As melhores frases de Walt Whitman sobre a vida

· fevereiro 3, 2019
As frases de Walt Whitman são como um bálsamo para o espírito porque exaltam a vida e a felicidade de estar vivo, mesmo quando ele próprio teve que viver vários episódios difíceis e dolorosos ao longo de sua existência.

As frases de Walt Whitman são as frases do pai da poesia moderna. Também representam a voz de um homem que talvez tenha exaltado a vida como nenhum outro. Um homem que despertou polêmicas e gerou escândalos, mas nunca deixou de comover.

Whitman fez uma poesia que pretendia atingir todos os corações. Ele se distanciou dos padrões complexos e dos temas complicados. Por isso, também é considerado o pai do verso livre, o que busca simplesmente deixar falar o coração, sem se descuidar, mas evitando que predomine a intelectualidade.

As frases de Walt Whitman também são os versos de suas poesias. Não é fácil captar seu sentido completo fora do contexto de cada pessoa. No entanto, algumas delas têm um enorme valor por si só. Fizemos uma compilação de algumas dessas sentenças para desfrutar de parte desse grande amor pela vida que esse poeta forjou em seus versos.

“Olhe tão longe quanto puder, há espaço ilimitado lá; conte tantas horas quanto puder, há tempo ilimitado antes e depois”.
-Walt Whitman-

Uma das frases de Walt Whitman sobre a obediência

As frases de Walt Whitman refletem um revolucionário do pensamento e da palavra. Ele nunca foi dado a seguir protocolos, nem a aceitar por completo as leis ou os costumes de sua época. Tinha uma rebeldia alegre e vital que contagiava.

Um de seus versos diz: “Resista muito, obedeça pouco”. Nesta pequena frase, está sintetizado muito do que foi este grande poeta. Era um verdadeiro inovador e, por isso, não costumava repetir ou seguir passivamente o dado, ele construía o novo.

Walt Whitman

O futuro

Muito se fala da incerteza que o futuro guarda. O tempo, no entanto, é muito impreciso. O agora em um segundo se transforma em passado. E o amanhã em um segundo já é presente.

Uma das frases de Walt Whitman sugere exatamente destruir esses mitos em relação ao tempo. Diz: “O futuro não é mais incerto que o presente”. E ele tem razão. O que há de tão seguro no presente que o torna menos incerto do que o futuro?

A simplicidade

Um dos maiores valores da poesia de Whitman é a simplicidade, que nunca chega a disputar com a profundidade. Este poeta pensava que a palavra deveria ser genuína e não se esconder atrás de termos complicados ou estruturas complexas.

Uma de suas frases diz: “A arte da arte, a glória da expressão e a luz do Sol das letras é a simplicidade”. É uma exaltação ao mais autêntico. Na verdade, é muito difícil transmitir ideias profundas com palavras simples. Mais comum é o contrário: ver ideias simples expressadas de maneira complexa.

Pôr do sol na natureza

Folhas de relva

O auge de Whitman foi Folhas de Relva. Seu título nos remete ao que dava identidade a esse escritor. A natureza, pura e simples, está no centro de seus poemas. Ele celebrava a vida em todas as suas formas, como um milagre.

Esta afirmação demonstra bem essa ideia: “A menor folha da relva nos mostra que a morte não existe; que se alguma vez existiu, foi apenas para produzir a vida”. Significa que a vida como conceito é eterna. Cada forma de vida pereceria apenas para que algo novo nascesse.

Ganhar e perder

Whitman sempre esteve envolvido em temas políticos. Também serviu como enfermeiro voluntário na guerra civil dos Estados Unidos. Ele ficou profundamente impactado pela dor e miséria dos campos de batalha.

Essa experiência deu como resultado a obra Memoranda during the war (Memórias da guerra, em tradução livre). Muitos de seus versos também foram dedicados ao tema. Um deles diz: “As batalhas se perdem com o mesmo espírito com que se ganham”. Com isso, destaca a luta, mais do que o triunfo ou a derrota.

Mulher guerreira

Tudo é efêmero

Apesar de ter sido um homem cheio de esperança, a vida de Walt Whitman não foi fácil. Durante sua infância, teve que sofrer o rigor da dificuldade financeira. Começou a trabalhar aos 11 anos e teve que custear a edição de sua primeira versão de Folhas de Relva.

Ao final de sua vida, sofreu um acidente vascular cerebral que o deixou limitado. Sofreu muito enquanto mandava construir seu próprio mausoléu, preparando-se para a morte, ele que amava a vida. Uma de suas frases diz: “Colham as rosas enquanto puderem. O tempo voa rápido. A mesma flor que hoje se admira, amanhã estará morta”.

Mulher pensando na vida

A contradição

Uma das frases de Walt Whitman diz: “Eu me contradigo? Pois sim, me contradigo. E daí? Eu sou imenso, contenho multidões”. Fica claro que seu conceito era de um mundo diverso, no qual as leis da lógica operavam, mas não imperavam.

Whitman habitava um mundo no qual o racionalismo dominava ou, pelo menos, pretendia imperar. Ele mostra que o humano vai muito além da lógica ordinária. Também mostra essa faceta que tantos racionalistas deploram: a das eternas contradições nas quais todos nos movemos.

Walt Whitman marcou um antes e um depois na poesia. Além disso, nos deixou um maravilhoso legado de poemas que são como um bálsamo. Foi uma pessoa corajosa porque se atreveu a reivindicar a felicidade e a esperança, em tempos em que ambos os valores estavam em falta.

  • Alegría, F. (1954). Walt Whitman en Hispanoamérica (Vol. 5). Ediciones studium.