado.

“Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então.”
-Lewis Carroll-

Uma das frases de Lewis Carroll sobre a memória

Tempo e memória são temas recorrentes nas frases de Lewis Carroll. Ele não os aborda pela sua dimensão objetiva, mas pelo que representam para o ser humano. É por isso que ele surpreende com a sua perspectiva.

Uma de suas declarações a esse respeito diz: “Pobre memória, que só anda de marcha à ré!”. Fala sobre a diferença entre evocar e aprender com a experiência, ou entre lembrar e projetar adiante.

Mulher olhando paisagem

Um segredo de vida

Esta é uma daquelas frases de Lewis Carroll que afirma, de uma forma muito simples, uma grande verdade. Ele ressalta: “Um dos segredos da vida é que o que realmente vale a pena é o que fazemos para os outros.”

No final do dia, a única coisa que resta é o que somos capazes de dar aos outros. Bens materiais e pessoas acabam ou vão embora em algum momento. Mas o impacto positivo na vida de outras pessoas sempre deixa um eco duradouro.

Uma regra eficaz

Esta é uma frase fantástica que se ajusta perfeitamente a todas as situações em que procuramos deixar para trás um daqueles fardos aos quais estamos vinculados por laços difíceis de romper. É mais ou menos assim: “A regra é marmelada amanhã e ontem, mas nunca hoje”.

É um jogo de palavras que marca uma regra fabulosa, sem aquele peso psicológico dos mandatos. Ele permite acesso a “isso” no passado e no futuro, mas não no presente. Uma bela maneira de deixar para trás fenômenos que não nos fazem bem.

Tempo e eternidade nas frases de Lewis Carroll

Esta é uma das frases mais citadas de Lewis Carroll. Corresponde a um diálogo entre o coelho e Alice, no livro Alice no País das Maravilhas. É assim: Alice: Quanto tempo dura o eterno?
Coelho: Às vezes apenas um segundo.”

Aqui, novamente, aparece o tema do tempo e sua infinita relatividade. É verdade que há momentos que mudam toda uma eternidade. Um evento de longa duração não é necessariamente aquele que dura mais tempo em termos de impacto.

Não saber para onde ir

Esta é uma frase que fala sobre o direcionamento que damos às nossas ações no dia a dia. Do significado ou direção que damos à nossa vida. Diz: “Se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar o levará“.

A afirmação sugere que, de uma forma ou de outra, sempre chegamos aonde queremos. O que acontece é que nem sempre temos consciência disso. Portanto, não importa o caminho que tomarmos, vamos chegar aonde nossos corações desejarem.

É só caminhar

Em uma das suas obras, Lewis Carroll escreve: “Ah! Você sempre vai chegar a algum lugar se caminhar o suficiente”. Esta é uma frase que nos oferece uma visão otimista do caminho e destaca a importância de ser persistente.

A frase é um chamado para não permanecer estático em um ponto. Se continuarmos caminhando, isto é, se continuarmos avançando, movendo-nos, evoluindo, mais cedo ou mais tarde isso nos levará a um ponto em que a realidade e os desejos não serão mais dissonantes.

Mulher caminhando descalça

Encontre o caminho

Esta é mais uma das frases de Lewis Carroll que fala sobre os múltiplos caminhos que todos podem seguir na vida. Diz ele: “Poucos encontram o caminho, outros não o reconhecem quando o encontram, outros nem querem encontrá-lo”.

Na vida cotidiana, descobrimos que esse é o caso. Poucas pessoas estão totalmente satisfeitas com a vida que escolheramA maioria desiste de lutar pelo que deseja ou simplesmente desiste de ser o que realmente é.

Lewis Carroll é um daqueles escritores que nos leva a habitar um mundo em que a fantasia se confunde com a realidade. O mais interessante desse ponto de vista é justamente o que nos dá essa possibilidade de relativizar a realidade e olhar para ela a partir de outra perspectiva.

Pode interessar a você...
As 7 melhores frases de Hermann Hesse
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
As 7 melhores frases de Hermann Hesse

As frases de Hermann Hesse são um convite à reflexão sobre a vida e a busca da identidade. Um presente para todos que queiram questionar e descobri...



  • Wilson, R. J., & Cantera, G. (2009). Lewis Carroll en el país de los números: su fantástica vida matemática (un desatino en ocho arrebatos). Turner.