Frases de Nelson Mandela que inspiraram a humanidade

Frases de Nelson Mandela que inspiraram a humanidade

outubro 22, 2015 em Curiosidades 1 Compartilhados
Frases de Nelson Mandela que inspiraram a humanidade

Falamos de uma das personalidades mais importantes de todos os tempos. Com uma vida exemplar e de grande talento, Nelson Mandela nos deixou como legado muitas frases inspiradoras que podem nos ajudar quando não estamos passando um bom momento.

Como um resumo breve sobre este maravilhoso homem, podemos destacar que viveu na África do Sul, foi pioneiro do anti-apartheid, esteve 27 anos na prisão, foi o primeiro presidente negro de seu país em 1994, pregou a paz, a unidade racial e o perdão; trabalhou para a caridade e faleceu aos 95 anos, em 2013.

Um dos grandes líderes do mundo que, com sua vida, nos deixou um dos melhores exemplos do que significa a luta pela liberdade.

Frases de Nelson Mandela para refletir

A escrita de Mandela era tão precisa que dá a sensação de que ele está nos dizendo as coisas pessoalmente. Ao contar com uma filosofia de vida extremamente clara, foi muito simples traduzir o que pensava num papel. Muitas das frases que compilamos aqui pertencem à etapa na qual ele esteve preso.

Reflexões de Mandela sobre o homem e a morte

“Se eu tivesse tempo, faria tudo outra vez. O mesmo que qualquer homem faria se se atrevesse a chamar a si mesmo de homem.”

“Se tiver que morrer, declaro a todos aqueles que queiram saber, que irei de encontro ao meu destino.”

“A morte é algo inevitável. Quando um homem fez o que considerava seu dever para o povo e para o país, pode, então, descansar em paz. Me esforcei, e por isso dormirei por toda a eternidade.”

Reflexões de Mandela sobre seus ideais

“A pobreza não é algo natural. Ela foi criada pelo homem e, por isso, pode ser erradicada e superada por meio de ações. Erradicar a pobreza não é um ato de caridade, mas de justiça.”

“Precisamos situar a erradicação da pobreza como uma das maiores prioridades mundiais e ter bem claro que todos nós compartilhamos uma mesma humanidade, a diversidade é nossa maior fortaleza.”

“A sustentação de todos os meus sonhos é a sabedoria coletiva da humanidade ao todo.”

“A ação das massas tem a capacidade de derrubar governos.”

“Nos encontramos no amanhecer do século africano, o continente ocupará seu legítimo lugar entre as nações do mundo.”

“Se o desenvolvimento do povo africano não tivesse sido interrompido pela chegada dos brancos, teria acontecido o mesmo que ocorreu na Europa, mas sem ter contato com eles.”

“A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. É o grande motor do desenvolvimento pessoal. É com a educação que a filha de um camponês pode ser médica, o filho de um mineiro, chefe, ou o filho de um trabalhador agrícola, presidente de uma nação”.

Frases de Nelson Mandela que inspiraram a humanidade

Reflexões de Mandela sobre a vida

“Algo sempre parece impossível, até que é realizado.”

“A glória na vida não consiste em não cair, mas em nos levantarmos a cada vez que caímos.”

“Não me julgue pelos êxitos, mas pelas vezes em que caí e voltei a levantar-me.”

“Não há nada melhor que voltar a um lugar que parece que não mudou para descobrir o que mudamos em nós mesmos.”

“Eu gosto dos amigos com pensamentos independentes, porque eles nos fazem ver os problemas de diferentes ângulos.”

“A arma mais potente é falar com as pessoas.”

“A honestidade, a simplicidade, a sinceridade, a generosidade sem esperar nada em troca, a humildade, a boa predisposição para ajudar o próximo e falta de vaidade são a base da vida espiritual.”

“O perdão libera a alma e elimina o medo, por isso é uma arma tão poderosa.”

“A coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. Porque corajoso não é aquele que não tem medo, mas aquele que o conquistou.”

“O que conta na vida não é o fato de termos vivido; são as mudanças que provocamos na vida dos demais.”

Quais das frases de Mandela parecem mais bonitas e inspiradoras para você? Anote-as e leve-as consigo por onde você for.

Recomendados para você