A gratidão, uma virtude dos melhores

A gratidão, uma virtude dos melhores

Última atualização: 05 Agosto, 2021

O sentimento de gratidão não corresponde a uma das emoções básicas. É exatamente o oposto. Experienciá-lo requer uma série de processos complexos na mente. Nem todos conseguem sentir gratidão. Esta é uma virtude reservada aos espíritos mais elevados e às inteligências mais desenvolvidas.

Ao contrário de outros sentimentos, a gratidão não aparece apenas como um impulso. A gratidão exige que haja um sistema de valores éticos, no qual se resolvam os conceitos de dar e receber, além da renúncia à visão egocêntrica da vida.

Quando a gratidão é tão absoluta, as palavras são supérfluas.
-Alvaro Mutis-

O pano de fundo da gratidão e ingratidão

A gratidão pode ser definida como um sentimento de apreciação pelas ações que outras pessoas fazem em nosso nome. Implica uma espécie de dívida moral para com aqueles que nos fazem o bem. Dívida que não significa fazer um cálculo para resgatá-la, mas elevar a estima de quem nos faz um favor ou nos cede um bem, e estar aberto à possibilidade de retribuir o benefício recebido.

Mão segurando um coração como forma de gratidão

Os seres humanos não são os únicos que experimentam esse sentimento. Os animais superiores também têm essa virtude, embora a expressem de forma rudimentar. Um cão, por exemplo, é leal a quem cuida dele e o ama.

Pessoas que são incapazes de sentir gratidão têm um alto nível de narcisismo. Elas não apenas têm problemas de memória, mas também consideram que merecem toda a ajuda que recebem. Na verdade, muitos assumem todo o crédito pelos benefícios que obtêm e omitem completamente o que os outros contribuíram para alcançá-los.

A ingratidão é típica de pessoas que foram criadas com gratificação excessiva. Eles não são ensinados a valorizar o que os outros oferecem. Seus pais lhes transmitem a ideia de que eles merecem tudo por serem quem são.

Quem passou por dificuldades e as resolveu sabe do imenso valor de ajudar os outros. Nada como se sentir impedido por algo, ou preso, ou derrotado, para entender que a mão que o outro estende é um verdadeiro presente do céu.

Os benefícios da gratidão

Ursinhos abraçados com gratidão

A gratidão é um sentimento sutil e sofisticado. Quase uma arte. A gratidão brota da convicção de que os seres humanos são incompletos e de que precisamos uns dos outros. É o produto de ter desenvolvido uma ética de cooperação, ao invés de uma atitude de competição ou confronto.

De acordo com um estudo realizado por Rollin McCraty e Doc Childre, representantes do HeartMath Research Center e Quantum Intec Inc., respectivamente, pessoas gratas obtêm grandes benefícios para o bom funcionamento do seu coração, tendem a adoecer menos e, em geral, são mais felizes.

“A gratidão não é apenas a maior das virtudes, ela gera todas as outras”
-Cícero-

Os gratos também são pessoas que dificilmente dão espaço a sentimentos negativos como arrependimento, ressentimento e inveja. São capazes de sentir gratidão precisamente porque optam por ver o que há de melhor nas pessoas e guardá-lo na memória.

Eles também são mais generosos. Reconhecem que a ajuda mútua é um valor importante e é por isso que não só são capazes de valorizar a ajuda que recebem, mas também estão dispostos a ajudar os outros. É por isso que nem todos sabem agradecer, e esta é uma virtude que só os melhores possuem.

Como praticar a gratidão

Agora que você conhece alguns dos benefícios da gratidão, aqui estão algumas atividades para colocá-la em prática:

Diário de gratidão

Consiste em dedicar alguns minutos por dia para anotar, em um caderno ou em sua agenda, 3 experiências positivas do dia pelas quais você se sente grato. Não precisa ser algo extraordinário ou de alto impacto. O ideal é começar a valorizar as pequenas coisas do dia a dia e agradecer por elas.

Pode ser algo tão simples como agradecer pelo café fresco da manhã, um telefonema de um grande amigo, seu bom estado de saúde, um abraço de um ente querido, etc. Recomenda-se fazê-lo antes de dormir, pois assim terminamos o dia com um toque positivo.

Levante-se agradecendo

É ideal começar o dia com o pé direito. Para fazer isso, você pode começar o dia agradecendo por algum aspecto positivo da sua vida. Assim, você começará o dia com uma perspectiva diferente.

Evite reclamações

Reclamar geralmente não é a saída. Em situações problemáticas, o ideal é focar na solução. Muitas pessoas ficam presas em coisas ruins, vivem constantemente reclamando e, portanto, vivem infelizes.

Em vez disso, comece a imprimir gratidão na maioria das suas ações, agradeça antes de cada refeição; agradeça àquelas pessoas que, de uma forma ou de outra, o ajudam. Quando você se sentir oprimido pela sua saúde, agradeça pelas capacidades que você ainda tem. Aos poucos, o hábito será criado e você poderá perceber o bem-estar que essas ações proporcionam.

Pode interessar a você...
Como ensinar a gratidão às crianças
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
Como ensinar a gratidão às crianças

Ensinar a gratidão às crianças pode ser uma longa tarefa. Trata-se de acompanhar seu desenvolvimento biológico para que aproveitem essa virtude.