Conheça 5 frases de Xenofonte

dezembro 23, 2019
Convidamos você a conhecer algumas frases de Xenofonte, um sábio filósofo e escritor grego cujos ensinamentos são adaptáveis ao momento atual.

As frases de Xenofonte transpiram sabedoria e conhecimento. Talvez esse filósofo não seja tão conhecido quanto Platão, Sócrates ou Aristóteles, mas também podemos aprender excelentes lições em sua bibliografia e experiência.

Xenofonte era um filósofo, militar e historiador grego nascido em Atenas em 431 a.C. Ele tinha laços estreitos com Esparta e recebeu o apelido de musa ática pelo dialeto grego no qual escrevia com uma dicção doce e atraente.

Frases de Xenofonte

Estátua de Xenofonte

Das muitas bibliografias que chegaram até os nossos dias, podemos extrair frases de Xenofonte de extraordinária beleza e sabedoria.

Não esqueçamos que esse historiador e militar escreveu obras como ‘Helênicas’, nas quais detalha os últimos anos da Guerra do Peloponeso, a magnífica Anábase ou Expedição dos Dez Mil, e a famosa Ciropédia.

Curiosamente, Xenofonte era um homem muito apegado ao regime persa, apesar de ser grego e estar em sua terra natal durante a Guerra do Peloponeso. Ele admirava profundamente Ciro, o Jovem, e até participou da campanha militar para ajudá-lo a reivindicar o trono da Pérsia que estava em poder do seu irmão Artaxerxes II.

Xenofonte foi aluno de um dos mais importantes filósofos da antiguidade: Sócrates. De sua autoridade como filósofo nasceram as obras Memórias de Sócrates e a Apologia de Sócrates, nas quais ele tenta esclarecer o julgamento em que seu professor foi envolvido.

O poder nas frases de Xenofonte

“A obediência voluntária é sempre melhor do que a forçada”.

Curiosamente, apesar de ser ateniense, Xenofonte era um defensor dos sistemas políticos oligárquicos. Não é de se estranhar o seu apoio e amizade com reis espartanos ou com Ciro, o Jovem.

Se lermos o trabalho de Xenofonte, encontraremos a sua predileção pela oligarquia, mas não de qualquer maneira. Ele acreditava em um sistema justo e recíproco, no qual o monarca exerce o poder como uma pessoa sábia, mas também justa.

Ou seja, para este autor, o poder não é exercido a partir de uma posição de superioridade, mas de entendimento e talento. Portanto, quem governa deve fazê-lo com sabedoria, sabendo obter a obediência de seu povo, que se dobra e obedece voluntariamente, nunca à força.

A justiça

“É difícil agir de forma que fiquemos livres de falhas; e mesmo que nenhuma tenha sido cometida, é difícil não encontrar juízes ineptos”.

Aluno fiel de Sócrates, Xenofonte sempre admirou o seu professor. Portanto, não nos surpreende que esta frase se refira à dificuldade de agir constantemente de maneira harmoniosa e correta.

É difícil trabalhar sempre na direção certa. No entanto, às vezes, de forma injusta, somos julgados por pessoas com falta de talento e visões limitadas. Nesse caso, a injustiça cometida é muito maior.

O espírito

“Os ricos que não sabem como usar a sua riqueza são de uma pobreza incurável, porque é uma pobreza de espírito”.

As pessoas que acumulam riquezas materiais, mas não as acompanham por riquezas morais e éticas, são seres realmente pobres que dificilmente aprenderão a desfrutar de tudo que guardaram.

Pássaros voando em grupo

O trabalho bem feito

“O elogio é o mais doce dos sons”.

Elogiar fora de todo o contexto é, sem sombra de dúvida, um erro. Mas não elogiar quando alguém merece é, provavelmente, um erro ainda maior.

Essa frase se encaixa perfeitamente na filosofia de Xenofonte, pois a sua crença era saber conquistar o povo como um oligarca através da virtude e do talento, não pela força. Sem dúvida, elogiar aqueles que agem corretamente caminha nessa direção.

O esforço nas frases de Xenofonte

“Vamos nos esforçar para que cada um de nós possa se considerar o arquiteto da vitória”.

Outra das frases sábias de Xenofonte que queremos usar para nos despedir. Sem dúvida, faz quase 2500 anos desde que foi escrita e pronunciada, mas continua tão atual quanto antes.

Em geral, as pessoas que se esforçam para atingir uma meta acabam se sentindo orgulhosas de suas realizações. Estes, somados, acabam sendo um dos principais objetivos alcançados em equipe.

Esperamos que essas frases de Xenofonte tenham sido interessantes para você. Não há dúvida de que os filósofos da Grécia antiga abrigavam em seus pensamentos uma enorme sabedoria com a qual ainda temos muito a aprender hoje em dia.