GAS, a rede social dos elogios que faz sucesso entre os adolescentes
Que traço positivo você destacaria de seus amigos? O que você poderia dizer aos seus colegas de trabalho para alegrar o dia deles e fazê-los se sentir bem? O que você mais gosta no seu vizinho do terceiro andar ou no rapaz que lhe vende pão todos os dias? A verdade é que nosso mundo seria muito melhor se tentássemos destacar tudo de bom que as pessoas ao nosso redor têm.
Esse é o propósito de um dos apps mais baixados do momento. GAS é a rede social voltada para adolescentes que busca estimular a interação respeitosa entre eles, baseada em elogios.
Assim, de repente, a primeira coisa que nos chama a atenção pode ser o próprio nome que o identifica. Por que um termo tão chamarivo? Refere-se a um termo inglês usado pela geração Z. “Gaseificar alguém (gassing someone up)” é enviar a alguém um elogio, uma palavra amável, um reforço positivo. Esse recurso, que agora tem mais de um milhão de usuários e cerca de 30.000 novos a cada hora, foi criado por Nikita Bier, Isaiah Turner e o ex-engenheiro do Facebook, Dave Schatz.
O GAS foi lançado em agosto deste ano para iPhone e, no momento, embora não esteja disponível em todo o mundo ou para todos os tipos de celulares, seu crescimento é imparável. Acredita-se até que em algum momento desloque o todo-poderoso Instagram e TikTok entre os mais jovens…
Nos últimos anos, as redes sociais são um dos focos mais problemáticos para a saúde mental dos adolescentes.
GAS coloca band-aids na autoestima dos adolescentes
Não faz muito tempo, falávamos sobre o surgimento de outra rede social que busca melhorar o bem-estar de seus usuários. BeReal é a rede social que aumenta a autenticidade pedindo a seus usuários que postem fotos sem filtros e no momento presente. Parece que se abriu uma nova era “anti-Instagram” que busca, acima de tudo, salvaguardar o bem-estar mental dos adolescentes.
É fato que a autoestima dos jovens está cada vez mais ameaçada. Não podemos ignorar o fato de que as redes sociais são esse cenário que favorece a comparação social e a construção de uma identidade cada vez mais frágil. Uma pesquisa da Universidade de Cingapura destaca como o uso do Instagram incentiva o aparecimento de ansiedade social.
Sempre há exceções, claro. Nem todos os alunos do ensino médio desenvolvem uma rejeição de sua imagem corporal, ou um eu desintegrado, ou sofrem assédio nas redes sociais. No entanto, há algo óbvio. Os adolescentes constroem sua percepção do mundo através do universo online. E nesse território moram os filtros, os preconceitos, as falsidades, a manipulação e também os trolls.
Por que não aproximá-los de aplicativos mais saudáveis que promovam coesão, respeito e autoaceitação? O GAS procura se tornar aquele band-aid diário para curar suas inseguranças e medos. O objetivo é criar um ambiente virtual respeitoso voltado para o reforço positivo.
No GAS não há chats e ninguém pode seguir outro usuário se não houver aceitação mútua.
Como funciona?
O GAS é um aplicativo que está em operação há apenas dois meses. Muito provavelmente, sua interface e usabilidade melhorarão muito nos próximos meses. No entanto, seu desembarque na loja de aplicativos da Apple não poderia ter sido mais bem-sucedido. Seu funcionamento é baseado nas seguintes diretrizes.
- Destina-se exclusivamente à população adolescente.
- Quando o menino ou menina se cadastra como usuário, o aplicativo busca por geolocalização todas as escolas que estão próximas.
- Em seguida, o adolescente é solicitado a acessar seus contatos e também é apresentado a novos usuários (alunos) próximos. No entanto, ninguém pode seguir um usuário se não houver acordo prévio entre eles.
- O GAS é baseado na apresentação de pequenas pesquisas que aparecem a cada hora com quatro opções de resposta. São perguntas divertidas que buscam destacar traços positivos e enriquecedores dos usuários escolhidos.
- Muitas vezes são perguntas românticas em que os elogios permanecem anônimos. A pessoa a quem esses elogios são dirigidos recebe uma notificação em seu correio pessoal avisando-o de tais mensagens.
- Existe uma assinatura premium (paga) na qual os adolescentes podem ver apenas a primeira inicial da pessoa que está enviando essas palavras positivas.
- Deve-se notar que não há chats no GAS, isso impede que os usuários conversem entre si e enviem mensagens ofensivas a qualquer momento.
O GAS está crescendo a um ritmo imparável, considerando que só pode ser encontrado na Apple e em cerca de 12 estados dos EUA.
Que limitações ou problemas essa nova rede social apresenta?
O GAS acaba de iniciar sua jornada na vasta e competitiva selva de aplicativos e redes sociais. No momento, seus desenvolvedores estão vendo seus números crescerem a um ritmo imparável, apesar das limitações óbvias que mostra. Está disponível apenas em celulares iPhone e, a partir de hoje, está disponível apenas nos Estados Unidos.
Da mesma forma, também encontramos algumas peculiaridades que podem acabar sendo aprimoradas em breve. São as seguintes.
A inflexibilidade nas pesquisas
As pesquisas não podem ser personalizadas, elas são projetadas com antecedência e não podem ser alteradas pelos usuários. Isso, que certamente pode ser um inconveniente para os adolescentes, tem um propósito. Se fosse dada a possibilidade de criar perguntas, é muito possível que isso levasse ao ataque ou zombaria em algum momento.
Algumas crianças podem se sentir excluídas
As pesquisas são lançadas entre os próprios usuários várias vezes ao dia. No entanto, pode ser que algum adolescente nunca seja selecionado para uma dessas dinâmicas. Como sempre acontece, mais de um se sentirá excluído por nunca receber a notificação de que seus colegas lhe enviaram uma série de elogios.
O TikTok continua atraindo mais atenção entre a geração Z
Ninguém tira o valor do GAS, nem do BeReal. No entanto, quando um adolescente está online usando qualquer um desses aplicativos, ele pode estar se perguntando o que seus amigos postaram no TikTok. O FOMO, ou o medo de perder alguma coisa no aplicativo mais destacado entre os jovens, continua sendo aquele buraco negro que engole seu tempo, sua atenção e às vezes até sua sanidade.
Resta-nos esperar para ver como essas novas redes sociais avançam, crescem e se desenvolvem, procurando ser o bálsamo diário para o bem-estar emocional das novas gerações.
Crédito editorial da imagem principal: pcruciatti / Shutterstock.com
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Lopez RB, Polletta I. Regulating Self-Image on Instagram: Links Between Social Anxiety, Instagram Contingent Self-Worth, and Content Control Behaviors. Front Psychol. 2021 Aug 25;12:711447. doi: 10.3389/fpsyg.2021.711447. PMID: 34512468; PMCID: PMC8424035.
- Faelens, Lien & Hoorelbeke, Kristof & Cambier, Ruben & van Put, Jill & Van de putte, Eowyn & De Raedt, Rudi & Koster, Ernst. (2021). The relationship between Instagram use and indicators of mental health: A systematic review. Computers in Human Behavior Reports. 4. 100121. 10.1016/j.chbr.2021.100121.