Homesickness ou saudade de casa

· setembro 25, 2018

O homesickness ou a saudade de casa representa um estado emocional que pode afetar o sono, o apetite, a concentração e a saúde em geral. Ocorre quando você está longe da sua família ou de qualquer ambiente no qual se sente acolhido.

Na verdade, a saudade de casa é uma forma de tristeza, desânimo ou, em alguns casos, depressão que surge quando você está em um ambiente novo. Trata-se de um estado de ânimo natural que surge como resultado de enfrentar as novas situações e a nostalgia produzida por sentir falta da rotina e de pessoas queridas.

No entanto, a saudade pode chegar a ser positiva em alguns casos. É isso que confirma um estudo conduzido na Universidade de Southampton: “A nostalgia envolve sentimentos positivos, aumenta a autoestima, fomenta as relações sociais e alivia a angústia existencial”. Contudo, a sensação pode ser muito desagradável se não soubermos como administrá-la. Por isso, neste artigo, vamos contar tudo que você precisa saber sobre o homesickness.

Apreciar a sua própria cidade

Homesickness ou saudade de casa

Apesar de todas as pessoas serem suscetíveis a sentir episódios de nostalgia em qualquer idade, os mais jovens costumam ser mais vulneráveis a essa síndrome. Isso acontece pelos seguintes motivos:

  • As crianças e os adolescentes, geralmente, não são tão emocionalmente independentes.
  • Os jovens ainda não têm tanta experiência com situações novas.

No entanto, pessoas de todas as idades podem sofrer de homesickness. Quais são, portanto, os sintomas?

Sintomas do homesickness

A saudade de casa pode afetar os níveis cognitivo, comportamental, emocional e físico. A seguir, listamos os sintomas que aparecem divididos nessas quatro categorias:

1 – Nível cognitivo

2 – Nível do comportamento

  • Perda de concentração.
  • Episódios de choro frequentes.
  • Dificuldade para comer e dormir.
  • Ausência de vida social.
  • Incapacidade de estabelecer uma rotina agradável.

3 – Nível emocional

  • Tristeza.
  • Solidão.
  • Mudanças de humor.
  • Irritação.
  • Ansiedade.
  • Falta de energia e motivação.

4 – Nível físico

  • Dor de cabeça.
  • Náuseas.
  • Vertigem.
  • Tensão muscular.

Cinco formas de lidar com o homesickness

Como você pode ver, os sintomas da saudade de casa podem chegar a ser bastante incômodos. Por isso, a seguir você vai encontrar cinco conselhos para lidar com eles.

1 – Saia e explore

Quanto mais familiarizado você estiver com seu novo ambiente, menos difícil será a adaptação. Por isso, recomendamos que você participe de atividades variadas no seu novo destino. Quanto antes você começar a se sentir em casa, mais rapidamente a nostalgia vai desaparecer!

Pessoa viajando

2 – Mantenha o contato com pessoas queridas

Atualmente, existe um leque bastante amplo de vias de contato para manter a comunicação e se conectar com seus amigos e familiares. Inclusive, se você estiver no exterior, as novas tecnologias permitem fazer ligações, enviar mensagens de texto ou fazer chamadas de vídeo.

Portanto, em qualquer momento que você se sentir sozinho, pode entrar em contato com essas pessoas. Você vai ver que com uma simples ligação essas sensações ruins dentro de você vão desaparecer no mesmo instante!

3 – Continue com suas paixões

Viver em outro país não significa que você tenha que se esquecer de seus hobbies. Por exemplo, se você gosta de andar de bicicleta ou correr e o clima permitir, recomendamos que você invista seu tempo em fazer essas atividades, mesmo que no começo não tenha companhia para isso.

Por outro lado, praticar seus hobbies pode ser uma boa maneira de conhecer pessoas novas. Graças à Internet, há milhares de formas de encontrar outras pessoas com os mesmos interesses.

4 – Limite as redes sociais

Quando você acorda, se a primeira coisa que faz todos os dias é se atualizar sobre o que seus amigos e familiares publicaram nas redes sociais, certamente vai sentir nostalgia.

Por isso, é positivo se distanciar um pouco das publicações dos seus conhecidos. Lembre-se de que para se conectar com seu novo destino, você precisa se desconectar, pelo menos em parte, de sua vida anterior.

5 – Atitude positiva

Certamente, a sensação de nostalgia traz consigo muitos sentimentos negativos. Mesmo assim, não permita que a tristeza e o mal-estar controlem sua mente. Tenha consciência de que se trata de uma fase passageira. As coisas vão melhorar à medida que você se acostumar ao seu novo ambiente.

Pensar de maneira positiva é um dos segredos para se sentir bem, já que, entre outras coisas, será muito mais fácil fazer novos amigos e ser mais proativo.  Os estados de ânimo positivos vão te estimular a sair e a entrar em contato com outras pessoas de maneira ativa.

Por fim, tenha em mente que se você mudou seu estilo de vida e saiu da sua zona de conforto, vai precisar de um pouco de tempo para se acostumar às mudanças.  Temos certeza de que você vai conseguir!