Hábitos saudáveis ​​para potencializar a sua carreira profissional

15 Março, 2021
A prática de hábitos saudáveis ​​para potencializar a carreira profissional nos torna trabalhadores mais felizes e eficientes.

O trabalho é uma das facetas mais importantes da nossa jornada de vida. Essa atividade ocupa boa parte do tempo da maioria das pessoas. Portanto, o ideal é que sejamos felizes desenvolvendo a atividade que escolhemos, atendendo com ela boa parte da nossa necessidade de realização. Para tal, é importante implementar alguns hábitos saudáveis ​​para potencializar a a carreira profissional.

Embora estejamos bem com nosso trabalho atual, o nosso horizonte também é importante e digno de análise. É isso que queremos fazer durante toda a nossa vida? O que buscamos para o nosso futuro?

O normal é entender o futuro como um lugar onde deve se manifestar uma evolução. Assim, buscamos melhorias, uma melhor qualidade de vida, conciliação entre trabalho e vida pessoal, mais dinheiro, etc.

Digamos que você está desempregado ou em um emprego que o deixa infeliz. Nesse caso, você não deve se agarrar à primeira coisa que vier, se puder evitá-la, é claro.

Organize-se para traçar um plano de futuro que seja aquele que marcará a sua busca por um trabalho. Como? Use hábitos saudáveis ​​para potencializar a sua carreira profissional.

Eu o desafio a responder várias perguntas simples: qual situação de trabalho você quer ter em 1, 5, 10 anos, e como você pode fazer isso, o que você está fazendo para alcançá-la, o que deveria mudar, quais hábitos e habilidades adquirir ou descartar… Para isso, é necessário aplicar algumas chaves para potencializar a carreira profissional.

Hábitos saudáveis ​​para potencializar a sua carreira profissional

Faça uma análise completa do seu perfil profissional atual

Se você pensa em abrir uma empresa, certamente uma das primeiras ações que você deve considerar é fazer uma análise SWOT para verificar quais são os pontos fracos, ameaças, pontos fortes e oportunidades que a ideia de negócio traz.

Tudo bem, mas em qualquer caso, você não é sua própria empresa? Convido você a fazer o mesmo, ou seja, analisar em profundidade quais são os seus pontos fortes e fracos e quais são as ameaças e oportunidades que você tem para potencializar os fortes e minimizar os fracos. Desta forma, você saberá por onde iniciar um plano de ação.

É conveniente que você discuta esta análise com alguém em quem você confia: aqueles que nos conhecem são fontes valiosas de informação para completar esta análise. Assim, você terá uma visão totalmente realista de si mesmo, pois não somos tão objetivos quanto um terceiro. Também é importante que você tome isso como uma ajuda, e não como uma crítica negativa.

Crie um plano de mudança para potencializar a sua carreira profissional

Além de fazer um plano de negócios, você também deverá fazer um plano de mudança. Escreva para poder consultá-lo periodicamente e fazer os ajustes necessários dependendo da evolução. A título de orientação, a dinâmica pode consistir nas seguintes fases:

  • Estabelecer objetivos, especificar as ações a serem realizadas e se informar sobre como elas podem ser realizadas. Seja realista e não estabeleça metas impossíveis de cumprir ou ficará frustrado; é melhor que sejam acessíveis a curto e médio prazo, para obter uma maior motivação.
  • Executar o plano traçado.
  • Avaliar periodicamente a evolução, corrigindo os erros e implementando a experiência adquirida.

Investir em treinamento

O aprendizado constante é essencial para o aprimoramento da carreira profissional. É muito importante se reciclar e estar disposto a incluir a evolução das ferramentas com as quais trabalhamos em nossa forma de operar. Desta maneira, você agregará valor ao seu currículo e se diferenciará da concorrência.

Aceitar as mudanças e experimentar

Nessa sociedade laboral em constante mudança, você não só tem que aceitar as mudanças, mas também se juntar a elas e vivenciar quais são as que melhor se adaptam ao seu perfil profissional e o beneficiam, e quais não são para você.

Hábitos saudáveis ​​para potencializar a sua carreira profissional

Adote hábitos físicos e mentais saudáveis

Alimente-se de forma saudável e pratique exercícios físicos, trabalhe o relaxamento, a autoestima, a autoconfiança, a assertividade e as habilidades sociais e emocionais, para que se sinta bem consigo mesmo, com mais saúde, mais energia e mais força.

Desta forma, a própria dinâmica que você gera alimentará o seu desejo de continuar melhorando. O que é melhor para a sua motivação do que os resultados que você alcança?

Supere os fracassos e obtenha experiência e conhecimento para potencializar a sua carreira profissional

Quando você falhar, pergunte-se o seguinte:

  • O que eu posso aprender com essa situação?
  • O que eu poderia ter feito diferente?
  • Quais habilidades devo melhorar?
  • O que devo aprender, como e onde?
  • Quais são os próximos passos?

Você gostaria de aplicar esses hábitos saudáveis ​​para potencializar a sua carreira profissional na sua vida? Fazer isso pode exigir um exercício de vontade, sair da zona de conforto, aumentar o número de erros no início, assumir mais incertezas e até mesmo passar por momentos em que nos sentiremos muito vulneráveis. No entanto, será que não vale a pena?

  • Hábitos saludables de los trabajadores de una institucion hospitalaria pública de alta complejidad en Bogotá. 2011, Juan Carlos Garcia Ubaque, Universidad Nacional de Colombia