A liderança autocrática tem vantagens?

dezembro 27, 2019
A liderança autocrática não tem apenas desvantagens. Descubra como essa maneira de liderar pode levar uma equipe ao sucesso.

A liderança autocrática não costuma ser bem vista pelos membros de um grupo de trabalho. O motivo é que o líder geralmente toma as decisões que acha acertadas – de acordo com os seus critérios – sem levar em conta as opiniões da equipe.

No entanto, o grupo precisa se sentir ouvido e o líder precisa saber que nem sempre as suas decisões serão as mais corretas. Ou seja, você precisa não apenas se sentir um membro ativo da equipe, mas também deve ser levado em consideração.

Por ignorar tudo isso, a liderança autocrática também é conhecida como liderança autoritária.

Características da liderança autocrática

É claro que a liderança autocrática não funciona para todos. No entanto, em certos grupos de trabalho, ela pode ser benéfica. A seguir, veremos algumas características desse estilo de liderança e falaremos sobre as suas vantagens.

Líder sustentado pelos funcionários

Liderança autocrática: trabalho rígido e estruturado

A liderança autocrática pode ser muito benéfica para aqueles que tendem a se dispersar ou relaxar com relativa facilidade. Esse tipo de liderança obriga a manter um certo ritmo de trabalho.

Embora você possa pensar que isso será contraproducente, a verdade é que geralmente melhora a produtividade e o desempenho. É uma maneira diferente de liderar uma equipe que pode dar bons resultados.

“A excelência de um líder é medida pela capacidade de transformar problemas em oportunidades”.
– Peter Drucker –

Não há contribuição dos membros do grupo

Ocasionalmente, isso pode ocorrer porque os membros da equipe tendem a se comunicar passivamente. No entanto, é comum o líder priorizar as suas ideias e decisões e desconsiderar as opiniões do restante da equipe.

Embora isso possa parecer negativo, em alguns momentos pode ser uma boa opção. Pense nos momentos em que você precisa tomar decisões rápidas e não há tempo para discuti-las com a equipe. Nesses casos, isso funciona muito bem e acelera o processo.

A liderança autocrática nas empresas

O líder se encarrega das tarefas mais importantes

Outra característica da liderança autocrática é que a pessoa que a exerce raramente deixa qualquer tarefa importante nas mãos de alguém do grupo, algo que exige grande responsabilidade.

Isso, em parte, pode ser positivo, pois o líder assume a maior parte do trabalho e evita que o estresse e a pressão aumentem no grupo. Isso permitirá que tudo flua muito mais rápido.

A comunicação é clara

Um aspecto muito positivo da liderança autocrática é que a comunicação é muito clara. Os membros do grupo são orientados sobre as regras que devem ser seguidas, os prazos que devem ser cumpridos e como as coisas devem ser feitas.

Dessa maneira, é possível evitar os erros e estabelecer diretrizes claras a seguir. Uma das características mais importantes de um líder é saber como comunicar o que deseja de maneira eficaz e clara. Sem dúvida, essa é uma característica muito vantajosa da liderança autocrática.

“A comunicação é uma habilidade que você pode aprender. É como andar de bicicleta ou digitar. Se você estiver disposto a trabalhar, poderá melhorar rapidamente a qualidade de cada área da sua vida”.
– Brian Tracy –

O líder autocrático

Como vimos, as características da liderança autocrática são diversas e podem ser de grande ajuda em determinadas situações. Portanto, esse tipo de liderança é muito eficaz nos seguintes casos:

  • Pequenos grupos sem liderança.
  • Situações e objetivos muito estressantes.
  • Trabalhos repetitivos.

Em todos esses casos, essa liderança busca produtividade e se concentra em tarefas específicas. No entanto, não há espaço para a criatividade. Por esse motivo, a liderança autocrática não é compatível com áreas de trabalho criativas, mas sim com áreas repetitivas e rotineiras.

Equipe de trabalho com um líder autocrático

Existem diferentes tipos de liderança que podem ser adaptados a cada equipe de trabalho. No entanto, como vimos neste caso, quando são aplicadas no grupo correto, podem ter múltiplas vantagens.

A liderança autoritária nem sempre deve ser vista como nociva ou prejudicial. Embora seja verdade que é mais restrita e limita a equipe de trabalho, em muitos casos, é o tipo de liderança que funciona melhor.

  • Cuadrado, I. (2003). ¿ Emplean hombres y mujeres deferentes estilos de liderazgo? Análisis de la influencia de los estilos de liderazgo en el acceso a los puestos de dirección. Revista de psicología social18(3), 283-307.
  • González, O. G., & Cubillán, L. G. (2012). Estilos de liderazgo del docente niversitario. Multiciencias12(1).
  • Guirado, I. C., Alonso, F. M., & Navas, M. (2003). El liderazgo de hombres y mujeres: diferencias en estilos de liderazgo, relaciones entre estilos y predictores de variables de resultado organizacional. Acción psicológica2(2), 115-129.
  • Sánchez-Reyes, J. B., & Barraza-Barraza, L. (2015). Percepciones sobre liderazgo. Ra Ximhai11(4).