No final, tudo vai ficar bem

01 Julho, 2020
"Confio e olho para o horizonte com esperança. Sei que no final tudo vai ficar bem. Sei que há força na minha vulnerabilidade e entendo que há momentos em que devo parar e apenas ser paciente. Vou encontrar paz e felicidade apesar de todas as mudanças."

No final, tudo vai ficar bem, então não pare de acreditar, independentemente da sua realidade. Em algum momento, haverá calma e você vai recuperar o seu equilíbrio. Seus pensamentos, seu corpo e seu coração encontrarão o bem-estar. Você pode achar difícil de acreditar agora, mas você possui forças das quais ainda não sabe que você pode usar assim que precisar.

Seria muita arrogância ter certeza de que no final tudo vai ficar bem? É claro que não.

Como disse Hellen Keller, escritora e ativista cega e surda, não há conquista sem otimismo. A confiança e a esperança não existem sem positividade. É essencial, portanto, nutrir uma atitude receptiva em relação à ideia de que amanhã será melhor do que hoje.

A psicologia positiva, por exemplo, está passando por uma segunda onda, na qual enfatiza mais do que apenas as habilidades e os comportamentos clássicos que nos permitem ser felizes. Psicólogos como Itai Ivtzan e Tim Lomas estão liderando esse movimento. Eles enfatizam uma série de competências que devemos ter em períodos de crise.

Como disse Viktor Frankl, quando não podemos mudar uma situação, a única saída é mudar a nós mesmos. Esse processo de transformação é o que nos permite adicionar blocos à ponte que nos permitirá alcançar um futuro onde tudo esteja bem.

Homem explorando a natureza

Tudo vai ficar bem, mesmo que você não consiga o que deseja

Uma das reclamações mais comuns na terapia psicológica é de que nada na vida da pessoa vai bem. Isso acontece porque, às vezes, as pessoas chegam a um ponto em que não veem luz no fim do túnel.

São situações em que a depressão prejudica o mundo existencial. Não é fácil lhes mostrar o caminho para suas forças e fazê-las perceber sua própria capacidade de iniciar mudanças para deixar a luz entrar em sua realidade novamente.

Coisas, pessoas, experiências e o próprio mundo nunca são apenas preto e branco. Nada é totalmente ruim ou perfeito. Na maioria das vezes, as pessoas vivem em uma escala de cinza. Ou seja, seus sonhos costumam ser realizados apenas parcialmente. O amor não é perfeito, mas vale a pena. Um trabalho quase nunca é como você espera, mas o recompensa.

Assim, e embora o que você deseje nunca chegue a se materializar, no final tudo vai ficar bem. É apenas uma questão de atitude, de aceitar o mal e apreciar o bem, de viver ousadamente entre a cor cinza e lidar com o que aparece enquanto luta pelo que quer e merece.

Tudo vai ficar bem, porque você não vai desistir

Tudo vai ficar bem, porque a vida não permite que você desista. Simples assim. Alguns podem te considerar um herói por lidar com uma situação difícil, mas a verdade é que você não tem outra opção além de fazê-lo.

Alguns vão se sair melhor e outros pior, mas todos passam por momentos para os quais não estavam preparados e, mesmo assim, obtêm sucesso.

Martin Seligman, um expoente da psicologia positiva, aponta que a persistência é uma das forças psicológicas mais importantes a que devemos prestar atenção. Trata-se de ter uma atitude otimista e autoconfiante para lidar um pouco melhor com as complicações que a vida traz. Portanto, não deixe de acreditar que tudo vai ficar bem, já que isso te ajuda a focar na sua superação e a nutrir a sua coragem e vontade.

Casal fazendo planos

As circunstâncias mudam, mas sempre há alguém em quem você pode se apoiar

Às vezes, o destino traz mudanças inesperadas. Algumas não são nada demais, mas outras são mais desafiantes e até difíceis. No entanto, saiba que, no final, tudo vai ficar bem, especialmente se você se cercar de pessoas valiosas. Isso porque as coisas são mais fáceis quando você tem alguém em quem se apoiar. Essas pessoas irão protegê-lo quando você estiver com medo e vão fornecer energia quando sua força e motivação falharem.

É muito mais difícil lidar com os seus problemas quando você está sozinho. Você pode desabar em algum momento da sua vida, não importa o quão independente e resistente acredite ser. Saber que você pode conversar com alguém capaz de escutar sem julgar e que há pessoas que o amam e estão dispostas a ajudá-lo da maneira que puderem é reconfortante e restaura o coração.

Além disso, você deve admitir que gosta de ouvir que tudo vai ficar bem, porque essas palavras, tão cheias de carinho, asseguram que você não está sozinho. Assim, você acaba dando o melhor de si em todas as circunstâncias.

Porque você é maior e mais confiante quando se une a outras pessoas. Elas te ajudam a esperar um futuro em que há coisas melhores, calma e bem-estar novamente. Portanto, use os recursos que você tem em mãos e permaneça otimista, porque, mais cedo ou mais tarde, tudo vai ficar bem.