O mundo das pessoas com Síndrome de Asperger

O mundo das pessoas com Síndrome de Asperger

abril 30, 2016 em Psicologia 1088 Compartilhados
Síndrome de Asperger

O mundo das pessoas com síndrome de Asperger é o mesmo que o nosso, mas a maneira como elas o veem precisa, acima de tudo, de doses elevadas de empatia. Por outro lado, é preciso deixar claro que isso não é uma doença, mas que essas pessoas têm alguns aspectos diferenciais que afetam a sua vida social e o ambiente em que vivem.

Ou seja, as pessoas com síndrome de Asperger vivem com as características que dão nome a esta síndrome, por isso é muito importante que elas as conheçam e que os outros tenham a capacidade de compreendê-las. Desta forma, vamos ajudar a melhorar seu desempenho pessoal e suas habilidades sociais.

Quando não a compreendemos, uma pessoa com síndrome de Asperger pode se sentir confusa, triste e ansiosa. É o nosso dever explicar a ela o que a torna diferente e fazer com que ela entenda que estes aspectos são apenas diferenças que não as tornam melhor nem pior que ninguém. Se conseguirmos fazer com que ela nos entenda, ela pode ter uma ideia do mundo em que vive e vai achar mais fácil a tarefa de se adaptar a ele.

“As crianças com condições especiais não têm uma doença; é apenas uma condição. Elas não estão à procura de uma cura, só estão à procura de aceitação.”
-Anônimo-

O que é a síndrome de Asperger?

Como citado pela federação espanhola, a síndrome Asperger é um transtorno grave do desenvolvimento, considerado neurobiológico, que se encontra dentro do Espectro do Autismo. Para diagnosticar a síndrome, deve-se levar em conta principalmente os seguintes aspectos:

  • Problemas com os padrões típicos de interação social, inclusive com as pessoas mais próximas, como os pais no caso dos filhos.
  • Expressão linguística de conversação e possíveis problemas na comunicação não verbal. Normalmente o uso da linguagem é muito elevado, mas apresenta dificuldades quando empregada em diálogos com os outros: interpretar ambiguidades semânticas, a obsessão por temas específicos ou ler as entrelinhas, por exemplo.
  • Falta ou dificuldade de manutenção do contato visual ao falar: as pessoas com Asperger muitas vezes evitam o contato visual quando se dirigem aos outros.

Menino com síndrome de asperger ouvindo música com seu fone

O maravilhoso mundo de quem tem síndrome de Asperger

Assim como afirma Álvaro Girón Martín, o mundo visto através dos olhos de alguém com síndrome de Asperger pode ser maravilhoso, já que por trás do lado mais negativo da moeda também há um outro muito positivo, que é o que queremos mostrar aqui. Neste sentido, ele nos salienta alguns pontos muito interessantes:

  • O de confiança total. Devido aos problemas de integração social que podem ter, quando as pessoas com síndrome de Asperger encontram alguém que as compreende, esse alguém passa a fazer parte do seu círculo de confiança e elas passam a se expressar com toda a sinceridade.
  • O da grande capacidade de escuta. Ao contrário do que normalmente fazemos, quem tem a síndrome de Asperger tem um bom domínio de escuta, não interrompe continuamente e não emite avaliações próprias no meio de uma conversa normal.
  • O da conversa produtiva e coerente. Elas têm a sua própria forma de ver as coisas e defendem isso de forma consistente, não se deixam levar pelo resto da sociedade.
  • O da imaginação transbordante. O psiquiatra Michael Fitzgerald, experiente no assunto, apoia a alta capacidade de engenho das pessoas com síndrome de Asperger. A inquietação por determinados temas as tornam quase experts neles, mesmo sem terem um título que comprove isso.

Menino com síndrome de asperger desenhando na parede

  • O do poder de sua memória. O esforço em atividades e âmbitos concretos faz com que as pessoas com Asperger desenvolvam uma memória excepcional, o que pode significar um sucesso em diferentes áreas de conhecimento.
“Não escolhemos as nossas vidas, mas decidimos o que fazer com as alegrias e com as tristezas que recebemos.”
-Paulo Coelho-

Em suma, o mundo das pessoas com síndrome de Asperger pode ser maravilhoso, sempre que as dificuldades sejam entendidas e as qualidades tão particulares e positivas que elas podem ter sejam reforçadas. Por isso, a compreensão e o conhecimento são requisitos indispensáveis para seu desenvolvimento, como dissemos no início.

Curiosidades: livros e filmes

A síndrome de Asperger é bastante comum e, felizmente, está cada vez mais integrada nas diferentes culturas que ocupam o mundo. De fato, é grande o número de livros, filmes, artigos sobre celebridades, documentários, etc. que abordam esta questão e informam quem não a conhece.

Como uma pequena amostra disso, poderíamos propor alguns exemplos, como o livro O estranho caso do cachorro morto ou o filme Meu nome é Khan, entre outros.

Recomendados para você