O homem que não tem imaginação não tem asas

O homem que não tem imaginação não tem asas

Última atualização: 16 Julho, 2016

Infelizmente a imaginação está em desuso nos tempos modernos. Tudo que não tem uma utilidade direta sobre o pragmatismo do ser humano atual não parece ter sentido para milhões de homens e mulheres. Infelizmente aprendemos a evitar os sonhos, aqueles que nos permitem voar e imaginar.

Devido a nossa escola e ao sistema educativo, desaparecem assinaturas vitais como a filosofia, uma área elementar capaz de formar o pensamento abstrato dos indivíduos. Esse é um erro muito grande que cometemos, pois roubamos das nossas crianças a capacidade de sonhar e imaginar além do que já está estipulado como correto pela sociedade.

E se somos capazes de ter asas e sonhar com mundos melhores, mais habitáveis e mágicos, é evidente que um dia poderemos transformar nossa realidade e convertê-la em um planeta amável, mais solidário e ameno. Um lugar no qual as pessoas sejam capazes de desenvolver seus talentos em liberdade e tornar realidade deus desejos mais íntimos.

A imaginação em tempos de crise

Gostaríamos de fazer um apelo a favor da imaginação em tempos de crise. A capacidade de sonhar e de reinventar-se de muitas pessoas permitiram a elas evoluir e fazer com que fossem mais completas, felizes e conscientes de si mesmas.

Não falamos nesse caso das pessoas que sonham em serem super-heróis ou tremendamente ricas. Estamos nos referindo as pessoas que têm uma imaginação fértil, que poderia ser perfeitamente aplicada à realidade para assim melhorá-la e fazer do mundo um lugar mais bonito. Homens e mulheres solidários, com valores fortes e uma grande capacidade para fazer o bem, mas que infelizmente não são ouvidos. E mais, às vezes essas pessoas são tidas como loucas.

Pessoas com ideias fantásticas e com conhecimento necessário para colocá-las em prática, mas que sentem e sofrem com a incompreensão dos outros, tudo isso porque essas pessoas têm medo, ou são muito competitivas, ou possuem o sentimento de superioridade e gostam de estar no poder, ou por se sentirem melhores que os demais.

A imaginação de muitas pessoas boas, inteligentes e com talento em todo o mundo poderia dar asas a todo o planeta e transformar nossa realidade, convertendo-a em um lugar lindo, para que a humanidade viva feliz.

“Nos momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento.”
-Albert Einstein-

A imaginação e sua capacidade transformadora

Infelizmente algumas pessoas de mentalidade pequena se deram conta da enorme capacidade transformadora que tem a imaginação. Assim, a única coisa que elas podem fazer é tirar toda a confiança e a credibilidade dessas pessoas criativas. Por quê? Porque, como dizia o grande poeta romântico,

mulher com asas de borboleta

Uma grande verdade de Bécquer, uma vez que aquelas pessoas capazes de criar um mundo do nada são seres com luz própria que podem transformar nosso mundo e melhorá-lo muito.