O movimento “anti-DSM” representa a aposta realizada pela psicologia positiva a favor das virtudes e dos pontos fortes humanos. Esta perspectiva pretende destacar o que nos faz feliz e contrariar a tendência de classificar e estudar apenas os transtornos mentais.
Assim, enquanto o DSM é o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o VIA (Values in Action, ou Valores em Ação, em português), pretende fazer uma classificação dos pontos fortes humanos extraindo padrões e propondo um léxico comum que nos ajude a compreender transculturalmente as virtudes e os pontos fortes humanos.
Além disso, assim como o DSM, o manual VIA também oferece estratégias de avaliação e questionários que ajudam os investigadores a avaliar seis virtudes que são divididas em 24 pontos fortes. Nesta página podemos realizar o teste em inglês após o registro.
Os 24 pontos fortes humanos, a chave da nossa felicidade
Apesar de não termos dado nome aos criadores desta proposta, eles são os psicólogos Christopher Peterson e Martin Seligman. Eles sugerem a existência de 6 virtudes através das quais se articulam até chegar em 24 pontos fortes humanos. Vamos ver quais são:
Senso comum e conhecimento:
Curiosidade ou, o que é a mesma coisa, ter interesse por aquilo que nos rodeia.
A importância de destacar o lado positivo na educação
Sem cair em um excesso de otimismo, entende-se que quanto mais cultivarmos essas virtudes e pontos fortes, mais estaremos perto da autorrealização e da nossa capacidade de sermos felizes. Isso nos abre muitos caminhos por onde avançar na hora de otimizar a formação e a educação que oferecemos a crianças e adultos da nossa sociedade.
Destacar isso nos ajuda a promover o desenvolvimento destas competências pessoais, emocionais, cognitivas e comportamentais. Um filme que nos ajuda a compreender a importância de destacar os pontos fortes humanos é o “Sociedade dos Poetas Mortos“.
Pode-se dizer que menos rigidez e mais flexibilidade, aprender a tomar perspectiva, ter uma mente aberta e ser capaz de compreender e aprender sendo conscientes e avaliando cada possibilidade é essencial para garantir pessoas fortes e capazes de lidar com o mundo.
Porque assim como se ressalta, a educação tem que ter a capacidade de promover mudanças positivas nas pessoas e melhorar as competências em todos os níveis, abrindo caminhos e destacando aquilo que é especialmente relevante para o nosso desenvolvimento como seres no mundo.
Nos últimos anos, estamos presenciando uma tendência “humanizadora” da nossa educação, destacando cada vez mais a inteligência social e emocional como garantias de sucesso e de bom desenvolvimento.
Em outras palavras, ao promover o desenvolvimento dos pontos fortes humanos, estamos ajudando as crianças a serem felizes, a estarem mais seguras de si mesmas e a poderem tomar suas decisões. No entanto, ainda hoje existe uma grande deficiência na hora de personalizar a educação e os aprendizados nas escolas.
Isto se deve em grande parte à massificação das salas de aula que impossibilita essa tarefa, mas também existeum ponto de desconhecimento e de “inércia” que esgota as poucas possibilidades que existem em uma escola convencional.
As pessoas com síndrome do atraso das fases do sono são incapazes de se adaptar aos horários socialmente estabelecidos de sono-vigília. Devido à falta de informação e compreensão deste transtorno, muitas vezes elas são rotuladas como preguiçosas pelas pessoas do…
Nos últimos anos têm surgido estudos com dados que apoiam os benefícios de praticar a generosidade. Alguns autores humanistas-existencialistas, especialmente Erich Fromm e Vikor Frankl, destacam os valores éticos e o amor em suas diferentes variantes. Nesse sentido, Fromm afirma…
As pessoas curiosas têm um superpoder que as torna diferentes. Como bem dizia Albert Einstein, não é preciso ter grandes talentos para se destacar; é suficiente ser apaixonadamente curioso. Esta força interior, dotada de um olhar sempre atento, interessado nos…
O teste de psicologia do casal (ou das duas pessoas) é um teste projetivo. Sua finalidade é detectar a identidade e o tipo de vínculo estabelecido entre duas pessoas. Paralelamente, por meio desse teste, é possível perceber fatores, como as…
Hoje em dia, existe acesso a vários guias e métodos de educação, mas a verdade é que os pais parecem cada vez mais perdidos em relação a como educar seus filhos. Por quê? Considero, pela minha experiência como psicólogo há…
A sabedoria, muito além da concepção popular, já foi investigada por diferentes especialistas estudiosos da inteligência e da psicologia. A sabedoria pode até mesmo ser desenvolvida em termos científicos, o que é feito de uma forma um pouco diferente em…