As lágrimas não são mais do que as nossas feridas evaporando

As lágrimas não são mais do que as nossas feridas evaporando

abril 6, 2016 em Emoções 8 Compartilhados
As lágrimas são as feridas evaporando

Deixe as suas lágrimas caírem; deixe que o sal e a água fechem as suas feridas e que tudo o que dói em você e lhe causa angustia vá embora com cada gota. Permita que os sentimentos inundem seu corpo para que você possa seguir em frente, para que você possa viver a vida com plenitude.

Não se esconda quando você chorar, não tenha medo de se mostrar vulnerável, de que outras pessoas vejam o que você sente no mais profundo da sua alma e que você não tem medo de expressá-lo. As lágrimas às vezes são necessárias, não podem ficar internalizadas. Cedo ou tarde elas vão sair, por isso deixe que fluam e que a paz tome conta de você.

Aprenda a chorar, a deixar fluir as suas lágrimas

As lágrimas não devem fazer com que nos sintamos mal, e sim o contrário. De fato, se pensarmos em como nos sentimos depois de chorar, descobriremos que nos sentimos aliviados, reconfortados e que até já podemos sorrir.

lagrimas-da-lua

Portanto, é importante aprender a deixar fluir as nossas lágrimas, mais além dos preconceitos e do medo do que as outras pessoas poderão pensar, por isso vamos falar dos benefícios das lágrimas, de colocar para fora os nossos sentimentos.

Ajudam você a se conhecer

Quando choramos, as lágrimas nos ajudam a refletir sobre nós mesmos, sobre o que nos preocupa, sobre o que somos e a causa da nossa tristeza, e também nos ajudam a ter uma nova perspectiva sobre o que realmente importa, mais além das pequenas preocupações do dia a dia.

Todos sabemos o que nos causa angústia e existem muitas formas de fazer tudo isso sair, como caminhar, refletir, escrever os nossos pensamentos mais profundos. Trata-se, em resumo, de não ter medo de se expressar.

São uma forma de pedir ajuda

Chorar pode ser uma forma de chamar a atenção e pedir ajuda. Talvez tenha chegado o momento de alguém nos escutar e nos fazer enxergar tudo de um jeito diferente, ou talvez precisemos de um forte abraço.

E se a tristeza persistir e as lágrimas não cessarem, talvez seja o momento de pedir ajuda de um profissional para superar esse estado de ânimo negativo.

‘Nenhuma pessoa merece as suas lágrimas, e quem as merecer não o fará chorar.’
-Gabriel García Márquez-

Liberam o estresse

As lágrimas liberam o estresse porque depois de chorar nos sentimos melhor, já que chorar é uma forma de liberar tensões, de deixar sair o que está nos pressionando.

Sinta como as suas lágrimas se aproximam da beirada dos seus olhos e deixe-as sair para que toda a sua angústia vá embora. O mundo ficará nublado por um momento, mas o veremos claramente alguns segundos depois.

“Aqueles que não sabem chorar com todo o seu coração também não sabem rir.”
-Golda Meir-

Permitem que nos conectemos a outras pessoas

Quando choramos nos mostramos vulneráveis, e embora alguém possa pensar que chorar é um sinal de fraqueza, as lágrimas são um sinal de coragem, a coragem de se mostrar como você é, com todos os seus defeitos e virtudes.

casal-abraçado

Ao chorar podemos sentir outras pessoas mais próximas, mais amáveis, inclusive pessoas desconhecidas. As lágrimas nos aproximam e nos conectam a outras pessoas para nos sentirmos mais humanos.

Desfaça-se dos preconceitos sobre as lágrimas

Chorar não é para fracos, é humano e é valente. Muitas vezes temos o preconceito de que os homens não devem chorar porque mostram a sua fragilidade, mas na verdade o que chorar mostra é a coragem para colocar para fora os nossos sentimentos.

Por outro lado, as mulheres às vezes são vistas como muito sensíveis e tendem a reprimir as suas lágrimas para não demonstrarem sensibilidade e sentimentos à flor da pele.

No entanto, devemos partir do princípio de que mostrar os nossos sentimentos, do jeito que for preciso, é algo bom e essencial para a nossa saúde física e mental.

Deixar dentro de nós aquilo que provoca angústia pode nos causar um profundo mal-estar. Portanto, deixe as suas lágrimas fluírem, deixe que as suas feridas se evaporem e se fechem com cada gota que deslizar pelo seu rosto, e nunca tenha medo do seu choro.

“As lágrimas não choradas esperam em pequenos lagos, ou serão rios invisíveis que correm em direção à tristeza?
-Pablo Neruda-

Recomendados para você