Como inspirar esperança nas crianças

· outubro 1, 2016

Remetendo à frase do célebre psicólogo Jean Piaget, que afirma que “o conhecimento é um sistema de transformações que se tornam progressivamente adequadas”, podemos deduzir a importância de inspirar esperança nas crianças, visto que este é um dos valores que é desenvolvido mais cedo, mas que também pode desaparecer mais rápido com o seu desenvolvimento.

Uma criança é capaz de esperar um presente dia após dia e ano após ano. A criança jamais perde a esperança quando realmente deseja algo. No entanto, com o passar dos anos, se o jovem se acostuma a não conseguir nada, também acabará se prejudicando e isso trará consequências nefastas para a sua mente e para o seu desenvolvimento adequado.

Portanto, é importante inspirar esperança em nossas crianças. Além disso, também é necessário potencializá-la porque é um valor que não se deve perder jamais. Essa é uma missão que recai sobre os pais, professores e responsáveis.

No entanto, também é necessário lembrar que não é bom permitir que a criança tenha atitudes ingênuas em excesso. Ou seja, não se deve incentivar a esperança da criança em conseguir um sonho irrealizável ou um ato impossível. É preciso que o incentivo dos valores esteja sempre atrelado à realidade se desejamos melhorar sua qualidade de vida e seu desenvolvimento ponderado e adequado.

Como criar um espaço adequado para inspirar esperança nas crianças

Para aprender a inspirar e potencializar a esperança das nossas crianças, vamos nos basear nas teorias de um dos psicólogos infantis mais importantes do Século XX. Falamos de Paulo Freire, que baseia seu pensamento numa séria de premissas simples e muito úteis:

  • Estímulo: um detalhe importante que permitirá que a criança sempre mantenha e potencialize valores como a esperança é o estímulo. Precisamos favorecer que o jovem pergunte, sinta curiosidade para aprender e tenha interesse em descobrir. Ensinar a experimentar e ir sempre mais além para explorar seus limites é verdadeiramente útil e adequado.
  • Exemplo: é complexo tratar de inspirar valores como a esperança em uma criança se não servimos como espelho e exemplo. Devemos transmitir para a criança tudo aquilo que realmente queremos que ela aprenda através de gestos, palavras, comportamentos, etc.

inspirar-esperança-nas-crianças

  • Autonomia: a autonomia sempre é importante na vida das crianças. O excesso de proteção pode fazer com que o jovem superestime a esperança, agarrando-se a ela de uma maneira pouco saudável. No entanto, se ele tem liberdade para experimentar, comprovar e inclusive frustrar-se ao sair de sua zona de conforto, seu desenvolvimento será mais adequado.
  • Escuta ativa: a melhor forma de inspirar qualquer valor numa criança é escutá-la de forma ativa. Nesse caso, a esperança tem um papel central, e é necessário que ela se sinta compreendida e respeitada. Dessa forma você poderá estabelecer um diálogo no qual poderá explicar claramente tudo o que você deseja dizer para o seu filho, e ele entenderá, absorverá e formará as suas próprias opiniões.
  • Generosidade: a generosidade é um valor maravilhoso que irá inspirar noções de nobreza e empatia na sua criança. Qual a melhor forma de entender a esperança? Dar sem esperar receber algo em troca, porque é a maneira ideal de obter recompensas. Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você. Com essa atitude, a esperança raramente será transformada em ingenuidade.
  • Criação: finalmente, se você deseja transmitir valores como a esperança para a criança, o melhor é formar uma espaço criativo onde a informação recebida e transmitida seja útil, com liberdade para interpretar, com boa predisposição para adquirir conhecimentos e responsabilidades, e com vontade de fazer sempre o melhor possível.

Como inspirar esperança de forma prática

Uma vez que criamos o espaço de entendimento adequado para que nossa criança interiorize valores como a esperança, é chegado o momento de colocar em prática tudo o que foi aprendido. Para isso, você pode realizar atividades como:

  • Usar reforços positivos quando a criança agir de maneira correta.
  • Quadros para estabelecer normas a serem respeitadas.
  • Inspirar o amor pela leitura, pelos contos ou fábulas.
  • Combinar a experimentação com o visual, de forma que a criança possa manipular, mas também observar.
  • Usar o exemplo sem diferenciar responsabilidades entre iguais, usando a linguagem adequada e respeitando sempre a idiossincrasia de cada personalidade.

inspirar-esperança-nas-crianças

Inspirar esperança nas crianças e permitir que nunca a percam quando se tornem mais velhos é um exercício de responsabilidade positiva para o desenvolvimento dos pequenos. Apesar de ser preciso manter os pés no chão, as expectativas e os sonhos realizáveis jamais devem ser perdidos de vista.