5 frases de Nikola Tesla

setembro 1, 2019
Conheça algumas das melhores frases de Nikola Tesla sobre o mundo e a vida, para descobrir como era esse inventor genial que morreu em seu quarto de hotel esquecido pela comunidade científica, apesar de seu talento inato.

Ler frases de Nikola Tesla nos faz lembrar da importância da inteligência, da imaginação, da criatividade e da perseverança. Infelizmente, o espírito empreendedor e avançado para a época em que esse inventor viveu não recebeu o devido reconhecimento.

Hoje, é provável que você conheça os populares e modernos carros Tesla. Devemos esse nome ao seu criador, Elon Musk. Esse conhecido empreendedor admira profundamente a figura de Nikola Tesla, tanto que utilizou seu nome para batizar a empresa automobilística que revolucionou o mundo dos motores.

No entanto, Nikola Tesla morreu solitário em um quarto de hotel. Seu nome foi lembrado várias décadas depois. Apesar disso, em vida, sua imaginação e criatividade não foram acompanhadas pelo sucesso financeiro.

Por isso, apesar de ter criado um dos avanços tecnológicos mais corajosos e importantes do mundo, não chegou a ver a recompensa por sua inteligência e seu talento.

As melhores frases de Nikola Tesla

As frases de Nikola Tesla são uma herança da sua inteligência. Esse cientista talentosíssimo descobriu a ressonância magnética, o rádio, os raios X e, inclusive, o controle remoto. Todas essas descobertas facilitaram, e muito, a vida atual.

Dizem que suas anotações são tão importantes e contêm criações tão impactantes que o governo dos Estados Unidos as confiscou e as guardou em um local bem seguro. Evidentemente, não se tem certeza dessa informação, pois podem ser apenas rumores.

Felizmente, em vida, Tesla demonstrou sua inteligência para além de suas invenções. Por isso, como fruto de sua oposição à comunidade científica da época (final do século XIX e começo do XX), encontramos em seu legado reflexões que, até hoje, são perfeitamente adaptáveis à nossa época.

Estátua de Nikola Tesla

A vida

“A vida é e sempre será uma equação sem solução, mas contém alguns fatores conhecidos. Poderíamos afirmar, em suma, que é um movimento, mesmo não entendendo completamente a sua natureza”.

Nikola Tesla revelou nessa frase sua mente científica. Nela, compara a vida com o movimento, mas também com a matemática.

Ele revela que existem fatores que podemos conhecer, mas nunca entenderemos completamente sua natureza. No entanto, também parece indicar que não é positivo ficar de braços cruzados, que sempre devemos continuar questionando.

O passado e o presente nas frases de Nikola Tesla

“Tudo que era grandioso no passado foi ridicularizado, condenado, combatido e reprimido, somente para emergir com maior poder e mais triunfante depois da luta”.

Essa é uma das frases de Nikola Tesla que merece ser emoldurada para que cada geração seguinte a analise. Poderia ser perfeitamente associada às experiências de vida de cientistas como Galileu Galilei e Nicolau Copérnico.

Suas pesquisas e descobertas foram grandiosas, mas também condenadas e reprimidas. Hoje, são vitais para a nossa compreensão do mundo.

Poderíamos dizer o mesmo sobre a incompreensão que Tesla viveu em sua época, sendo hoje em dia reconhecido como um grande gênio da ciência.

A descoberta

“Ansiamos por novas sensações, mas rapidamente nos tornamos indiferentes a elas”.

Talvez isso seja um pouco humano. Nós adoramos as descobertas e as novas sensações, pois somos seres curiosos por natureza. No entanto, uma vez conhecidas, podem se tornar rotineiras, pouco interessantes ou completamente indiferentes.

O interior e o exterior

“A maioria das pessoas estão tão absortas na contemplação do mundo exterior que ficam totalmente alheias ao que está acontecendo dentro de si mesmas”.

Esta é uma das preciosas frases de Nikola Tesla que nunca perdem seu valor. É sempre atual. Talvez muitas pessoas passem tempo demais tentando ver o que acontece ao seu redor, sem compreender a si mesmas.

Provavelmente, seria melhor saber como nós somos antes de conhecer ou julgar os demais.

Mulher de olhos fechados

O desenvolvimento

“O desenvolvimento progressivo do homem depende vitalmente da invenção. É o produto mais importante do seu cérebro criativo”.

Para Tesla, usar o cérebro de forma criativa era muito importante. Ele acreditava que o universo estava cheio de oportunidades com as quais poderíamos aprender muito. Por isso, a evolução do ser humano dependia da nossa capacidade para a invenção.

Hoje em dia, essa frase tem mais importância do que nunca. A criatividade é uma habilidade ou competência muito desejada em todos os níveis da vida. De fato, graças a ela, dispomos de grandes avanços e comodidades.

Podemos observar através dessas frases de Nikola Tesla que ele era um verdadeiro gênio criativo. Mas esse cientista tinha algo mais de vital importância: sua capacidade de olhar para dentro de si e de reconhecer as pessoas que o rodeavam.

  • Cheney, Margaret (2001) [1981]. Tesla: Man Out of Time. Simon & Schuster.