8 dicas para lidar com pessoas sabe-tudo

8 dicas para lidar com pessoas sabe-tudo
Sergio De Dios González

Escrito e verificado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Última atualização: 18 setembro, 2020

As pessoas sabe-tudo costumam criar problemas nos relacionamentos pessoais ou profissionais. Seu modo de agir nos irrita: talvez tenham mais conhecimento e experiência do que nós/outros, mas isso não lhes dá o direito de sair pelo mundo como se soubessem de tudo, como se sempre tivessem razão. É isso que realmente nos irrita sobre eles.

Infelizmente, no ambiente de trabalho, a maioria dos funcionários lida com pelo menos um companheiro ou chefe sabe-tudo em algum momento de sua carreira. Trabalhar com alguém dotado dessa atitude se torna uma tarefa tortuosa que pode atrapalhar nosso desenvolvimento profissional e até mesmo nos levar a sair do emprego.

Conselhos para lidar com pessoas sabe-tudo

Para poder lidar com pessoas sabe-tudo, as seguintes estratégias podem ajudar:

1. Tente ser compreensivo

Esse parceiro pode ser irritante, mas lembre-se de que é provável que a sua atitude se baseie em uma falta de confiança ou em um problema pessoal mais profundo. Em vez de ficar chateado, por maior que seja a tentação, não procure confrontar, e sim ter empatia para tentar acabar com o modo como se relaciona consigo mesmo. Se mostrar que a escada que ela está subindo não a beneficia, será essa pessoa, por sua própria iniciativa, quem vai querer deixá-la.

Amigas conversando e tomando um café

2. Escolha suas batalhas

Lidar com um sabe-tudo pode ser desgastante e há momentos em que o melhor que você pode fazer é ignorar seus conselhos. Portanto, desvie seus comentários com um simples “obrigado pela sugestão” em vez de abrir uma longa discussão.

3. Falar pelo exemplo

Um chefe ou líder, em particular, tem que aprender que, em muitas circunstâncias, não é apenas bom não saber tudo, mas é aconselhável. Dizer “não sei, mas vamos encontrar algumas respostas ou algumas boas ideias” mostra que você é flexível e aberto a outras opiniões. Dizer “eu não sei” também pode gerar confiança, mostrando abertura, vulnerabilidade e honestidade.

4. Arme-se com argumentos

Se você estiver fazendo uma apresentação, vendendo uma ideia ou em uma reunião, confie em seus argumentos. Comprove suas fontes e verifique os fatos. Quanto mais conhecimento você tiver, mais complicado será para uma pessoa sabe-tudo tentar se colocar acima de você.

Quando você estiver em uma reunião, escolha um programa que deve ser divulgado com antecedência e forneça um tempo específico para cada intervenção. Chegue preparado com dados e estatísticas. Se a pessoa sabe-tudo interromper você, tenha algo por escrito para compartilhar com a equipe. Quanto melhor preparado você estiver, menor espaço haverá para que o sabe-tudo tente ocupar seu espaço.

O positivo é que, se você bater os pés duas ou três vezes, ele deixará de se comportar assim com você. Pense que as pessoas não costumam repetir os comportamentos que não tiveram sucesso.

5. Mantenha seu senso de humor

As pessoas sabe-tudo podem ser muito defensivas e, às vezes, até agressivas. A última coisa que você quer fazer é que se sintam contra a parede. Portanto, embora seja muito tentador usar o sarcasmo com um sabe-tudo, seria muito contraproducente.

Em vez disso, respire fundo e diga: “Eu não sabia. Que estranho!”. Ria disso para lembrar que, muitas vezes, seu comportamento é inofensivo e que, na realidade, isso não significa nada. Uma expressão ou comentário amigável pode aliviar qualquer tensão.

6. Faça perguntas de teste

Seja respeitoso, mas faça perguntas detalhadas para “descascar as camadas” de um sabe-tudo. Pergunte por que ele acha que algo é verdade ou quais são as suas fontes. Assim, fazer perguntas diretas sobre detalhes específicos pode ensinar a um sabe-tudo que ele precisa se informar antes de falar.

7. Ofereça críticas construtivas para essa pessoa sobre seu comportamento

Reconheça que é possível que pessoas sabe-tudo podem não ter ideia do efeito real de sua atitude sobre os outros. Se você suspeitar que este é o caso, considere sinalizá-lo com cuidado e com muito tato durante uma conversa privada. O importante é que o outro se sinta motivado para analisar sua atitude e não que se sinta pessoalmente atacado. Neste último caso, podemos destruí-lo ou obter o efeito oposto, o que intensifica sua maneira “insuportável” de se relacionar.

Tenha em mente que os sabe-tudo podem ser muito inseguros, o que pode ser um golpe para o ego deles. Diga-lhe o quanto ele é importante para a equipe, mas, o que é ainda mais crucial, ressalte o quanto é importante que os outros também tenham espaço para contribuir.

Mulher apontando para homem

8. Evite envolver o chefe se as pessoas sabe-tudo não forem uma grande ameaça ao trabalho

Se você não tem escolha, mantenha um tom positivo e, em vez de reclamar sobre a pessoa, concentre-se no que está disposto a fazer para garantir que o trabalho seja bem feito. Se a situação se tornar realmente insuportável, fale sobre isso com seu chefe e deixe-o saber como o comportamento do sabe-tudo está afetando a equipe e o ambiente de trabalho.

Estas são apenas algumas das estratégias que podem nos ajudar. No entanto, lidar com pessoas sabe-tudo é, antes de mais nada, um exercício de paciência no qual nossa inteligência emocional e nossas habilidades de comunicação entram em jogo.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.