Mude suas crenças para fortalecer a sua personalidade

Mude suas crenças e fortaleça sua personalidade

26, janeiro 2017 em Psicologia 1397 Compartilhados
Mude suas crenças e fortaleça sua personalidade

Sem dúvida trata-se de um desafio difícil de colocar em prática, mas se você se propõe a isso… o número de impossíveis será muito menor do que você pensa! Ao mudar ou aperfeiçoar aquelas crenças que o acompanharam durante tantos anos, você permite que a sua personalidade possa fazer o mesmo. Essa é uma forma, como muitas outras, de poder evoluir.

Nossas ideias antigas costumam ser mais pesadas do que uma mochila cheia de pedras. Talvez você acreditasse firmemente nelas até pouco tempo e agora, consciente de suas limitações, elas pareçam bastante inapropriadas. Por que então continuar defendendo essas ideias?

Dê a si mesmo a oportunidade de evoluir mudando o que você acredita

As ideologias são formas de nos aproximarmos do que acontece em torno de nós e costumam estar carregadas de muito peso emocional, cultural, tradicional, etc. Acreditamos que esses pensamentos ou formas de agir irão nos acompanhar até o último dia da nossa vida, mas a verdade é que não há nada que permaneça estático por tanto tempo.

A mudança é uma virtude que nem todos compreendem. Contanto que você tenha a intenção de melhorar e de ser uma pessoa que transcende e aprende com seus erros, os resultados dessa mudança sempre serão positivos.
Compartilhar

mulher-revendo-suas-crenças

Costumamos afirmar que a nossa personalidade é algo que foi escrito em pedra e não pode ser alterada por nada no mundo. Por isso, defendemos com unhas e dentes aquelas crenças que uma vez avaliamos e assumimos ou simplesmente assumimos. De alguma forma podemos entender que, quando as pessoas atacam essas crenças, também atacam a nós.

O que aconteceria então se, por algum motivo, você percebesse que está errado ou que existe um caminho alternativo para aquilo que você tem feito durante tanto tempo? Valeria a pena mudar? Não é preciso lhe dizer qual é a resposta, porque ela está dentro de você.

As crenças limitantes nos proíbem de crescer

Nossa mente é a encarregada de traçar os limites e as fronteiras. Se pensamos que não podemos, infalivelmente não iremos alcançar os nossos objetivos. Mas, se estamos decididos a mudar e a lutar pelo que queremos, nenhuma ideia errada ficará estancada por muito tempo entre as que adotamos como próprias.

As crenças que agem como uma viagem para os seus próprios interesses – ou os das pessoas que você ama – são muito perigosas. O problema é que muitas vezes não conseguimos detectá-las. Elas estão sempre presentes e a única coisa que fazem é nos transformar em pessoas fechadas ao raciocínio e ao debate. E, em última instância, ao enriquecimento.

Certamente essas ideias nos serviram em outro momento da vida e foram úteis em situações particulares. Mas assim como as circunstâncias mudam e nenhum dia é igual ao anterior, as crenças muito enraizadas servem somente para destruir ou para que não avancemos em direção aos nossos sonhos.

As crenças e a voz interna

Em primeiro lugar, é preciso saber que para ter uma personalidade forte e capaz de suparar todas as dificuldades, a flexibilidade é imprescindível. Isto quer dizer que se andarmos rígidos como robôs não poderemos nos esquivar dos ramos de uma árvore, saltar uma poça d’água ou virar quando o caminho se bifurcar. Por isso, nossos padrões de pensamento têm que ser modificáveis e flexíveis.

A adaptação salvou muitas espécies da extinçãoInclusive nós, seres humanos, tivemos que passar por várias etapas até nos transformarmos no que somos hoje. Pense: como pessoa, você não teria a capacidade de mudar e evoluir para ser melhor do que ontem?

mulher-pensando-olhando-pela-janela

É verdade que a voz interna não te deixará em paz. As crenças que você quer desenterrar vão resistir e lutar. Mas isso não importa. Seja firme na sua decisão e não vacile. Questione essas ideias e compreenda por que elas ficaram escondidas durante tanto tempo.

Pergunte a si mesmo se essas ideias lhe são úteis, se te ajudam a alcançar suas metas ou como modificam suas relações com os outros. Depois comece a pensar para encontrar uma alternativa a essas crenças. Escolha a que seja melhor para você. Talvez a resposta não apareça em um piscar de olhos e você precise de tempo e esforço para encontrá-la.

Procure um pouco mais e não fique apenas de braços cruzados. Descubra se há algo que o motiva a mudar, que se transforma na estrela que o orienta, assim como costumavam fazer os marinheiros no passado. Quando você estiver a ponto de “mostrar a bandeira branca”, pense nos benefícios que isso lhe trará no futuro e não se preocupe com os ajustes que você tem que fazer. Sempre é melhor mudar do que permanecer no erro por orgulho.

Evolua e transcenda. Seja como a água de um rio que corre e corre e nunca para. Você pode alcançar tudo o que definir para si mesmo!

Recomendados para você