14 frases sobre o amor pelos animais

Os animais são grandes professores, fiéis companheiros e amigos da alma. Se você ama o seu animal de estimação, você vai adorar as frases a seguir.
14 frases sobre o amor pelos animais

Última atualização: 10 maio, 2022

Quem tem ou teve um animal de estimação sabe o quanto essas criaturas podem nos proporcionar. Via de regra, são companheiros leais e confidentes fiéis que não julgam e que sempre têm amor a oferecer. Por isso, hoje queremos dedicar algumas linhas para homenagear o seu grande trabalho com o ser humano. Para isso, selecionamos algumas das melhores frases sobre o amor pelos animais.

O vínculo emocional que se estabelece entre um animal e um humano pode ser terapêutico para este último. De fato, vários estudos têm demonstrado que a presença e a companhia de um animal de estimação ajudam a melhorar a pressão arterial e a temperatura corporal, bem como reduzem a ansiedade, aumentam a motivação e a vontade de socializar e, em geral, aumentam a qualidade de vida.

Pelo mesmo motivo, se você tem o privilégio de compartilhar a sua vida com um animal, continue lendo. Temos certeza de que, nas frases a seguir, você encontrará palavras para expressar o valor que os seus animais de estimação têm para você.

As melhores frases sobre o amor pelos animais

Se reuníssemos todas as definições de amor e as analisássemos, é provável que encontraríamos meio dicionário. Sem dúvida, trata-se de algo que estimula a criatividade. Por isso, hoje queremos propor algumas reflexões sobre o amor pelos animais.

1. “Até que você ame um animal, uma parte de sua alma permanece adormecida.” (Anatole França)

Afinal, o amor pelos animais é diferente de qualquer outro que você já experimentou. Mais puro, menos condicionado e, às vezes, mais gratificante.

2. “Eles não poderão falar, mas saberão acompanhar o seu silêncio.”

Os animais não falam, mas também não precisam disso, já que eles são especialistas no manejo da linguagem da alma.

O olhar do seu animal de estimação, a presença calorosa do seu corpo ou o som calmante de sua respiração podem ter um efeito medicinal maior do que qualquer palavra falada. Eles ficam ao seu lado, e isso é o suficiente.

3. “A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.” (Arthur Schopenhauer)

A violência contra criaturas nobres e indefesas mostra uma acentuada falta de empatia, uma necessidade de exercer o poder de forma autocrática e, em muitas ocasiões, uma tendência a apresentar distúrbios de personalidade, tais como o transtorno antissocial. De fato, foi demonstrado que aqueles que cuidam dos animais geralmente também costumam cuidar das pessoas.

4. “Os animais nascem como são, aceitam e pronto. Eles vivem com mais paz do que as pessoas.” (Gregory Maguire)

Cada vez mais pessoas estão tentando praticar o mindfulness, uma disciplina na qual os animais são verdadeiros especialistas. Eles vivem o momento, aproveitam o dia a dia e não têm preocupações de longo prazo. Por isso, se você quer aprender sobre a atenção plena, observe o seu animal de estimação. Ele será o seu melhor professor.

5. “Ao olhar nos olhos de um animal, você verá o amor incondicional.”

Em seu olhar, você não encontrará julgamentos, exigências ou ressentimentos. Você só encontrará afeto e aceitação. Por esta razão, para muitas pessoas, é mais fácil se relacionar com animais do que com seres humanos.

6. “Minha raça favorita é a adotada.”

Essa é uma das frases sobre o amor pelos animais que reflete a importância de valorizar essas criaturas pelo que são, e não por sua aparência ou pelo status que podem nos trazer. Poucos atos são tão nobres e gratificantes quanto salvar uma vida e oferecer um futuro para um animal que conheceu o abandono e o sofrimento.

7. “Se você passar tempo com os animais, corre o risco de se tornar uma pessoa melhor.” (Oscar Wilde)

Passar tempo com os animais engrandece o espírito e nos torna mais pacientes, amorosos e empáticos.

8. “Os animais são de Deus. A bestialidade é humana.” (Victor Hugo)

Somente os humanos causam danos de forma consciente e deliberada, sem a necessidade de agir assim. Ou seja, os animais atacam para sobreviver, enquanto as pessoas frequentemente atacam por mesquinhez.

9. “Se ter alma significa ser capaz de sentir amor, lealdade e gratidão, os animais são melhores que muitos humanos.” (James Herriot)

Afinal, essas qualidades aparentemente tão humanas muitas vezes estão mais presentes em nossos companheiros animais do que em nossos congêneres. Sem dúvida, quem vive com animais de estimação todos os dias pode atestar isso.

10. “As pessoas que realmente apreciam os animais sempre perguntam seus nomes.” (Lilian Jackson Braun)

Quem ama os animais tem interesse em conhecê-los, em saber como é a sua história e como é o seu temperamento. Para elas, os animais não são objetos ou complementos de seus donos, mas sim seres tão valiosos quanto qualquer um de nós. Portanto, elas sempre perguntarão o seu nome.

11. “Os animais não mentem. Os animais não criticam. Se os animais tivessem dias de mau humor, lidariam com eles melhor do que os humanos.” (Betty White)

As relações sociais com outras pessoas são ameaçadoras porque nos expomos à rejeição, traição e humilhação. Com os animais, no entanto, esses aspectos desaparecem. Eles não despejam as suas frustrações sobre nós.

12. “Quando foi a última vez que alguém ficou tão feliz em vê-lo, tão cheio de amor e carinho que literalmente correu para cumprimentá-lo? Um cachorro fará isso por você, dez, vinte, trinta vezes por dia.” (Lionel Fisher)

Seu parceiro, seus filhos, seus amigos… Dentre eles, quem é tão demonstrativo? Quem faz você se sentir tão especial e bem-vindo todos os dias? Os humanos cometem o erro de mergulhar na rotina, de negligenciar os nossos relacionamentos. Talvez devêssemos aprender com os nossos companheiros caninos.

13. “Se não houver cães no céu, quando eu morrer quero ir pra onde eles vão.” (Will Rogers)

Afinal, muitas pessoas não concebem uma ideia de paraíso sem a presença dessas criaturas maravilhosas que enchem as nossas vidas de amor e felicidade. Assim, se o céu é um lugar de plenitude, nossos queridos amigos farão parte dele, sem dúvida.

14. “Quando um cachorro morre, você perde um amigo… mas ganha um anjo.”

Existem poucas situações tão dolorosas quanto perder um ente querido, e a morte de um animal de estimação pode ser devastadora. Infelizmente, suas vidas são mais curtas do que a nossa e, mais cedo ou mais tarde, seremos forçados a enfrentar a sua perda.

No entanto, os anos de amor puro, de companheirismo incondicional e de felicidade compartilhada permanecem para sempre na memória. Quando o seu amigo animal morre, a sua luz continua a te guiar do fundo do seu coração.

Esperamos que você tenha gostado das frases acima sobre o amor pelos animais e que elas tenham sido úteis para refletir. Assim, se você tem a sorte de compartilhar o seu dia a dia com um animal de estimação, aproveite cada segundo e conheça as suas muitas virtudes. Sua mera presença pode ser transformadora e curativa; portanto, aproveite-a.

This might interest you...
Gosto das pessoas que consideram seus animais de estimação parte da família
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Gosto das pessoas que consideram seus animais de estimação parte da família

Gosto das pessoas que descobrem de repente o que é ter um cachorro ou um gato. Admiro quando se rendem aos seus novos animais de estimação;



  • Cruz Vázquez, C. (2009). Mascotas:¿ Amigos medicinales?. Alternativas en psicología14(20), 48-57.
  • Felthous, A. R., & Kellert, S. R. (1986). Violence against animals and people: Is aggression against living creatures generalized? Bulletin of the American Academy of Psychiatry & the Law, 14(1), 55–69.