Não permita que a espera desgaste os seus sonhos

Não permita que a espera desgaste os seus sonhos

11, maio 2016 em Psicologia 1035 Compartilhados
Não permita que a espera desgaste os seus sonhos

A grande virtude que todo ser humano deve trabalhar e explorar é a paciência. A melhor forma de realizar os seus sonhos mais íntimos é aprendendo a gerir o tempo, escolhendo com sabedoria quando agir e quando fazer uma pausa. No entanto, não podemos deixar que a espera desgaste nossos sonhos.

Os sonhos não se concretizam sozinhos, mas também não podemos empurrá-los para que cheguem mais cedo. Aproveite o poder da inércia; ela pode nos levar até onde queremos e nos permite escolher o momento de agir, descansar e reunir forças para quando realmente precisarmos.

Como os sonhos se realizam

Explicaremos aqui o processo que permite a realização dos sonhos. É a melhor maneira de observar de forma simples todo o trabalho utilizado para alcançar os objetivos almejados.

  • A primeira coisa a fazer é realizar um processo de autoconhecimento e perceber quais são os hábitos que estão mais enraizados na sua personalidade. Falar consigo mesmo e olhar no fundo da sua alma para descobrir os seus verdadeiros sonhos e desejos.
  • Agora que você já percebeu o que realmente quer, chegou a hora de pensar em como realizar os seus sonhos e elaborar um plano para concretizar seus objetivos. Assinale neste plano as dificuldades, os momentos complicados e os recursos que poderá utilizar.
  • Plano elaborado, vamos colocá-lo em prática. Este é um ponto chave: não é fácil levar adiante um plano de desenvolvimento e realização pessoal. É muito trabalhoso e poderá ser mal interpretado muitas vezes.
  • E finalmente, não parar nunca. Siga em frente apesar dos momentos de desânimo, tristezas e problemas. Creia em si mesmo e acredite que todos os seus sonhos são viáveis.

mulher-pensando-na-espera-por-seus-sonhos

Chaves para transformar sonhos em realidade

Aqui estão algumas dicas para tornar a espera mais suportável, nos casos em que a melhor opção é aguardar. Diz o ditado popular que “a paciência é mãe da ciência,” e é uma virtude de grande poder para nos livrar da impotência e frustração.

  • Uma boa dica é a valorização pessoal. Acredite em você mesmo; durante esse trajeto você encontrará todo tipo de obstáculos, mas acredite sempre que escolheu o melhor caminho.
  • Tente se cercar de pessoas que o apreciam e acreditam em você. Nos momentos difíceis, quando tudo parece perdido, o apoio das pessoas queridas ajudará a não perdermos a perspectiva.

casal-a-espera-de-seus-sonhos

  • Siga em frente. Por mais difícil que pareça a espera, por mais complexos e solitários que sejam os caminhos escolhidos, siga em frente mesmo que seja em pequenos passos. Não perca o foco jamais.
  • Se o seu plano e os seus sonhos forem muito complexos, trace metas menores que possam ser cumpridas em um tempo menor. Siga passo a passo, cada pequeno objetivo alcançado é um passo a mais na realização do seu projeto.

Exemplos de sucesso e superação

No mundo das realizações dos sonhos, encontramos muitos exemplos de sucesso e superação. No entanto, quero me concentrar em dois escritores que eu acredito que marcaram o seu caminho com base na tenacidade e paciência.

Estou falando de dois escritores de sucesso que podem ser um exemplo para qualquer pessoa: Arturo Pérez-Reverte e Javier Cercas.

Arturo Pérez-Reverte viajou por mais de 20 anos pelos lugares mais inóspitos da terra, em conflitos armados até os limites do planeta. Não obteve sucesso até os 40 anos de idade, quando obras como “O mestre de esgrima” e “A tábua de Flandres” começaram a dar o que falar. Foi repórter de guerra e suas obras foram traduzidas em quase 30 idiomas.

Javier Cercas é um professor e filólogo que também não alcançou o sucesso como escritor até os 40 anos de idade. Depois de vários fracassos literários, recebeu o apoio do chileno Roberto Bolaño, que o encorajou a explorar o seu talento. Finalmente o sucesso chegou com o livro “Soldados de Salamina”.

É evidente que o sucesso e os sonhos não se realizam de um dia para o outro. É preciso ser forte, perseverante, lutador, estar disposto a trabalhar e acreditar em si mesmo. Portanto, nunca perca a esperança e siga o seu caminho até realizar os seus objetivos de vida. Isto o tornará mais feliz, completo e realizado.

Recomendados para você