A importância da persistência para alcançar o sucesso

· novembro 20, 2018

Não importa o que você faça da sua vida, já que, como regra geral, haverá momentos em que as coisas não sairão conforme o planejado. São momentos em que você falha e tudo parece estar conspirando contra. Em momentos como esses, você quer desistir, abandonar a sua luta, mas é preciso ter persistência para alcançar o sucesso.

A persistência é uma característica muito importante, porque está intimamente relacionada com o próprio desenvolvimento pessoal e a superação. Você só irá melhorar se fracassar, quando for capaz de aprender com essas experiências e avançar com persistência e determinação suficientes.

Sem persistência, a sua capacidade de crescer e se desenvolver como pessoa, o sucesso, riqueza e felicidade que você poderá alcançar, ficarão severamente restritos.

Muitos pensam que ter talento ou uma boa formação é garantia para alcançar o sucesso. No entanto, talento e conhecimento servem pouco se você não for persistente. Não há dúvida de que o trabalho duro supera o talento. Não importa quais são as suas capacidades, o que importa é o seu desempenho. No final, o que realmente conta são os resultados.

“Nada neste mundo pode tomar o lugar da persistência. O talento não o fará, não há nada mais comum do que homens talentosos, mas malsucedidos. A sabedoria não o fará, a sabedoria sem recompensa é tão comum quanto um provérbio. A educação não o fará; o mundo está cheio de vagabundos com educação. A persistência e a determinação são onipotentes”.
-Calvin Coolidge-

Persistência para alcançar o sucesso

Em 2013, Alden Mills, ex-comandante do pelotão do Navy Seals, atualmente um empresário de sucesso, além de autor e palestrante, publicou ‘Seja Imparável’ (Be Unstoppable). Neste livro de motivação, superação e liderança, Mills fala da importância da persistência para alcançar o sucesso e nos conta como superou a asma para se tornar um soldado de elite.

Alden Mills dando palestra

O livro, escrito em grande parte na forma de uma alegoria, conta a história de um jovem e inexperiente capitão de navio que aprende os segredos do sucesso na vida com um capitão experiente. O jovem conhece esse capitão que resolve treiná-lo de uma forma surpreendente, o que o coloca em uma nova direção, cheia de novos sonhos e ambições.

Em ‘Seja Imparável’, Mills propõe oito ações comprovadas para superar maus hábitos, atingir metas e, assim, alcançar o sucesso. São as seguintes:

Ação 1: entenda o porquê

Mills diz que superar a asma, tornar-se um Navy Seal e criar uma empresa eram os seus objetivos pessoais. “Embora cada um deles fosse diferente, as ações fundamentais necessárias para alcançá-los eram exatamente as mesmas. Todos eles começaram com uma compreensão clara do que queria alcançar e por quê”.

Mills diz que tudo começa quando você entende as suas razões, isto é, os motivos que você tem para perseguir o seu sonho. Quando você conhece a razão por trás do seu objetivo, obtém o combustível que o manterá caminhando, mesmo quando as pessoas o incentivam a parar.

“É importante porque lhe dará o poder de afastar os demônios da dúvida que inevitavelmente invadirão a sua mente. […] Entender o seu porquê é um motor de perseverança: o mantém caminhando mesmo quando você pensa que não pode mais fazê-lo. Isso é essencial. Descubra qual é o seu porquê antes de iniciar a viagem!
-Alden Mills-

Ação 2: planejar em 3D

“Não planejar é planejar um fracasso”, diz Mills. E ele também diz: “O planejamento nada mais é do que se preparar, e quanto mais você se prepara, mais chances de sucesso você terá”. O planejamento é uma ação de grande importância para Mills. Para ele, todo planejamento deve ser feito em três dimensões, não com a intenção de criar um plano perfeito, mas de projetar um plano que o leve ao sucesso, independentemente dos obstáculos que possam estar no caminho. Essas três dimensões são:

  • Defina: especifique o seu objetivo. O que você espera alcançar e quando.
  • Divida: crie um plano de ação, dividindo o plano em pequenos passos que podem estar mais próximos do seu objetivo dia após dia.
  • Desenvolva diariamente: pergunte-se a cada manhã que ação você poderá desenvolver hoje para se aproximar do seu objetivo.

Planejar em três dimensões (definir, dividir e desenvolver) é uma ação de grande importância para alcançar o sucesso, de acordo com Mills.

Ação 3: treinar para empreender

Mills defende o treinamento físico como a melhor maneira de alcançar o sucesso e seus objetivos na vida. Trinta minutos de exercício por dia podem se tornar a sua arma secreta para realizar os seus sonhos, diz Mills. Não se trata apenas de se exercitar, mas é uma ação importante. Ele diz que o seus sucessos começaram com o exercício, daí a importância que ele dá ao treinamento físico.

“O treinamento físico tem sido meu companheiro durante toda a minha vida. Me deu confiança e coragem para enfrentar os meus medos, a resistência e a força para lutar pelos meus sonhos e, sim, inclusive agradeço o exercício físico por ter me ajudado a conquistar a mulher dos meus sonhos”.
-Alder Mills-

Persistência para alcançar o sucesso

Ação 4: identifique as suas razões para acreditar

Mills diz que “há momentos em todas as situações da vida que representam um desafio no qual você terá que explorar profundamente dentro de si mesmo para encontrar a força para seguir adiante”.

Momentos em que você tem que dar tudo de si, apesar da dor e do sofrimento, momentos em que você identificará as suas razões para acreditar. Tudo o que você fez até agora o levou a esse momento. Tudo o que você já fez o levará a acreditar que consegue. E quando você finalmente alcança, a sua vida mudará para sempre, porque você aprenderá a acreditar em si mesmo.

“A origem do seu motivo para acreditar não importa; o que importa é que reconheça esse motivo por trás do que você persegue. A sua razão para acreditar em si mesmo é sua arma secreta para ter sucesso, não importa quão grandes sejam os obstáculos que você enfrentará”.
-Alder Mills-

Mills diz também que “encontrar a sua razão para acreditar é um componente fundamental para atingir os seus objetivos” e que “para ter sucesso, você deverá acreditar que pode tê-lo”. Identificar uma razão para acreditar lhe dará força nos momentos mais difíceis e também inspirará outras pessoas a permanecerem com você.

Ação 5: avalie os seus hábitos

Todos nós temos o controle sobre os nossos hábitos, diz Mills. Mudar os maus hábitos é tão simples quanto identificar os que você quer mudar e fazer as mudanças necessárias para criar outros novos. No final, “o processo para criar bons hábitos não é diferente do processo para criar maus hábitos”.

Para desenvolver hábitos que o ajudem a atingir os seus objetivos, Mills propõe o que ele chama de Método das 3 C:

  • Consciência: Esteja consciente do hábito que está prendendo você.
  • Concentração: Concentre-se na ação ou ações que precisam ser mudadas.
  • Controle: Depois de avaliar a ação que você deve alterar para desenvolver um hábito que o ajude a alcançar o seu objetivo, assuma o seu controle.

Ação 6: improvise

Às vezes você tem que deixar o seu planejamento de lado, porque as circunstâncias exigem isso. E não é preciso ter medo. O problema é que improvisar não é tão fácil quanto parece. De fato, Mills afirma que é necessário praticar para saber como improvisar: “a capacidade de improvisar não é um talento com o qual se nasce; é uma atitude que você poderá desenvolver em si mesmo”.

A improvisação como hábito não é uma atitude natural, já que o natural quando surge um obstáculo é seguir o instinto de parar e aceitá-lo como uma limitação, interrompendo o seu progresso. Pelo contrário, para Mills, improvisar significa aceitar os fracassos, fazer as coisas de maneira diferente.

“Improvisar não é o normal, mas triunfar também não é. Poucas pessoas obtêm sucesso quando perseguem os seus sonhos; aquelas que conseguem estão dispostas a buscar maneiras diferentes para alcançá-los. Você não alcançará o sucesso fazendo o que todo mundo faz”.
-Alder Mills-

Ação 7: procure orientação especializada

Quando Mills propõe que busquemos aconselhamento especializado, ele o faz com a ideia de aproveitar o conhecimento e a experiência daqueles que já passaram por um processo semelhante ou são especializados em áreas que poderão ajudá-lo a avançar mais rapidamente para alcançar o sucesso. Às vezes será suficiente pedir conselhos, outras vezes será preciso procurar literatura especializada, e até mesmo pagar por um serviço.

Não há nada de errado em pedir ajuda. Não tenha vergonha disso.

“Você precisará de ajuda, então aprenda a pedir. A capacidade ou não de pedir ajuda pode se tornar seu melhor recurso ou o seu maior inconveniente. Quanto melhores forem os seus especialistas, maiores serão as suas chances de sucesso. Quanto antes você começar a procurar especialistas para aconselhá-lo, mais cedo alcançará o seu objetivo. Desista do seu orgulho: procure aconselhamento especializado”!
-Alder Mills-

Persistência e alinhamento

Ação 8: forme a sua equipe

Assim como a anterior, essa ação é um exercício de humildade. Mills propõe a formação de uma equipe em busca de pessoas competentes em áreas que você não tenha muito conhecimento. “Você deverá olhar para dentro de si mesmo e reconhecer as suas fraquezas, embora não seja fácil admiti-las”.

Um colega de equipe não apenas o complementa, mas também o ajuda quando você está atrapalhado. Quando você não sabe o que fazer, fica mais fácil encontrar uma solução com a ajuda de outra pessoa do que individualmente.

“Nenhuma pessoa pode fazer tudo sozinha. A formação de uma equipe é um passo fundamental para alcançar os seus sonhos. Poderá fazer a diferença entre definhar na inatividade e alcançar um sucesso incrível”.
-Alder Mills-

Definitivamente, o caminho para alcançar o sucesso começa pela compreensão do seu porquê. É onde está a gasolina que vai mantê-lo ativo, é o que abastecerá o motor da sua persistência. Quando você duvidar, lembre-se do seu porquê. Como disse Lao Tzu, a perseverança é a base de todas as ações. Não se esqueça de por que você quer conseguir algo e sempre terá combustível para perseverar.