O modelo Radex de inteligência


Escrito e verificado por o psicólogo Gorka Jiménez Pajares
A inteligência é um constructo amplamente estudado. Profissionais da psicologia passaram anos desenvolvendo teorias e sistemas, como o modelo Radex, para definir o que é inteligência e como avaliá-la. Já no século XIX, com o surgimento da psicologia, a inteligência tornou-se alvo de pesquisas.
Três áreas especializadas da psicologia têm sido responsáveis por pesquisar esse tema: a psicologia diferencial, que investiga os elementos que, embora comuns a todas as pessoas, nos tornam diferentes (como a personalidade); a psicologia do desenvolvimento, que estuda as pessoas ao longo de seu ciclo de vida; e a psicologia cognitiva, que investiga os processos psicológicos, especialmente as funções executivas.
“O verdadeiro sinal de inteligência não é o conhecimento, mas a imaginação.”
-Albert Einstein-

O que é inteligência?
A inteligência é estudada sob duas perspectivas: por um lado, constitui uma capacidade humana e, por outro, pode assumir a forma de comportamento em resposta ao contexto. De fato, a definição de inteligência difere dependendo do autor que a estuda. Vejamos algumas das descrições mais famosas:
- Para Burt, trata-se de uma capacidade geral. Ela é estruturada em uma hierarquia, desde os níveis mais elevados e gerais (como o fator g) até os níveis mais puramente sensoriais, como a percepção (habilidades sensoriais e motoras básicas).
- Para Gardner, existem oito inteligências. Na verdade, elas podem ser chamadas de talentos. São elas: linguística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésico-corporal, interpessoal e intrapessoal, naturalista e existencialista.
- Sternberg fala de um tipo prático de inteligência, que se refere à nossa capacidade de nos adaptarmos a ambientes em mudança para sobreviver. Para este autor, inteligência equivale ao comportamento adaptativo, e este depende tanto do indivíduo quanto do contexto.
- Para Eysenck, a inteligência é biológica. Especificamente, refere-se à capacidade do nosso cérebro de processar e transmitir a maior quantidade possível de informações, com o mínimo de erros possível. Para Eysenck, a inteligência é uma questão de eficiência neuronal.
Pesquisas científicas sobre inteligência nos forneceram dados surpreendentes. Embora as porcentagens variem ao longo da vida, herdamos cerca de 40% a 70% da nossa inteligência dos nossos pais.
E quanto à porcentagem restante? Especialistas acreditam que os 30% a 60% da inteligência não explicada pela hereditariedade se desenvolvem com base no ambiente, em nossas experiências de vida e nos desafios que a vida nos apresenta. Agora que sabemos o que é inteligência, vamos nos aprofundar no modelo Radex.
O Modelo Radex: Inovação em Inteligência
O modelo Radex foi desenvolvido por Louis Guttman, sociólogo e professor de avaliação psicológica que lecionava na Universidade de Jerusalém. Para ele, inteligência é definida como comportamento. Especificamente, comportamento que pode ser observado em diferentes campos e domínios, dependendo das capacidades que exigem.
O modelo Radex surgiu na década de 1960 graças a inovações nas técnicas de análise fatorial estatística. O autor acredita que a inteligência pode ser representada na forma de círculos ou anéis concêntricos.
No nível mais profundo deste círculo, encontramos o fator de inteligência g (a capacidade geral dos indivíduos). Antes de chegar à periferia do círculo, encontramos o primeiro anel, o círculo Simplex. Na periferia, encontramos o próximo anel, o círculo Circumplex. Vamos analisar cada um deles.
O Círculo Simplex
Podemos descrever a inteligência com base em como a medimos. Se medirmos a capacidade de resolver um labirinto, completar uma série de letras ou resolver cálculos aritméticos, a inteligência dependerá da rapidez e da eficiência com que o fazemos.
Assim, dentro deste círculo, os testes são organizados de acordo com seu grau de complexidade. Entre as diferentes tarefas avaliadas pelos testes do Círculo Simplex estão problemas aritméticos (ou seja, inteligência numérica), construções de cubo (inteligência visoespacial) e tarefas de vocabulário (inteligência verbal).
O Círculo Circumplexo
Este círculo representa o próximo anel. Os testes que ele abrange são organizados com base na similaridade de seu conteúdo. Aqui, podemos encontrar operações numéricas e tarefas de labirinto (inteligência quantitativa); tarefas de montagem de objetos ou de completar figuras (inteligência visoespacial); e testes de compreensão e similaridade (inteligência verbal).

O Radex ou espaço inteligente
Guttman chama a combinação de círculos ou anéis simplex e circumplex de Radex. Radex significa “expansão radial da complexidade”. Podemos explicar da seguinte forma: todo círculo tem um raio; nesse sentido, a complexidade das tarefas depende da proximidade ou distância das habilidades exigidas do centro do círculo (o fator g).
Assim, alguém é mais ou menos inteligente dependendo da posição que adota sobre o raio do círculo depois de resolver os testes.
“Em um espaço Radex, cada teste é definido por uma posição no espaço circular de acordo com os critérios de complexidade e conteúdo.”
-Mª del Carmen Carbajo-
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Paniagua, S. Á. M. (2023). Introduccion Al Estudio De Las Diferencias Individuales (2 Ed.). Sanz Y Torres, S.l.
- Carbajo Vélez, M. (2011). Historia de la inteligencia en relación a las personas mayores. Tabanque: Revista pedagógica, (24), 225-241.
- Cock, M. R., Matute, E., & Jurado, M. B. (2008). Las funciones ejecutivas a través de la vida. Revista neuropsicología, neuropsiquiatría y neurociencias, 8(1), 23-46.
-
Castaño, E. F., & Espada, A. Á. (2005). Modelos circumplex de la conducta interpersonal en Psicología Clínica: desarrollos actuales y ámbitos de aplicación. Apuntes de Psicología, 23(2), 183-196.
-
Yela, M. (1981). Inteligencia, herencia y ambiente.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.