Knowmads: trabalhadores do presente e do futuro

28 Janeiro, 2021
Os knowmads nos mostram outra forma de trabalhar que tem como objetivo a flexibilidade e a inovação. Eles sabem perfeitamente como combinar a vida pessoal com a vida profissional, ao mesmo tempo em que fazem o que os apaixona.

Quem são os knowmads? Com a globalização, surgem novas formas de comunicação, inovações tecnológicas e várias formas de trabalho. Estamos diante de uma situação de integração e mudança em grande escala, que influencia todas as facetas da vida, bem como todos os níveis de organização social.

Assim, o progresso econômico, tecnológico, político e social, de alguma forma, nos obrigou a criar uma nova forma de relacionamento pela comunicação digital e, com isso, criou-se o trabalho à distância.

Hoje, é possível trabalhar a milhares de quilômetros do escritório ou de casa. Uma nova realidade de trabalho está presente para muitos profissionais. É um cenário de trabalho que criou um novo estilo de trabalhadores: os knowmads.

Os knowmads são os trabalhadores do presente e do futuro, porque além de estar em alta hoje, possivelmente o seu estilo de trabalho se tornará a maneira de trabalhar do futuro.

Agora, quem são eles? Quais são as suas características? O que esse termo significa e de onde vem? Por que se trata de um estilo de trabalho revolucionário? Esse fenômeno já foi investigado? Todas essas questões serão resolvidas ao longo deste artigo.

“Vivemos em uma sociedade líquida, onde as mudanças são constantes. A capacidade de gerir as mudanças com naturalidade e tranquilidade é o ponto alto dos Knowmads: os trabalhadores do futuro”.
– Raquel Roca –

Rapaz trabalhando em notebook

Quem são os knowmads e como o termo se originou?

O termo knowmad foi criado e popularizado a partir de um TED talk realizado por John Moravec, professor e pesquisador da Universidade de Minnesota. Ele definiu knowmad como uma pessoa empreendedora que vende seu conhecimento de forma criativa.

Moravec foi o editor e autor principal do livro Knowmad Society. Nele, ele explora a aprendizagem futura no trabalho, redes de valores e o surgimento dos knowmads como seres de inovação no trabalho do século 21.

Agora, a palavra knowmad vem da combinação em inglês de duas palavras: a primeira é know, que significa ‘conhecer’, e a segunda é nomad, que significa ‘nômade’. Portanto, o seu significado é ‘nômades do conhecimento’.

Em suma, é uma tendência que está emergindo com força e se tornando cada vez mais popular. Além disso, eles são classificados como um grupo social entre os diferentes tipos de nômades do século XXI.

Características dos knowmads

A principal característica dos knowmads pode ser resumida à sua capacidade de adaptação a diferentes contextos. São pessoas tolerantes e com muita flexibilidade mental. Algumas das características mais representativas desse tipo de trabalhador são as seguintes:

  • São muito criativos: os knowmads estão constantemente gerando novas ideias e buscando novas perspectivas.
  • Aprendizes: eles veem cada obstáculo como um aprendizado e são apaixonados pela educação continuada.
  • Superam o fracasso: eles não ficam frustrados. São pessoas resilientes, que veem o fracasso como uma janela para explorar novos caminhos que levam ao conhecimento e ao sucesso.
  • De qualquer idade: ser knowmad não é algo limitado; pode referir-se a qualquer pessoa, de qualquer origem e de qualquer idade.
  • São motivados: os knowmads são profissionais que desejam contribuir com o seu talento e conhecimento para uma organização ou para o seu próprio projeto de empreendedorismo.
  • Dinâmicos: são pessoas ativas, em constante movimento. Eles estão continuamente aprendendo novas técnicas e buscando novas informações.
  • Colaborativos: os knowmads são pessoas empáticas, que trabalham em equipe. Na verdade, dizem que são capazes de trabalhar com qualquer pessoa.
  • São intuitivos: têm uma habilidade especial para perceber, conhecer e compreender algo imediatamente.
  • Eles têm habilidades digitais: são pessoas que estão na vanguarda da era digital. Eles sabem como se mover nesse mundo e o usam para obter grandes benefícios.

Graças aos knowmads, temos uma perspectiva mais ampla e flexível sobre o trabalhador. Eles se diferenciam dos trabalhadores clássicos, sobretudo porque podem ter qualquer idade devido à sua adaptabilidade, intuição e criatividade.

Mulher trabalhando em viagem

Pesquisas e livros

Apesar de o fenômeno dos knowmads ser relativamente recente, já existem várias pesquisas e livros que falam sobre o assunto. Aqui estão dois exemplos importantes para se aprofundar:

  • Knowmads: Os Trabalhadores do Futuro (2015). É um livro da autoria de Raquel Roca, uma jornalista espanhola que estudou na Universidade Complutense de Madrid. Em seu livro, ela nos mostra como gerenciar a mudança e como abordá-la a partir de uma perspectiva nômade, bem como a necessidade das empresas se reinventarem. Explica o que é um knowmad, como se tornar um deles e como as empresas do futuro terão que se adaptar aos novos tempos.
  • Mudanças estruturais nas organizações e o surgimento de um novo perfil de trabalhadores: os knowmads. Neste artigo, Cristina Cruz Contreras nos mostra como as TICs e o novo perfil de trabalho “knowmad” influenciaram a modificação da administração das empresas. Além disso, para explicar esse fenômeno, faz um amplo passeio pela evolução da organização das empresas desde a Sociedade Industrial até a Pós-industrial.

Benefícios de ser um knowmad

Ser knowmad equivale a ter o seu diferente e próprio estilo de vida. Assim, alguns de seus benefícios são:

  • Trabalhar em qualquer lugar. O negócio está baseado em plataformas online.
  • Viver da sua paixão. O knowmad se dedica ao que gosta e busca uma maneira de ganhar a vida com isso.
  • Flexibilidade de horários. A maioria dos knowmads estabelece o seu próprio horário e local de trabalho.
  • Poder de escolha. Eles escolhem onde e com quem trabalhar.

Talvez seja apenas um tipo a mais de trabalhador, mas com diferenças muito marcantes. Nem todos que trabalham remotamente têm esse estilo de vida que lhes permite se adaptar a qualquer ambiente.

Como podemos ver, os knowmads nos mostram uma nova forma de trabalhar. Esses camaleões do trabalho nos ensinam novas estratégias para seguir em frente em um emprego, bem como criar um estilo de vida mais flexível, no qual trabalhamos naquilo que conhecemos e gostamos.

  • Cruz Contreras, C. (2017). Cambios estructurales en las organizaciones y aparición de un nuevo perfil laboral: los knowmads.
  • Moravec, J. (2013). Knowmad society. Education Futures LLC.
  • Roca, R. (2018). Knowmads: Los trabajadores del futuro, Madrid: Editorial Lid.