A bela jornada da vida – quando empreender vale a pena!
Quando damos início a qualquer jornada na vida, estamos carregados, cheios do que é supérfluo. Tudo é bagagem e é difícil carregar tanto peso.
Então você vai dando passos, pequenos e decisivos para que tudo saia conforme o esperado, nem sempre o esperado é o que acontece, mas mesmo assim você decide permanecer firme na sua rota.
Algumas pessoas começam a desistir no meio do caminho e isso não é ruim, talvez esse não seja o caminho delas e desistir é o certo a se fazer, mas esse é o seu caminho sim, porque você sentiu no seu coração, então você dá mais um passo pensando no aqui e agora, você se coloca presente no momento, sem olhar para cima, lá para o topo da montanha.
Mesmo aos trancos e barrancos, você quer aproveitar cada passo, cada olhar que encontra, cada som da natureza, cada movimento acontecendo, porque uma certeza você tem: cada momento é único e por mais doloroso e triste que ele pareça, ele encerra algo mágico em seus segundos efêmeros, ele guarda a magia e a beleza de viver, de aprender, de crescer.
Empreender na presença do medo e do amor
Em qualquer área da nossa vida que vamos empreender, seja pessoal, profissional, espiritual, somos acompanhados por dois sentimentos: medo e amor. Tememos monstros, alguns que criamos e outros que podem realmente acontecer, sentimos até uma certa paralisia, mas aí entra o amor, esse sentimento genuíno que nos transforma em quem realmente somos e nos impulsiona a viver essa história que queremos criar para contar nas rodas de natal quando enfim chegarmos ao trajeto final da vida, a história que vamos levar para os nossos netos.
Por amor enfrentamos tempestades e os medos mais ocultos, aqueles que nem mesmo você sabia que existia aí dentro, por ser amor, por estar amor, por representar amor, o medo passa a ser apenas: medo.
Nada demais. Quando sentir que está prestes a largar tudo pelo medo, coloque uma dose generosa de amor na situação e você vai sentir a coragem brotando. Uma frase chave usada em Um Curso em Milagres diz que – Onde há amor, não há medo. Não existe espaço para os dois, então acolha seus medos com amor e tenha coragem para continuar em frente.
A vida é dualidade: em um momento você está em êxtase puro, tem certeza de tudo e é dominado por uma energia que impulsiona a vontade de realizar, de criar novos caminhos e traçar novas metas, em outros momentos você é tomado pelo desânimo e tudo que pensa é largar toda a bagagem ali, no meio do caminho mesmo, sentar e não dar mais nenhum passo.
Nesses momentos é que é preciso encontrar uma forma de reverter a energia, por isso é sempre bom carregar com você um mantra, algo como: Tudo vai dar certo! Ou Tudo passa, é só uma fase! E ainda tentar: Eu quero, eu posso, eu consigo! Essas frases de poder e impacto que repetimos com frequência podem ajustar e reverter a energia pesada, porque elas sincronizam sentimento com pensamento e é aí que conseguimos reverter as situações desastrosas.
Se você está começando uma jornada, pense a respeito. Não fique focado na formatura daqui a 4 anos, não planeje o casamento no primeiro dia de namoro, e nem devore de uma vez aquele prato que você esperou por quase uma hora.
Aproveite cada olhar, vivencie o momento, aprecie o som, o cheiro, o gosto. Olhe para a situação presente, o que você está aprendendo e vivendo agora, essa é a chave para estar em plenitude e equilíbrio. É uma tarefa diária, é um hábito que precisa ser incorporado ao processo e é um desafio conseguir se manter no presente, até porque somos temporais demais, vivemos em busca de resgatar o passado ou ansiando pelo futuro, mas estar presente de corpo e alma no presente é que faz a vida valer a pena.
Empreenda uma jornada, planeje o que deseja, mas tenha foco no presente, só assim você saberá o som que estava tocando naquele momento em que você viu aquele olhar pela primeira vez. Sintonize-se!