6 motivos para acordar às 6h da manhã

Você se considera alguém que madruga ou um notívago? Neste artigo, você descobrirá as vantagens de acordar juntamente com a luz do sol.
6 motivos para acordar às 6h da manhã

Última atualização: 07 abril, 2022

“Não durma para descansar, durma para sonhar. Porque os sonhos são para serem realizados”

-Walt Disney

Ao longo da minha vida, e certamente da sua, você já deve ter ouvido inúmeras vezes o ditado “Deus ajuda quem cedo madruga”. Ou, pelo menos na minha, foi dessa forma que tentaram me educar para que me tornasse uma melhor profissional na hora de me dedicar ao que gostava.

Algo semelhante aconteceu com Eghosa Aihie, um blogueiro profissional, que decidiu verificar a veracidade desse hábito dos mais velhos. Para isso, decidiu fazer um experimento.

O experimento de Aihie consistia em acordar às 6h da manhã todos os dias durante dois anos.

O resultado? Esse hábito conseguiu mudar a sua vida.

Depois de ler cada uma das 6 razões listadas pelo autor que permitiram que ele se motivasse a acordar mais cedo, adoraria compartilhá-las com você. Também te convido a experimentá-las e a nos contar como foi o seu resultado.

Quais são as 6 razões para acordar às 6h da manhã?

1. Você terá mais tempo para pensar no que deseja

Um dia percebi que não estava me permitindo alcançar meus próprios objetivos porque não conseguia me concentrar o suficiente.

“Os que madrugam sempre terão vantagens incalculáveis em relação aos preguiçosos.”

-Antonio Ferrer del Rio-

Ter tempo para começar o dia “organizando” onde você realmente precisa colocar energia ao longo do dia permitirá que você progrida ao invés de ficar parado perdendo tempo ou divagando mentalmente.

Foi comprovado, de acordo com estudos científicos, que o nosso cérebro funciona melhor durante as primeiras horas da manhã. Assim, aproveite essas horas nas quais rendemos melhor para trabalhar no controle da sua mente, e aproveite para recobrar as forças com as suas emoções posteriormente.

pense no que você quer

Os grandes mestres da meditação nos aconselham a meditar assim que o sol nasce. A mente está mais descansada, clara e livre do estresse diário. Portanto, começar o dia meditando durante 20 minutos é uma maneira fabulosa de começar o dia. Se nos dedicarmos a estar com nós mesmos durante esses 20 minutos, a nossa vida, pouco a pouco, terá uma mudança maravilhosa. Aprenderemos a reconhecer e a controlar as nossas emoções.

O Departamento de Psicologia da Universidade de Toronto descobriu que aqueles que madrugam têm emoções mais positivas, bem como personalidades mais estáveis e boa saúde.

2. Você terá mais tempo para organizar o dia

Se você se tornar um dos que madrugam, você terá muito mais tempo para organizar o seu dia com antecedência, antes de começar qualquer coisa e sem se distrair. Desta forma, você será muito mais eficaz e competente em relação aos resultados que se propor a obter.

“Quem não se levanta com o sol não aproveita o dia.”

-Miguel de Cervantes-

Além disso, se você planejar o seu dia com a mente cansada, você corre o risco de ficar saturado e de não organizar um plano igualmente eficaz. Assim, o melhor a fazer é descansar de forma saudável durante a noite e, no dia seguinte, com as baterias recarregadas, começar o planejamento do dia de trabalho com calma e tranquilidade.

Acordar às 6h da manhã significa ganhar horas a mais. E isso repercute em ter mais tempo para organizar o nosso dia, sem deixarmos nada de lado. Uma boa organização nos permitirá aproveitar melhor o nosso dia e iremos para a cama com uma maior satisfação interior. Assim, vamos dormir mais felizes.

3. É o momento perfeito para se exercitar

Acordando às 6h da manhã, você não terá mais desculpas para dizer que não tem tempo para ir à academia ou para estudar por causa do trabalho. Afinal, ao se levantar nesse horário, você terá algumas horas para dedicar a uma  atividade de sua escolha antes de começar o seu dia de trabalho.

Além disso, ao praticar esportes pela manhã, as endorfinas geradas serão o seu melhor recurso para desfrutar de um dia cheio de positividade e alegria em qualquer ação praticada. Por outro lado, os níveis de serotonina ficarão mais elevados e, desta forma, haverá um impacto positivo no humor. Por fim, aqueles que se exercitam pela manhã confirmam que enfrentam o dia com mais energia, entusiasmo e otimismo.

4. Você ainda não sabe como é tomar um bom café da manhã? Agora, você poderá descobrir

Você certamente já ouviu muitas vezes que é importante fazer a primeira refeição do dia, o café da manhã, para ter um dia cheio de energia. Assim, você poderá enfrentar o gasto de energia que o trabalho acarreta.

Uma pesquisa da Escola de Saúde Pública John Hopkins Bloomberg confirmou e conseguiu demonstrar cientificamente que, se você tomar o café da manhã com calma e de forma correta, você estará proporcionando ao seu corpo um hábito altamente benéfico para a saúde.

Afinal, lembre-se de que o corpo precisa de combustível para funcionar de maneira ideal pela manhã e também ao longo do dia.

Tome um café da manhã tranquilo

5. É o segredo das pessoas de sucesso

“Quem quer prosperar deve começar a madrugar”

-Anônimo-

Na nossa sociedade, muitas das pessoas mais bem-sucedidas, tanto profissionalmente quanto pessoalmente, têm o hábito de acordar antes das 6h da manhã.

Jack Dorsey, o fundador do Twitter, confirmou em entrevista à The New York Magazine que começa o dia às 5h30. Ele também revelou que usa as manhãs para realizar atividades como meditar e correr vários quilômetros.

Enquanto isso, o fundador do Grupo Virgin, Richard Branson, em entrevista ao Business Insider, mencionou que também se levanta por volta das 5h45 para ter tempo para praticar esportes e desfrutar de um café da manhã saudável.

6. Manter-se dois passos à frente de todos os outros

Por fim, começar o dia às 6h faz a sua confiança e criatividade aumentarem. Quando você tem tempo para fazer as tarefas mais urgentes e mecânicas (tais como verificar e-mails, agendar reuniões, programar atividades, etc.) antes das 8h, você pode continuar o seu dia se concentrando nas coisas que são realmente importantes para você e para a realização dos seus objetivos.

Dessa forma, você pode ter a sensação de ter mais tempo disponível para si mesmo e até mesmo para que você tenha a chance de descansar enquanto todos os outros ainda estão imersos no trabalho.

Em suma, acordar às 6h da manhã permitirá que você esteja dois passos à frente das pessoas ao seu redor e se sinta mais tranquilo.

Além disso, também permitirá que você tenha tempo para si mesmo, completando o seu dia de trabalho de maneira normal, porém eficiente. Isso também vai te beneficiar com um maior potencial criativo, bem como um melhor desenvolvimento da sua segurança pessoal.

Assim, este seria o ingrediente perfeito para vencer todos os obstáculos. Em breve, começarei a integrar esse hábito no meu dia a dia. Que tal você também começar?

Pode interessar a você...
5 estratégias para acordar cedo
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
5 estratégias para acordar cedo

Se você tem dificuldade para se levantar em um determinado horário, conheça algumas estratégias para acordar cedo que podem ser de grande ajuda.