O que os animais podem nos ensinar - A Mente é Maravilhosa

O que os animais podem nos ensinar

6, maio 2016 em Curiosidades 11 Compartilhados
O que os animais podem nos ensinar

Costumamos pensar que os seres humanos são diferentes dos outros animais e acreditamos que nós somos os encarregados de ensinar a eles… mas na verdade é exatamente o contrário. As lições que podemos aprender com os animais, não só de estimação mas de qualquer espécie, são muitíssimo valiosas.

Talvez você tenha um cão ou um gato em casa e seja mais fácil para você compreender que coisas ele pode te ensinar. No entanto, no reino animal há muitas outras oportunidades de aprendizagem escondidas. Gostaria de saber quais são? Vacas, hamsters, gansos e salmões são apenas alguns dos protagonistas desse artigo.

A companhia dos cães

Os cachorros são o animal mais próximo que os homens têm e podemos aprender muito a partir de suas atitudes e formas de viver que manifestam no dia a dia. Além disso, os cães são os “animais de companhia” por excelência.

Em primeiro lugar, os cães nos ensinam o que é lealdade e companheirismo. Os cães não se separam dos seus donos nem por um instante. Para eles existe um único amor e o seguem faça chuva ou faça sol. Inclusive quando a pessoa não dá muita importância para o animal. Seguramente você já sentiu ou viu que ao chegar em casa seu melhor amigo estará te esperando atrás da porta abandonando o rabo.

Ao adotar um cachorro, você nunca mais estará sozinho. Ele sempre estará lá para você, não importa se está cansado ou a hora que for. Se fica até tarde estudando ou trabalhando, ele estará com você aos seus pés. Se está doente, ele estará ao seu lado na cama. Se está vendo televisão, ficará junto com você no sofá.

Além disso, os cachorros têm a capacidade de entender o que se passa com o outro sem necessidade de palavras. Então a próxima vez que alguém de sua família ou de seu círculo de amizades estiver se sentindo abatido, cansado ou com muitas obrigações, ofereça a ele sua companhia, como seu cão faz com você. Quem sabe seja só de apoio que a pessoa esteja precisando…

animais-cao

A sabedoria dos gansos

Se está precisando de um incentivo para o trabalho em equipe, não hesite em prestar atenção no sistema que têm essas aves que voam em bandos até chegar ao seu destino. Para começar, sua forma de voo é em “V” porque desse modo a resistência ao vento é menor e assim fazem menos esforço para chegar aonde querem chegar.

Quando um ganso deixa seu lugar na formação, imediatamente regressa ao grupo porque se dá conta de que não pode voar sozinho. O ganso que vai na frente é o primeiro a se cansar, porque é ele que recebe todo o vente de frente e além disso se encarrega de guiar todas as outras aves da formação. No momento em que suas forças falham, passa para o último posto da formação e o pássaro a seguir toma seu lugar. Ninguém discute nem se nega, simplesmente seguem a ordem estabelecida.

Os pássaros que estão mais atrás emitem sons enquanto voam para alertar os que estão à frente se alguém está para trás, fica ferido ou doente, e então levam esse pássaro para um lugar seguro, esperam que se recupere para voltar à formação inicial.

Os gansos nos ensinam a importância que têm as pessoas que estão e ficam ao nosso redor. Que seja sua família, um grupo de amigos ou companheiros de trabalho. Uma rede forte de seres queridos nos permite avançar juntos e a passos mais largos e seguros.

A superação das vacas

Muitas vezes o cérebro diz “basta” quando você quer aprender ou ler algo. No entanto, uma vez vencido esse obstáculo inicial e quando o novo conhecimento toma alguma forma, uma sensação maravilhosa te invade. Essa sensação é conhecida cientificamente como “sistema de recompensa”. É como saborear a vitória uma vez que a tenhamos finalmente alcançado.

No caso das vacas, está comprovado que elas se emocionam quando alcançam algum objetivo. Ao melhorar em certa tarefa ou fazer algo novo, o ritmo cardíaco aumenta e seus movimentos são mais rápidos. É como se, ao terminar uma coisa que era difícil, dissessem para os outros: “Eu consegui!”

Tomemos então como exemplo as vacas e fiquemos emocionados cada vez que conseguirmos algo. A vitória em uma dura batalha ou finalmente atingir o ponto final do caminho merece uma celebração e o reconhecimento do nosso esforço.

A amizade das ovelhas e dos golfinhos

Se você pensava que a relação com a sua melhor amiga era a mais forte e duradoura do mundo… é porque não sabe como vivem as ovelhas e os golfinhos com seus colegas!

Os golfinhos e as ovelhas têm um grande sentido de amizade e o demonstram continuamente. Inclusive estão dispostos a sofrer e morrer por seus amigos. Nas atividades cotidianas não permitem que, se o outro está cansado ou triste, trabalhe. Proporcionam a ele comida e deixam que descanse dos predadores e dos perigos.

Alguns animais amigos permanecem juntos por muitos anos. Os cetáceos nos trazem sem dúvida uma grande lição de amizade (por isso os golfinhos são o maior símbolo empregado para simbolizar amizades verdadeiras). E um dado bem impressionante… as baleias jubarte se reúnem com suas amigas quando começa o verão!

animais-golfinho

O altruísmo dos chimpanzés

Com certeza você se lembra da famosa e incrível história do Tarzan: um bebê que foi resgatado por uma macaca ao ser encontrado em um berço logo após a morte dos seus pais, que foram assassinados na selva.

No entanto, para além da ficção, é certo que os primatas têm uma grande capacidade altruísta, ou seja, de ajudar sem se importarem com o porquê ou por quem. Por exemplo, podem ajudar um companheiro que está com medo, criar um bebê quando a mãe morre, ficar ao lado dos feridos e até mesmo mostrar compaixão pelos que sofrem ou estão a ponto de morrer.

Frases que os animais nos diriam

Para terminar, preste atenção a essas frase motivadoras que poderiam sem problemas ser ditas pelos animais se nós entendêssemos seu idioma ou se eles pudessem falar nossa língua. Elas nos ajudariam a crescer tanto pessoal quanto socialmente:

  • “Não se renda tão facilmente” (o salmão)
  • “Exercite-se diariamente” (o hamster)
  • “Tire uma soneca” (o gato)
  • “Trabalhe arduamente” (a formiga)
  • “Não julgue nem discrimine” (o cachorro)
  • “Cuide de seus filhos até que eles possam cuidar de si mesmos” (o pássaro)
 Imagens cortesia de Virginia Monteverde
Recomendados para você