5 frases de Pío Baroja

Pío Baroja foi um escritor espanhol que nos deixou várias frases interessantes. Conheça algumas delas a seguir.
5 frases de Pío Baroja

Última atualização: 24 Julho, 2021

Pío Baroja foi um escritor espanhol da geração de 98. Escreveu diversos romances e viajou muito por toda a Espanha. Por isso, em seus romances existe uma grande riqueza de temas e espaços nos quais os personagens de suas obras vivem suas experiências. A audácia e sabedoria de suas obras fazem com que seja interessante revisar e conhecer algumas frases de Pío Baroja.

No entanto, antes de nos aprofundarmos nelas, consideramos importante destacar que este autor tinha um doutorado em medicina. No entanto, ele abandonou sua profissão para se dedicar inteiramente à literatura, e nos deixou obras maravilhosas como A Árvore da Ciência.

1. Uma das frases de Pío Baroja sobre estar perdido

“Tem-se a angústia, o desespero de não saber o que fazer da vida, de não ter um plano, de se encontrar perdido”.

Esta primeira frase de Pío Baroja refere-se àquele sentimento que podemos ter em determinados momentos de nossas vidas e que nos leva ao desespero. Diferentes questões começam a surgir em nossas mentes, como “Por que estou aqui? Para onde vou?”

Quando nos fazemos essas perguntas e esse sentimento nos bloqueia, é importante procurar um profissional. Isso pode indicar que temos um transtorno de humor, conforme observado no artigo Transtornos do humor. Seja qual for o caso, devemos trabalhar nisso para evitar que continue a nos prejudicar.

Mulher triste

2. O mundo é o reflexo das ideias

“O mundo, para nós, é representação, como dizia Schopenhauer; não é uma realidade absoluta, mas um reflexo das ideias essenciais”.

Quantas vezes defendemos com grande determinação a forma como percebemos a realidade? Esta, como destaca esta frase de Pío Baroja, não é a verdadeira realidade. Na verdade, o mundo está cheio de ideias. Portanto, cada pessoa tem uma visão diferente do que a rodeia.

O que pode ser enriquecedor é levar em consideração as percepções dos outros. Colocar-nos no lugar deles e ouvi-los será uma boa maneira de ampliar nossa visão de mundo, em vez de ficarmos obcecados em defender nossa própria perspectiva.

3. Não acredite na palavra impossível

“Se você quer fazer algo na vida, não acredite na palavra impossível. Nada é impossível para uma vontade enérgica”.

Em muitas ocasiões reclamamos porque não surgem novas oportunidades de trabalho ou porque passamos por uma série de infortúnios cujo culpado, acreditamos, é o nosso azar. No entanto, como aponta Pío Baroja, o impossível é apenas uma crença.

Se levantamos com energia e um plano definido do que queremos fazer a cada manhã, oportunidades inesperadas se apresentarão. Mas se não esquecermos a palavra “impossível”, não faremos nada para mudar a nossa situação.

4. A simpatia de quem tem sucesso

“Quem tem sucesso é sempre simpático”.

Esta quarta frase de Pío Baroja se refere ao bem-estar e à felicidade que o sucesso ou triunfo produz. Porque atingir nossos objetivos é, sem dúvida, motivo de alegria. Porém, nesta frase falta um conceito fundamental, o de sair da zona de conforto.

Quando estamos nessa zona, podemos nos sentir seguros, mas mais cedo ou mais tarde podemos começar a ter uma leve sensação de que não estamos progredindo. Isso porque na zona de conforto não há triunfo. É por isso que a simpatia de quem alcança o sucesso é tão notória. Eles ultrapassaram os seus limites.

Mulher feliz

5. O envelhecimento nas frases de Pío Baroja

“Quando alguém envelhece, gosta mais de reler do que de ler”.

A última das frases de Pío Baroja que destacamos é esta, em que ele menciona a passagem do tempo. Todos podemos visualizar aqueles avós que gostam de relembrar o passado, reler velhos diários ou trazer para o presente histórias que repetem mil vezes.

Com isso, Pío Baroja tenta nos fazer refletir sobre esse momento da vida em que vivemos tanto que relemos o passado, porque há muita história para lembrar e trazer para o presente. É algo que todos experimentaremos à medida que envelhecermos.

Você já conhecia Pío Baroja? Já havia lido alguma coisa sobre ele? Esperamos que essas frases tenham ajudado você não só a refletir, mas a se aproximar um pouco mais da forma como ele via o mundo. Te encorajamos a ler alguns de seus livros. Se você já fez isso, de qual você mais gostou?

Pode interessar a você...
7 frases de Cícero, um filósofo humanista de alcance universal 
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
7 frases de Cícero, um filósofo humanista de alcance universal 

As frases de Cícero venceram o passar do tempo e continuam atuais. As reflexões que selecionamos condensam algumas de suas ideias mais importantes.



  • García, D. C. (2009). El debate modernismo-Generación del 98. Revista Reflexiones88(2).
  • Peset, José Luis. (2007). Pío Baroja, ese pequeño buscador de almas. Revista de la Asociación Española de Neuropsiquiatría27(1), 161-167. Recuperado en 10 de mayo de 2019, de http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0211-57352007000100014&lng=es&tlng=es.
  • San Juan, José Bernardo. (2015). Sobre la identidad de “Pío Quinto”, un supuesto seudónimo barojiano. Estudios filológicos, (56), 133-145. https://dx.doi.org/10.4067/S0071-17132015000200008