Meditação informal, uma prática para o dia a dia

A meditação informal é uma forma de trabalhar a atenção plena a qualquer hora do dia. Isso nos ajuda a ficar muito mais calmos e a pensar corretamente, com fluidez, criatividade e temperança.
Meditação informal, uma prática para o dia a dia

Última atualização: 30 Julho, 2021

A meditação informal é uma modalidade que permite fazer práticas meditativas em qualquer situação cotidiana. Ao contrário da meditação formal, ela não requer um espaço ou mesmo uma rotina estruturada. Além disso, ela também não exige muito tempo.

Essa prática pode ser realizada a qualquer hora, em qualquer lugar. Você não precisa interromper suas atividades cotidianas, nem precisa desenvolver grandes habilidades meditativas. A boa notícia é que, com a meditação informal, alcançamos uma maior tranquilidade e aprimoramos a percepção e a concentração.

“Viver no futuro ou no passado não tem sentido. É viver na memória ou viver na imaginação”.
-Provérbio Zen –

O objetivo central da meditação informal é o mesmo da meditação formal: centrar-se no momento presente. Nós nos conectamos de uma forma mais genuína com nós mesmos e com o presente. Isso evita que acabemos estressados e sobrecarregados emocionalmente no final do dia. A seguir, veremos como praticar essa meditação.

Mulher sorrindo

Comece o dia com a meditação informal

Acordar é um dos momentos mais importantes do dia. Seu cérebro está mais fresco e mais atento, bem como revigorado pelo descanso. Este momento é ideal para uma prática de meditação informal.

Comece respirando profundamente cinco vezes, assim que acordar. Se possível, concentre-se na maneira como o ar entra e sai de seus pulmões. Em seguida, levante-se lentamente, percebendo atentamente cada um dos seus movimentos. Foque sua atenção na maneira como você vai levantando, até ficar de pé.

O momento da higiene pessoal também é um dos mais indicados para a meditação informal. Concentre-se em todas as sensações que você experimenta durante o banho. Como a água desliza pelo seu corpo e como sua pele reage a ela. Faça o mesmo enquanto escova os dentes.

Atenção plena ao comer

Estamos acostumados a nos concentrar em uma infinidade de ideias enquanto comemos. Costumamos ver televisão ou conversar com as pessoas ao redor. Às vezes, simplesmente nos perdemos em nossas memórias e preocupações.

É aconselhável tentar estar atento na hora de cada refeição. Devemos nos concentrar no que estamos comendo, nas percepções que a comida gera, seu sabor, seu aroma, sua aparência, etc.

O ideal é comer devagar e mastigar devagar. Isso não apenas torna a comida mais saborosa para nós, mas também favorece a digestão e carrega muitos benefícios. É uma forma de praticar a meditação informal em um momento cotidiano.

Meditação expressa

Esta é uma técnica de meditação informal adequada principalmente para tempos difíceis. Em particular, aqueles momentos em que estamos mais ansiosos, com raiva ou pressionados por qualquer circunstância. Esta é uma prática ultrarrápida para recuperar o equilíbrio.

A regra básica é apenas uma: nunca pode durar mais de um minuto. Trata-se apenas de se retirar para um lugar onde você possa ficar sozinho (pelo menos no começo). Em seguida, coloque os pés no chão, sente-se, relaxe os braços e feche os olhos. Então, você deve respirar e se tornar consciente da sua respiração por um minuto no relógio.

É normal que surjam pensamentos perturbadores, especialmente quando você não tem experiência. Isso dura apenas um minuto, mas é assim que funciona a mente: ela se dispersa. Depois, basta voltar às suas atividades normais. Se praticarmos essa meditação com frequência, precisaremos de cada vez menos tempo para nos equilibrarmos.

Respiração profunda

Os momentos para meditar

A meditação informal é uma técnica ideal para todos aqueles momentos do dia que poderíamos chamar de “tempo ocioso”, ou seja, momentos em que não estamos fazendo uma atividade que exija altos níveis de concentração. Temos muitos momentos assim todos os dias.

Por exemplo, quase todas as atividades domésticas permitem que você faça este tipo de meditação. Ao fazer a cama, lavar a louça, organizar a roupa, limpar a casa, preparar a comida, levar o cachorro para passear, etc.

Também há muitos momentos ociosos em que estamos nos locomovendo, esperando nossa vez de fazer alguma coisa ou em uma sala de espera. Mesmo quando o semáforo fica verde para atravessar uma rua, podemos aproveitar a oportunidade para fazer um minuto de meditação informal.

Todas essas atividades fazem parte de um treinamento contínuo para alcançar uma vivência plena do presente. Isso nos desperta, nos relaxa, permite que nossas ideias e nossa criatividade possam fluir. Além disso, mantém nossas emoções em equilíbrio, o que nos torna mais fortes e mais capazes.

Pode interessar a você...
Técnicas de meditação para iniciantes
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
Técnicas de meditação para iniciantes

Conheça algumas das principais técnicas de meditação para iniciantes, um caminho benéfico para favorecer a saúde física e mental.



  • Gutiérrez, G. S. (2011). Meditación, mindfulness y sus efectos biopsicosociales. Revisión de literatura. Revista electrónica de psicología Iztacala, 14(2), 26-32.