Metas inteligentes para criar e manter hábitos saudáveis
Muitas pesquisas afirmam que a genética tem uma influência limitada no nosso bem-estar. O que tem muito mais peso na boa saúde de uma pessoa são os chamados hábitos saudáveis, e para otimizá-los ao máximo, as metas inteligentes são de grande importância.
Graças aos hábitos saudáveis, uma pessoa pode desfrutar de uma saúde mais equilibrada. Isso é possível com uma alimentação adequada, exercícios físicos e atividades que minimizam o estresse, a exposição à poluição e todas aquelas ações que melhoram a qualidade de vida.
Através de diversas pesquisas, sabemos da necessidade de definir metas inteligentes para que os hábitos saudáveis sejam ainda mais saudáveis, valendo a pena a redundância.
Além da herança genética, as decisões que tomamos e a pressão do ambiente podem modificar a composição do epigenoma, isto é, modificam a substância química ligada à cadeia de DNA que condiciona os fatores do bem-estar humano.
Como definir metas inteligentes e saudáveis
Um estudo chamado Lifestyle, not genetics, explains most premature heart disease estabeleceu que, após examinar mais de 1000 pacientes, questões como tabagismo, falta de exercícios, diabetes, hipertensão e colesterol alto desempenham um papel preponderante no aparecimento precoce das doenças cardíacas, muito além da genética.
Em outras palavras, os hábitos saudáveis são muito importantes. O estudo afirma que o estilo de vida terá um papel vital no envelhecimento adequado de qualquer pessoa. Este fator supera a herança genética recebida.
Portanto, está claro que o estabelecimento de metas inteligentes é muito importante. Mas, como vamos fazer isso? A Mayo Clinic oferece dois modelos principais para se mover na direção certa. Esta instituição de saúde fala de duas áreas que são essenciais para o cuidado dos bons hábitos. Um deles é o esporte e a atividade física, e o segundo é a nutrição.
Metas inteligentes para manter uma alimentação saudável
Começamos com metas inteligentes no sentido da nutrição. Como implementar uma dieta saudável? Vejamos quais costumes valem a pena:
Alimentos
- Uso de aplicativos: os aplicativos móveis nos ajudam a controlar as nossas refeições.
- É preciso se alimentar bem: mastigar muito, não ter pressa, saborear cada prato…
- A negatividade deve ser descartada: é importante ser positivo e definir metas realistas que evitem a frustração se não forem alcançadas.
Bebidas
- Evite o açúcar: ou seja, não consuma bebidas açucaradas.
- Beba água: acima de qualquer outra bebida, especialmente as ricas em açúcares.
- Tamanhos pequenos: se você não consegue ficar sem os refrigerantes, deve evitar as grandes quantidades.
Frutas e vegetais
- É importante comer salada em todas as refeições.
- Os processados devem ser substituídos por frutas e vegetais frescos.
- É básico e fundamental adicionar vegetais no jantar.
- As frutas devem ser a sobremesa, em vez de sorvete, biscoitos, etc.
“Diga-me o que você come e eu lhe direi quem você é”.
– Anthelme Brillat-Savarín –
Cereais integrais
- É melhor consumir pão integral do que branco.
- Use arroz integral.
- Priorize os grãos integrais em geral.
Metas inteligentes para fazer exercício físico
Também é preciso estabelecer metas inteligentes para a prática de exercícios físicos e a manutenção de hábitos saudáveis, garantindo que o nosso corpo esteja em perfeitas condições. Vejamos quais são:
Evite o sedentarismo
- Caminhe por dez minutos todas as manhãs.
- Use equipamentos auxiliares, como pedômetros, para rastrear distâncias.
- Faça tarefas que podem ser feitas a pé, evitando ficar sentado por muito tempo. Leia enquanto usa a bicicleta ergométrica, por exemplo, etc.
Aumente a atividade aeróbica
- Caminhe ou corra algumas vezes por semana.
- Uma curta caminhada após o jantar pode ser muito útil.
- Gaste 30 minutos a cada 7 dias levantando pesos.
- Adicione exercícios que usem o seu corpo, como agachamentos ou flexões.
- Consulte um personal trainer se precisar de mais orientações.
Agora que você conhece as metas inteligentes para melhorar os hábitos saudáveis, lembre-se de que com essas dicas simples você poderá melhorar muito a sua saúde física e orgânica, o seu bem-estar e estado psicológico.