O poder das afirmações positivas

· julho 13, 2018

O pensamento positivo, quando bem administrado, nos torna mais resistentes a alguns transtornos do humor. A depressão tem muitas causas. No entanto, pensamentos de baixa autoestima, de não ser digno ou de não ser suficientemente bom, desempenham um papel importante nos processos depressivos. Com as afirmações positivas, você pode mudar o seu processo de pensamento e usá-lo a seu favor, não contra.

Uma afirmação, por regra, é uma declaração confiante de uma verdade percebida. O fato é que a repetição desse tipo de verdade, na forma de afirmações positivas, tem ajudado milhares de pessoas a realizar mudanças significativas em suas vidas. No entanto, os efeitos não são os mesmos para todos. Então, por que uma pessoa pode se beneficiar de um diálogo interno cheio de afirmações positivas, enquanto outra não obtém resultados ao implementar essa mesma estratégia?

Uma declaração pode funcionar porque possui a capacidade de motivar, iludir e, inclusive, programar a nossa mente para trabalhar com base em uma determinada ideia. Não importa se por trás da ideia existe ou não realidade, o importante é que a pessoa lhe confira a natureza da realidade: a mente não conhece a diferença entre o que é real ou a fantasia. É o que acontece quando você assiste a um filme e começa a rir ou chorar: a mente se identifica com os personagens na tela e reage.

“Uma afirmação é tudo que você diz ou pensa. Muito do que normalmente dizemos e pensamos é bastante negativo e não nos cria boas experiências. Temos que reeducar o nosso pensamento e falar em padrões positivos se quisermos mudar nossas vidas”.
-Louise Hay-

Carinha feliz representando positividade

5 passos para tornar as afirmações positivas mais eficazes e poderosas

Se uma crença negativa está profundamente enraizada em nossa mente inconsciente, ela tem a capacidade de anular uma afirmação positiva, muitas, na verdade. Mesmo que não tenhamos consciência disso. Esta é a razão pela qual, para muitas pessoas, as afirmações parecem não funcionar, pois seus padrões de pensamentos negativos são tão fortes que até colidem com algo positivo que lhes acontece: o anulam na bagagem emocional.

A boa notícia é que podemos conseguir que as afirmações positivas funcionem e prevaleçam sobre o pensamento negativo. Para isso, o psicoterapeuta Ronald Alexander propõe os seguintes passos:

  • Faça uma lista do que você sempre pensou serem suas características negativas. Inclua quaisquer críticas que os outros tenham feito sobre você e que você tenha guardado. Não julgue se elas são verdadeiras ou não. Todos nós temos defeitos, e é isso que nos torna humanos. Simplesmente anote tudo que você pensa e que só serve para diminuí-lo. Quando você escreve a crença recorrente, observe se você está se apegando a ela em qualquer lugar do seu corpo. Por exemplo, você sente pressão ou medo em seu coração ou estômago?
  • Escreva uma declaração sobre o aspecto positivo da sua autoavaliação. Você pode até usar sinônimos para encontrar palavras mais poderosas para reforçar essa declaração. Por exemplo, você pode dizer: “Sou amado e apreciado”. Depois de escrever sua afirmação, peça a alguém de confiança que a leia para ver se tem alguma sugestão para torná-la mais forte.
  • Recite a afirmação positiva em voz alta por cerca de cinco minutos, três vezes ao dia, pela manhã, ao meio-dia e à noite. Um momento ideal para fazer isso é quando você está se arrumando em frente ao espelho, assim, você pode olhar para si mesmo enquanto repete a afirmação positiva. Outra opção que ajuda a reforçar a nova crença é escrever a afirmação várias vezes em um caderno. Observe se o que você escreve muda seu estilo de escrita com o tempo. Isso pode ser uma pista de como sua mente percebe o novo conceito.
  • Defina a afirmação positiva em seu corpo ao repeti-la. Coloque a mão na área em que você sentiu um incômodo quando escreveu a crença negativa no primeiro passo. Também “respire” na afirmação enquanto você a diz ou escreve. Ao reprogramar sua mente, você quer dar realidade à afirmação.
  • Peça a alguém de confiança para repetir sua afirmação. Se você não encontrar alguém com quem se sinta confortável, use seu reflexo no espelho para fazer a função da pessoa que reforce a mensagem saudável.
Mulher feliz de olhos fechados

Identifique suas afirmações negativas com a meditação

As afirmações podem ser uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a mudar seu estado de ânimo e ser o ponto de apoio para as mudanças que você deseja realizar. Além disso, tenha em mente que elas funcionam melhor se, primeiro, identificarmos as crenças negativas que temos.

A meditação de atenção plena é um método muito eficaz para ajudá-lo a desvendar seus padrões de pensamento inconsciente. Além disso, lhe permite categorizá-los, identificando o que é saudável e o que não lhe beneficia. Com a prática da atenção plena, não buscamos uma mudança de maneira direta. O que pretendemos é encontrar o poder e a capacidade para, primeiro, aceitar o que somos, e depois mudar e avançar para o que é possível.