Jogos de azar online, um problema emergente

A intensidade do impulso para jogar online e a capacidade de autocontrole diminuída pelas circunstâncias podem levar a problemas socioeconômicos, familiares e mentais naqueles que sofrem com o jogo online.
Jogos de azar online, um problema emergente
José Padilla

Escrito e verificado por o psicólogo José Padilla.

Última atualização: 13 abril, 2023

As pessoas que jogam online têm dificuldade em resistir à tentação de jogar online. Esse desejo aumenta progressivamente e cria uma tensão que só pode ser aliviada jogando mais e mais. Isso pode levar a sérias consequências não só econômicas, mas também familiares e emocionais.

No entanto, deve-se notar que nem todos os jogadores online têm esse problema. Além do mais, existem jogadores profissionais. No entanto, existem certas características principais que são comuns às pessoas que transformam o jogo em um vício.

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O que é jogo compulsivo?

Jogo patológico ou jogo patológico é um transtorno aditivo caracterizado por comportamento problemático persistente e recorrente de comportamentos de jogo que leva a prejuízo ou sofrimento significativo. Acredita-se que surja como consequência da interação de fatores biológicos, psicológicos e sociais.

Estima-se que a prevalência de adultos com problemas patológicos de jogo se situe entre 1,1 e 1,6%. Esse distúrbio geralmente começa na adolescência ou no início da idade adulta e se torna um problema vários anos depois.

Pessoas com jogo patológico também podem ter outros problemas psiquiátricos. Os transtornos comórbidos comuns incluem humor (20-55,6%), uso de substâncias (35-76,3%) e outros transtornos do controle dos impulsos. Tentativas de suicídio também são comuns nessas populações.

Critérios diagnósticos de jogo patológico

O DSM-5 afirma que uma pessoa tem esse distúrbio se atender a quatro ou mais dos seguintes critérios durante um período de doze meses:

  • Precisa apostar quantias crescentes de dinheiro para obter a emoção desejada.
  • Fica nervoso ou irritado ao tentar reduzir ou parar de jogar.
  • Ela faz esforços repetidos para controlar, reduzir ou parar de jogar, sempre sem sucesso.
  • Sua mente está frequentemente ocupada com jogos de azar.
  • Ela costuma jogar quando se sente inquieta, desamparada, culpada, ansiosa, deprimida.
  • Depois de perder dinheiro no jogo, ela costuma voltar outro dia para tentar ganhar.
  • Ela mente para esconder seu grau de envolvimento no jogo.
  • Ela prejudicou ou perdeu um relacionamento importante, emprego ou carreira acadêmica por causa do jogo.
  • Ela pede dinheiro emprestado para aliviar sua terrível situação financeira causada pelo jogo.

E o que acontece no jogo online?

O jogo online é uma forma de jogo patológico realizado a partir de plataformas online. Se compararmos o jogo presencial com o jogo online, vemos que este último tem um maior risco de se tornar viciante por vários motivos, entre os quais:

  • As plataformas online fornecem discrição e facilidade de acesso.
  • É muito fácil e conveniente acessar esses tipos de plataformas, pois você pode acessá-las de casa.
  • Ao jogar online, há pouca consciência do dinheiro, porque não é observado fisicamente.
  • Como o reforço ocorre ocasionalmente, o comportamento dura mais tempo, tornando o vício mais forte.

Essa mudança no tipo de jogo provocou uma mudança no perfil do jogador patológico nos últimos anos. Antes, o perfil era de um homem entre 30 e 40 anos, cujo objetivo era ganhar dinheiro ou recuperar o que se perdia.

No entanto, atualmente, são jovens entre os 15 e os 35 anos que procuram estímulos que lhes permitam fugir à realidade dos estudos, da família ou dos problemas. No que diz respeito às mulheres, a idade de aparecimento é mais tardia, entre os 35 e os 40 anos, mas a sua progressão para a patologia é mais rápida (Castilla et al., 2013).

Consequências adversas do jogo online

O jogo patológico tem consequências negativas para o indivíduo, para a família e para a sociedade. Pode afetar negativamente a saúde física e mental das pessoas. Observou-se que jogadores patológicos relatam altas taxas de vários problemas psiquiátricos.

O jogo online afeta financeiramente a vida de um indivíduo, muitas vezes resultando em grandes dívidas, pobreza e até falência. Existem pessoas que, para financiar seu vício, recorrem a atividades criminosas como roubo, prostituição…

O jogo online patológico também pode afetar negativamente as relações interpessoais, levando a problemas de relacionamento, abandono da família e violência doméstica. Filhos de pessoas com jogo compulsivo também correm maior risco de problemas comportamentais, depressão e abuso de substâncias.

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Tratamento/intervenção para o vicio em jogos de azar online

Várias revisões da literatura apontam para as intervenções psicológicas como as opções mais eficazes para este problema, as quais estão associadas a melhorias significativas tanto a curto como a longo prazo (Cowlishaw et al., 2012; Rash & Petry, 2014). Vejamos dois deles.

Entrevista motivacional

É uma das opções mais promissoras, seja como intervenção única ou em combinação com outras técnicas. A entrevista motivacional capacita os pacientes a identificar e resolver sua ambivalência sobre a mudança. Um de seus elementos-chave é o feedback normativo. Por meio dele, os indivíduos analisam seu comportamento problemático de jogo.

Terapia cognitiva comportamental

A TCC é eficaz para esse vício comportamental. Por meio dela, os pacientes compreendem suas distorções cognitivas relacionadas ao comportamento de jogo e podem enfraquecer, entre outros fatores, os padrões de perseverança e as crenças irracionais associadas a esse transtorno.

Finalmente, com a profusão de jogos online, é provável que a prevalência de jogos de azar online aumente nos próximos anos. Portanto, é necessário desenvolver estratégias de prevenção e regulação que permitam às pessoas desfrutar de jogos online sem se envolver em comportamentos viciantes.

Da mesma forma, também é importante entender que o jogo patológico é uma condição heterogênea que se desenvolve e se mantém devido à complexa interação de variáveis biológicas, psicológicas e sociais.


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