O método dos 7C para alcançar os objetivos

O método dos 7C é uma ferramenta simples que nos permite refletir sobre os eixos que nos ajudam a definir e alcançar objetivos. Sua função é ajudar a organizar ideias e emoções para atingir um propósito.
O método dos 7C para alcançar os objetivos

Última atualização: 03 Julho, 2021

O método dos 7C é uma espécie de catálogo que nos lembra os pilares sobre os quais repousa o caminho para uma meta ou objetivo. Cada um desses fatores ajuda a passar da vontade à ação de uma forma consistente.

Essa ferramenta é especialmente valiosa quando o que você propõe é um objetivo que não é tão fácil de alcançar. Às vezes, fazer ou não algo exige um grande esforço, e você precisa se manter motivado para alcançá-lo. O método dos 7C ajuda a se lembrar do essencial em tudo isso.

Embora o método dos 7C, por si só, não seja uma garantia de sucesso, é uma ajuda valiosa, principalmente se você sentir que está se afastando do seu objetivo. Ele permite que você reordene ideias e identifique o fator que pode estar falhando no seu propósito. Vamos ver do que se trata.

Estou sempre fazendo coisas que não consigo fazer. É assim que eu consigo fazê-las”.
-Pablo Picasso-

1. Convicção, a base do método dos 7C

O método dos 7C diz que é impossível atingir metas se você não tiver plena convicção de que é importante alcançá-las. Você precisa sentir que isso é o melhor para você e que sua vida será significativamente enriquecida por isso.

A convicção é a base da motivação e esta, por sua vez, é essencial para que você possa ser constante nos seus esforços. Antes de embarcar na luta para alcançar um propósito, reúna as razões para fazê-lo.

2. Capacidade, certifique-se de que você está pronto

Quando se trata de definir uma meta séria, é muito importante que você defina um limite de tempo para alcançá-la. Pensar nisso é uma boa desculpa para se perguntar se você está ou não pronto para chegar aonde deseja. Você deve ser muito sincero consigo mesmo.

Se perceber que ainda tem que completar alguns processos antes de chegar ao objetivo que deseja, é indicado que repense o que você propôs. Talvez seja necessário propor alguns objetivos anteriores mais alinhados com o que você pode fazer agora.

3. Coragem: toda conquista exige ousadia

Toda conquista requer coragem, principalmente em dois sentidos. O primeiro tem a ver com a coragem de traçar uma meta para si mesmo e trilhar o caminho para alcançá-la sem nenhuma garantia de que você vai conseguir. Muitos não começam algo por medo de falhar.

O segundo aspecto que exige valor são os erros que, em um determinado momento, podem nos impedir de seguir em frente, tornando-se obstáculos intransponíveis. Diante deles, é preciso ter coragem para continuar. Você tem?

4. Clareza saber para onde está indo

No método dos 7C, a clareza é muito importante. Quanto mais clara e específica for a formulação do seu objetivo, maiores serão as chances de alcançá-lo. Um objetivo bem planejado permite que você tenha uma ideia mais precisa e exata do destino que deseja alcançar.

O ponto anterior não é suficiente. Também é importante se perguntar como você vai conseguir fazer o que se propôs a fazer. Quais etapas você deve seguir, quais metas você deve cumprir para chegar aonde deseja. Tanto o final da estrada quanto a rota são importantes.

5. Compaixão: seja gentil consigo mesmo

Você provavelmente passará por alguns episódios em que as coisas não sairão como o planejado. Também é possível que você perceba que estava equivocado em algum momento ou que cometeu um erro na execução dos seus planos.

O método dos 7C diz que é nesses momentos que você deve ser compassivo consigo mesmo. Maltratar-se ou julgar a si mesmo com muita severidade não vai adiantar nada. Pelo contrário: nos momentos mais difíceis você deve mostrar que é o seu melhor amigo.

6. Conexão: é melhor estar acompanhado

Mesmo que o seu propósito seja individual, sempre haverá alguém que participa ou se beneficia do que você está fazendo. Por isso, não é uma boa ideia se fechar no seu objetivo e, no esforço para ser firme, transformá-lo em uma obsessão ou se tornar hermético diante dos demais.

É muito positivo que você compartilhe suas ideias com os outros e ouça o que eles têm a lhe dizer. Isso não apenas pode ajudá-lo a enriquecer seus planos, mas também é uma excelente oportunidade para se nutrir com a energia que os outros podem trazer.

7. Compromisso: sem decisão, nada é alcançado

A palavra compromisso vem das raízes latinas “cum”, ou seja, “com”, e “promisus”, ou “promessa”. Portanto, significa algo como fazer um acordo para cumprir uma promessa. Com quem esse acordo é feito? Nesse caso, com você mesmo.

Esse acordo pressupõe que você está realmente fazendo o que deseja, livre de pressões externas. É para isso que servem a convicção, a clareza e a conexão. Tudo isso permite traçar metas no horizonte.

O método dos 7C é uma ferramenta de análise e reflexão. Vale a pena aplicá-lo antes de tomar a decisão de ir atrás de algo. Também é muito útil revê-lo de vez em quando, se você sentir que está sem forças para continuar.

Pode interessar a você...
O método Kaizen: um passo de cada vez
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
O método Kaizen: um passo de cada vez

No método Kaizen, a melhoria não é uma conquista pontual, mas um processo contínuo, um modo de vida. Saiba mais detalhes neste artigo.



  • VILLALBA, D. (1974). Programación por objetivos. Revista Española de Financiación y Contabilidad, 369-386.