Os 8 melhores livros de mindfulness
O mindfulness, também chamado de consciência plena ou atenção plena, é uma prática milenar que consiste em estar atento ao que fazemos, intencionalmente, sem nos julgarmos ou nos apegarmos aos nossos pensamentos. Neste artigo, trazemos a você os melhores livros de mindfulness, de diversos autores, que abordam diferentes tópicos.
Essa prática é um ingrediente frequente em programas de meditação e até mesmo em programas de intervenção psicológica. O mindfulness demonstrou ter benefícios na redução dos níveis de ansiedade e na melhora dos sintomas depressivos.
Os melhores livros de mindfulness
Se você quer saber o que é mindfulness e como você pode incorporá-lo ao seu dia a dia para conseguir uma sensação de paz mental, não perca nossa seleção com os 8 melhores livros de mindfulness.
1. Viver a Catástrofe Total, Jon Kabat-Zinn
Kabat-Zinn é Jon considerado um dos grandes fundadores da prática de atenção plena. Ele é professor emérito de medicina e conduziu vários estudos com professores budistas; análises que, por sua vez, o levaram a relacionar parte desses ensinamentos com os da ciência ocidental.
Neste livro, ele explica o funcionamento teórico e prático que deve ser conhecido se quisermos entender em que consiste a atenção plena. É um livro muito completo, com mais de 600 páginas.
“A consciência requer apenas que prestemos atenção às coisas e as vejamos como são. Não requer que mudemos nada.”
-Jon Kabat-Zinn-
2. Para Viver em Paz – O Milagre da Mente Alerta, Thich Nhat Hanh
Outro dos melhores livros de mindfulness é este de Thich Nhat Hanh. É um trabalho prático que descreve como fazer exercícios de atenção plena. Por meio de narrações, ele explica a relação dessa prática com a filosofia budista.
Thich Nhat Hanh é um ativista pela paz e outro dos grandes fundadores do movimento mindfulness. Em sua carreira, publicou dezenas de livros sobre assuntos muito diversos.
“Se eu tivesse que escolher entre o budismo e a paz, eu escolheria a paz.”
-Thich Nhat Hanh-
3. Aonde quer que você vá, é você que está lá, Jon Kabat-Zinn
Também de Jon Kabat-Zinn, este livro fala sobre a atenção plena como o coração da meditação budista. Nele, o autor comenta os benefícios dessa prática e as múltiplas possibilidades que encontramos na atualidade.
Um livro ideal para aplicar seus conselhos no dia a dia e continuar aprendendo.
4. Depois do Êxtase, Lave a Roupa Suja, Jack Kornfield
Jack Kornfield é um monge budista que aprendeu os fundamentos da meditação e da filosofia na Birmânia. Por meio de seu livro, ele compartilha seu conhecimento sobre a vida e a morte.
É uma história sincera e convincente que fala sobre como devemos preparar nosso coração para o despertar.
“Seguir um autêntico caminho espiritual não é evitar as dificuldades, mas aprender com atenção a arte do erro e submeter os erros à força transformadora do nosso coração”.
-Jack Kornfield-
5. Mindfulness para Iniciantes, Jessica Joly
Um livro que não fala apenas sobre atenção plena. É um guia muito útil para recuperar o controle sobre o nosso ambiente e direcionar a nossa energia para os pontos sobre os quais podemos agir. Jessica Joly fala sobre a mente racional como um veículo para ver os problemas a partir de uma perspectiva mais ampla.
6. Mindfulness y la ciencia, Javier García Campayo
Este livro discute a base científica da atenção plena. Assim, é um livro que entrelaça ciência e mindfulness e que nos permite compreender melhor o funcionamento desta prática milenar.
É altamente recomendado para estudantes de psicologia, para curiosos e para pessoas que simplesmente desejam aprender mais sobre estes tópicos de uma forma divertida, mas rigorosa.
7. El corazón del mindfulness, Vicente Simón
Outro dos melhores livros sobre mindfulness é este de Vicente Simón, médico, psiquiatra e professor de Psicobiologia. Nele, o autor explica os aspectos afetivos da meditação e fornece exercícios práticos para o seu desenvolvimento no dia a dia.
Ele fala sobre a importância da bondade e da compaixão, seu poder de redirecionar o sofrimento emocional e como essas atitudes podem mudar o cérebro e melhorar a nossa saúde.
8. Atenção Plena em Linguagem Simples, Bhante Gunaratana
Este é outro dos melhores livros de mindfulness, além de um dos mais populares e amplamente lidos. Nessas páginas, você encontrará informações úteis sobre a atenção plena e a sua relação com outras formas de meditação.
O mindfulness é uma ferramenta muito útil para melhorar a qualidade de vida das pessoas. É claro que não vai funcionar para todos, porque cada um precisa dos seus próprios recursos, mas certamente é uma prática muito benéfica.
Ela pode ajudar a reduzir a ansiedade ou melhorar a relação com os próprios pensamentos (entre outros benefícios psicológicos e emocionais).
Com esses livros selecionados, você poderá mergulhar neste caminho de sabedoria em que espiritualidade e meditação se misturam com a ciência.
“Meu pai abordava as coisas por meio de investigação e exploração científica, enquanto minha mãe vivenciava as coisas por meio das suas emoções e sentidos.”
-Jon Kabat-Zinn-
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Moñivas, Agustín y García-Diex, Gustavo y García-De-Silva, Rafael (2012). Mindfulness (Atención plena): concepto y teorías. Portularia, XII (), 83-89. [Fecha de Consulta 6 de Octubre de 2021]. ISSN: 1578-0236. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=161024437009
- Korman, Guido P. y Garay, Cristian J. (2012). El modelo de Terapia Cognitiva Basada en la Conciencia Plena (mindfulness). Revista Argentina de Clínica Psicológica, XXI (1), 5-13. [Fecha de Consulta 6 de Octubre de 2021]. ISSN: 0327-6716. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281925884002
- Rosselló, Jeannette y Zayas, Gloria y Lora, Vanessa (2016). Impacto de un adiestramiento en meditación en consciencia plena (mindfulness) en medidas de ansiedad, depresión, ira y estrés y consciencia plena: un estudio piloto. Revista Puertorriqueña de Psicología, 27 (1), 62-78. [Fecha de Consulta 6 de Octubre de 2021]. ISSN: 1946-2026. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=233245623005