O homem que não tem imaginação não tem asas

O homem que não tem imaginação não tem asas

julho 16, 2016 em Curiosidades 0 Compartilhados
O homem que não tem imaginação não tem asas

Infelizmente a imaginação está em desuso nos tempos modernos. Tudo que não tem uma utilidade direta sobre o pragmatismo do ser humano atual não parece ter sentido para milhões de homens e mulheres. Infelizmente aprendemos a evitar os sonhos, aqueles que nos permitem voar e imaginar.

Devido a nossa escola e ao sistema educativo, desaparecem assinaturas vitais como a filosofia, uma área elementar capaz de formar o pensamento abstrato dos indivíduos. Esse é um erro muito grande que cometemos, pois roubamos das nossas crianças a capacidade de sonhar e imaginar além do que já está estipulado como correto pela sociedade.

Ainda que voar, de maneira física, seja impossível por meios naturais, nossa imaginação tem um poder enorme.
braço com pássaros voando

E se somos capazes de ter asas e sonhar com mundos melhores, mais habitáveis e mágicos, é evidente que um dia poderemos transformar nossa realidade e convertê-la em um planeta amável, mais solidário e ameno. Um lugar no qual as pessoas sejam capazes de desenvolver seus talentos em liberdade e tornar realidade deus desejos mais íntimos.

A imaginação em tempos de crise

Gostaríamos de fazer um apelo a favor da imaginação em tempos de crise. A capacidade de sonhar e de reinventar-se de muitas pessoas permitiram a elas evoluir e fazer com que fossem mais completas, felizes e conscientes de si mesmas.

Não falamos nesse caso das pessoas que sonham em serem super-heróis ou tremendamente ricas. Estamos nos referindo as pessoas que têm uma imaginação fértil, que poderia ser perfeitamente aplicada à realidade para assim melhorá-la e fazer do mundo um lugar mais bonito. Homens e mulheres solidários, com valores fortes e uma grande capacidade para fazer o bem, mas que infelizmente não são ouvidos. E mais, às vezes essas pessoas são tidas como loucas.

Pessoas com ideias fantásticas e com conhecimento necessário para colocá-las em prática, mas que sentem e sofrem com a incompreensão dos outros, tudo isso porque essas pessoas têm medo, ou são muito competitivas, ou possuem o sentimento de superioridade e gostam de estar no poder, ou por se sentirem melhores que os demais.

A imaginação de muitas pessoas boas, inteligentes e com talento em todo o mundo poderia dar asas a todo o planeta e transformar nossa realidade, convertendo-a em um lugar lindo, para que a humanidade viva feliz.

“Nos momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento.”
-Albert Einstein-

A imaginação e sua capacidade transformadora

Infelizmente algumas pessoas de mentalidade pequena se deram conta da enorme capacidade transformadora que tem a imaginação. Assim, a única coisa que elas podem fazer é tirar toda a confiança e a credibilidade dessas pessoas criativas. Por quê? Porque, como dizia o grande poeta romântico,

“O que tem imaginação, com facilidade, cria do nada um mundo.”
-Gustavo Adolfo Bécquer-
mulher com asas de borboleta

Uma grande verdade de Bécquer, uma vez que aquelas pessoas capazes de criar um mundo do nada são seres com luz própria que podem transformar nosso mundo e melhorá-lo muito.

Infelizmente, nesse mundo desigual e mal dividido, uma boa parte da capacidade do ser humano ser mesquinho tomou as rédeas de tudo, e, em favor da ordem e da sutileza, defende valores reacionários frente a uma população que se converte em mera força de trabalho.

A imaginação transformou nosso mundo

Entretanto, se olharmos para trás, vemos que a história da raça humana está cheia de pessoas que, graças a sua imaginação e talento, foram capazes de transformar nosso mundo antes precário, e tudo isso com poucos recursos.

balões no céu

Temos bons exemplos de grandes homens e mulheres que com ferramentas rudimentares foram mais além, ainda que contra a doutrina estabelecida. Foram mentes claras e além do seu tempo como Galileu Galilei, Leonardo Da Vinci, Giordano Bruno, Hipatia de Alexandria, e muitos outros que foram capazes de morrer para defender aquilo em que acreditavam, fatos esses que nos dignificam como espécie.

Hoje a imaginação parece estar em desuso. Tudo aquilo que não é prático, é deixado de lado. Entretanto, essa é uma maneira retrógrada de pensar, e que não é capaz de mostrar o grande poder transformador dessa ferramenta humana que nos permite voar ao invés de andarmos colados ao chão.

Não ridicularize nem tire o verdadeiro valor da imaginação, pois é algo que o ser humano leva consigo e vem desenvolvendo durante dezenas de séculos, e que ainda hoje segue sendo uma das armas mais poderosas que temos em nossas mãos para podermos voar com nossas próprias asas.

Recomendados para você