Liderar pelo exemplo - A Mente é Maravilhosa

Liderar pelo exemplo

março 8, 2016 em Psicologia 0 Compartilhados
Liderar pelo exemplo

O exemplo pode ser o seu melhor método de ensino. Ensinar de forma honesta, correta ou mais adequada não é uma tarefa fácil, mas vale a pena e pode dar sentido à vida de muitas pessoas, incluindo a sua.

Como disse Sthephen Covey: “Suas ações falam mais alto e com mais clareza do que as suas palavras“. As ações são as formas através  das quais concretizamos o que dizemos. A pessoa que diz uma coisa e faz outra não é confiável. Se você não interiorizar o que diz, nunca agirá conforme suas palavras.

Descubra o que quer ser e fazer

O primeiro passo é descobrir o que queremos ser e fazer, e então tentar convencer os outros. Sem isso, será improvável liderar pelo exemplo.

A união entre cérebro e coração, a aliança da razão com os sentimentos, será fundamental nesse sentido; porque nem tudo é somente pensamento, razão, conhecimento, emoções e afeto. É preciso coragem, compreensão, mas também sensibilidade e amor.

Se eu for coerente, conseguirei…

mulher-voando-em-vassoura

Normalmente as pessoas são mais receptivas quando encontram alguém coerente, isto é, quando existe uma coerência entre o que a pessoa diz e o que ela faz. Todos nós precisamos de fatos ao invés de palavras, de ações ao invés de mera retórica.

Muitas vezes pensamos, lemos, imaginamos, mas não agimos. Muitas ideias nos parecem interessantes até decidirmos o que colocar em prática. Aí percebemos que “entre dizer e fazer, existe um longo caminho”. Liderar sem agir é como uma árvore sem frutos.

Eu não peço o que não dou

Pessoas com liderança se arriscam, estabelecem metas de crescimento para todos os setores da sua vida. São muito corajosas, não para agredir ou ganhar uma luta contra os outros, mas para ajudá-los a crescer: esta é a parte mais difícil e complexa.

Inegavelmente, um pai que tenta ensinar o valor do respeito para os filhos, mas maltrata a própria esposa, certamente falhará em seu objetivo.

Da mesma forma, uma pessoa que só conta mentiras não pode exigir honestidade dos outros. Não convém pedir o que não somos capazes de dar.

Ninguém pode ensinar o que não sabe e o que não pratica

As pessoas que são um exemplo de vida são capazes de mudar o ambiente onde vivem e se desenvolvem. Em muitos casos, são líderes anônimos da comunidade que transformam a sua vida e ajudam os outros a se desenvolverem.

O verdadeiro exemplo é “contagioso”: mostra-nos como deve ser e nos induz à imitação. Nos contagia, como no caso das doenças, mas agora para curar, para nos tornar mais fortes e resistentes aos desafios da vida. Acima de tudo, ele nos faz ver que é possível ser assim…

Infelizmente, quando uma pessoa se torna um exemplo para os outros ela é muito “cobrada”. Qualquer detalhe negativo pode manchar a sua reputação e as suas boas obras. As pessoas estão mais preocupadas em mostrar os defeitos ou um “passo em falso” do que elogiar as qualidades.

menina-com-espelho

Muitas pessoas não sabem como educar seus filhos porque nunca aprenderam, e cometem o grave erro de ensinar o que eles mesmos não sabem.

Na verdade, carregamos dentro de nós um mestre e um aprendiz. Somos perfeitos em alguns aspectos da nossa vida, mas também temos deficiências, contradições, lacunas, que provocam inconsistências entre as nossas palavras e ações.

Todos os processos precisam de tempo

É verdade que existem pessoas excepcionais que atingiram a mais alta coerência e conseguiram tornar a sua vida uma verdadeira doutrina posta em prática. Gandhi, por exemplo, se converteu em um exemplo de vida e levou suas convicções a tal ponto que conseguiu mudar a história de uma nação.

Uma mãe levou o seu filho ao Mahatma Gandhi e pediu-lhe que dissesse ao rapaz para não comer mais açúcar.

Gandhi lhe respondeu: “Traga seu filho novamente dentro de duas semanas”.

Duas semanas depois, ela voltou com o filho. Gandhi olhou bem fundo nos olhos do garoto e disse: “Não coma mais açúcar”.

Agradecida, mas perplexa, a mulher perguntou: “Por que me pediu duas semanas? Podia ter dito a mesma coisa antes”! E Gandhi respondeu: “Não, porque há duas semanas atrás eu estava comendo açúcar”.

dentes-de-leao-e-joaninhas

Sem dúvida, tudo tem um processo e um tempo. Você não consegue alcançar um objetivo se não completar todas as etapas. Nada do que fazemos para crescer será em vão; é uma tarefa gigantesca e ninguém pode fazer por nós. A escolha é nossa e de mais ninguém…

Recomendados para você