7 frases famosas de Pitágoras

Pitágoras foi o fundador de toda uma tradição cujo eco chegou até os nossos dias. Muito além dos seus catetos e hipotenusa, a profundidade do seu pensamento merece uma análise mais cuidadosa.
7 frases famosas de Pitágoras

Última atualização: 29 Outubro, 2021

Pitágoras foi um filósofo e matemático que revolucionou o mundo das ideias. Embora seu nome esteja intimamente associado a seu famoso teorema e, em filosofia, seja estudado devido à influência que teve sobre filósofos posteriores, como Platão, ele pode ser considerado o pioneiro de alguns debates que, mais tarde, foram muito importantes. Vamos descobrir alguns deles a seguir através das famosas frases de Pitágoras.

Nosso personagem de hoje fundou a escola pitagórica, famosa por seus ensinamentos em ciências e artes. Seus alunos eram pessoas cuja vida se passava em torno de números, coincidindo com o pensamento do professor: “Tudo é matemática”. Porém, Pitágoras pensou e refletiu muito, algo que ficou evidente nas frases que vamos descobrir a seguir. Cada uma delas contém um ensinamento valioso.

1. As frases de Pitágoras e a busca pela medida certa

“Não seja ambicioso e mesquinho; a medida certa é excelente para esses casos.”

A primeira das famosas frases de Pitágoras nos permite refletir sobre a importância de manter posições moderadas e prudentes em muitos debates. A ambição excessiva pode nos transformar em pessoas que não sabem apreciar as pequenas coisas, sendo a semente de uma insatisfação crônica.

No caso de sermos mesquinhos, isso nos impedirá de usar o nosso dinheiro com sabedoria, para o nosso lazer, por exemplo. No final das contas, a insatisfação é o que predomina tanto em uma opção quanto na outra. No ponto médio está o equilíbrio.

Mulher pensando seriamente

2. Educar com amor é fundamental

“Guarde as lágrimas dos seus filhos para que eles possam regar a sua sepultura com elas.”

A segunda das famosas frases de Pitágoras trata de um tema essencial: a educação com amor. Uma educação cheia de sorrisos, momentos felizes e em que as crianças podem ser crianças. No entanto, existem situações que podem tornar o choro comum para os pequenos.

Isso pode fazer com que, amanhã, o relacionamento com os pais seja tão abalado que nada reste além da indiferença. Estamos sempre a tempo de remediar. Devemos cuidar das crianças e dos jovens.

3. Ouvir é o começo da sabedoria

“Ouça, e você será sábio. O princípio da sabedoria é o silêncio.”

Sabemos ouvir os outros? Existe um equilíbrio em nós entre falar e ouvir? Embora pareça fácil de responder, na realidade tendemos a falar mais do que ouvir. Este é um erro sério.

Pitágoras estava ciente de tudo que se pode aprender ao ouvir. Não há pressa em responder, em refutar uma opinião com a qual não concordamos. Vamos ouvir primeiro… para responder com sabedoria depois. Essa é a chave.

4. As frases de Pitágoras sobre a importância de educar as crianças

“Eduque as crianças e não será necessário punir os homens.”

Educar crianças não é uma tarefa fácil. Além disso, torna-se especialmente complexa quando há tantas obrigações e responsabilidades competindo pela nossa atenção. Educar é sempre uma tarefa ativa: temos que fazer planos, tomar decisões e nos envolver. Não basta estar presente, é preciso estar atento.

Pitágoras disse que a educação é o pilar sobre o qual cada geração se apoia para estabelecer e seguir os costumes cívicos. Ela é a melhor ação preventiva contra a violência e a melhor aposta para a convivência em sociedade.

5. Ajude seus colegas sem se sentir obrigado

“Ajude seus semelhantes a levantar sua carga, mas não se considere obrigado a carregá-la.”

Outra das famosas frases de Pitágoras que é muito reveladora. Às vezes queremos ajudar os outros, seja porque eles têm problemas com o parceiro ou porque estão tristes.

Estar ao lado dessas pessoas e apoiá-las é algo que as ajuda muito. No entanto, se fazemos isso é porque queremos, e essa vontade vem da parte mais profunda de nós mesmos. Não somos obrigados a carregar o peso que os outros carregam. Inclusive, não vamos resolver nada fazendo isso.

6. Às vezes é melhor ficar quieto

“É melhor para um homem ter a boca fechada e os outros acreditarem que ele é um tolo, do que abri-la e os outros se convencerem de que ele é.”

Já falamos sobre a diferença que manter uma boa escuta faz. Pois bem, essa foi uma questão importante para esse filósofo, já que ele insiste no tema novamente com essa outra frase que nos remete à importância de ficarmos de boca fechada.

Falar por falar, sem saber o que dizer, pode ter como consequência dizer algo absurdo ou sem sentido. Portanto, vamos aprender a ouvir.

Casal conversando seriamente

7. O verdadeiro infortúnio é cometer injustiças

“Se você sofre injustiças, console-se, porque a verdadeira desgraça é cometê-las.”

Não podemos terminar esta compilação das famosas frases de Pitágoras sem esta última que se refere às injustiças. Todos nós fomos vítimas de alguma injustiça e esta é uma situação que gera muita frustração e desconforto. No entanto, Pitágoras nos encoraja dizendo que o verdadeiro infortúnio é cometer as injustiças, e não ser o foco delas. Portanto, vamos aprender a administrar essas situações, pois não está em nossas mãos preveni-las ou evitá-las. No entanto, está em nossas mãos não cometê-las.

O que você achou dessas frases deixadas por Pitágoras? Cada uma delas contém uma lição muito valiosa, mas podemos ficar com alguns aspectos-chave. Educar é fundamental para a sociedade, saber ouvir é mais importante do que falar por falar, vale a pena se esforçar para buscar ou restabelecer o equilíbrio, e ajudar o próximo em um objetivo sempre tem uma recompensa: o sincero interesse no bem-estar do outro.

Pode interessar a você...
A disciplina do silêncio de acordo com Pitágoras
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
A disciplina do silêncio de acordo com Pitágoras

A disciplina do silêncio, de acordo com Pitágoras, tinha como objetivo mais do que acalmar a mente pelo controle da palavra. Saiba mais sobre isso.