Nove maneiras de relaxar a mente – A mente é maravilhosa

Nove maneiras de relaxar a mente

junho 9, 2015 em Curiosidades 14 Compartilhados
relaxar a mente

Deixar a mente em branco ou concentrada em algo relaxante nos ajuda a desestressar.

Numa época em que a maioria das pessoas vive num ritmo acelerado, é necessário tirar um tempo diário para relaxar a mente e eliminar o estresse.

Como relaxar a mente

1. Parede branca: Fecharemos os olhos e visualizaremos uma parede branca imensa. Assim, enquanto a mente está concentrada em recriar a cor branca, não há espaço para mais pensamentos. Caso seja complicado manter a concentração, podemos pensar numa frase relacionada, como “Eu visualizo uma parede branca”.

2. Mãos sem força: Fecharemos os olhos, colocaremos as palmas das mãos para cima e nos concentraremos completamente nas mãos. Iremos sentir como elas ficam sem força, e enquanto isso podemos pensar que “as mãos, cada vez mais fracas, perdem a força”.

3. Concentração total no som da respiração: Feche os olhos, inspire e expire lentamente. A mente deve estar completamente concentrada no som que fazemos ao respirar e na sensação de entrada e de saída de ar. Pode haver momentos em que a mente viaja para outro lugar, seja por problemas ou atividades que devemos fazer naquele dia, mas assim que aparecerem outros pensamentos, devemos repetir, interiormente, a frase “só me concentro na respiração” e, dessa forma, deslocamos todo o pensamento e voltamos a deixar a mente relaxada e concentrada na respiração.

4. Música relaxante: Sente-se em algum lugar cômodo e coloque uma música suave, de violinos, violão, natureza, água, música clássica, etc. Cada pessoa é um mundo e o que pode ser relaxante para você, pode não ser para mim, por isso, procure um som ou uma música que o acalme verdadeiramente. Feche os olhos e envolva-se nestas notas, imagine que as notas musicais tomam forma e vão até você, entram em sua mente e em seu corpo, fazendo você se sentir leve. Sinta o estado de conexão com a música, invadindo e limpando seu ser  de toda a negatividade, trazendo um estado de relaxamento total.

5. Saída para a natureza: Sair para ter contato com a natureza é uma das tarefas mais relaxantes que existem. Contemplar a água do mar, cachoeiras, a natureza verde, etc, permite que nos desconectemos dos problemas. É sempre melhor ver tudo isso pessoalmente, mas se não for possível, veja imagens ou assista vídeos de natureza; isso também ajuda a mente a desestressar, já que o que vemos é altamente importante. Não só devemos ter cuidado com o que pensamos, como também com o que vemos.

6. Tome um banho: Tome um banho relaxante e longo, com água quente, música lenta de fundo, uma boa decoração; faça tudo do seu jeito e aproveite o momento. Sinta como a água acaricia sua pelemova a mão por cima da água, fazendo barulho e concentre-se no som produzido por ela. Frequentemente, tomamos banho apenas como parte da rotina, mas é importante, de vez em quando, separar um tempo suficiente para desfrutar totalmente de um bom banho.

7. Pratique esportes: Está comprovado que fazer esportes libera dopaminas e endorfinas. Ao fazer esportes, nos desprendemos do estresse e uma sensação de ânimo é produzida, sendo que o efeito relaxante vem depois. É importante encontrar um exercício que você realmente goste. Tente não fazê-lo por obrigação e aproveite enquanto se mantém em forma.

8. Pratique seus hobbies: Muitas pessoas, devido ao ritmo de vida a que estão submetidas, deixam seus hobbies de lado. É simples! A mente relaxa quando fazemos algo que nos agrada. Há milhares de atividades que podem ser feitas e sempre podemos tirar um tempinho para elas. Ler, pintar um quadro, decorar a casa, reformar um móvel velho, assistir um filme, fazer bijuteria, jogar cartas, xadrez, cantar, tocar guitarra, dançar, etc… há muitíssimas atividades que podem relaxar. Procure aquela que você mais gosta e que faça esquecer os problemas. Opte por uma tarefa que não seja feita no computador; algumas pessoas podem até se sentir relaxadas, mas geralmente tarefas cibernéticas estressam porque há muita informação para processar.

9. Use sua imaginação: Imaginar é gratificante e, ainda por cima, é de graça! Deite-se de barriga para cima, feche os olhos e  crie sua própria viagem mental. Imagine que você está no seu lugar preferido do mundo, radiante de felicidade, na companhia de quem você mais deseja e dê uma boa olhada em tudo que acontece. Como esse é seu próprio filme imaginário, imagine que você é o protagonista e não desanime em fantasiar. Esta é uma maneira de relaxar porque a felicidade sentida pela mente quando a situação é real é a mesma que você sente quando está usando apenas uma imaginação positiva.

Não pressione a si mesmo

Relaxar a mente ou deixá-la em branco é um objetivo que só é alcançado com muita prática e paciência. Se você tentar fazê-lo e não estiver conseguindo, não se desespere. Não é necessário que você se esforce; se sentir que ainda não está preparado, é melhor deixar para outro dia e não se obrigar a fazê-lo.

Depois de tanto praticar, vai chegar uma hora em que tudo acontecerá de forma natural. Para começar, basta fazer pequenas tentativas; conforme formos avançando e conseguindo relaxar, poderemos transformar isso num hábito, mesmo que sejam apenas 5 ou 10 minutos diários.

Créditos da imagem: Julia S

Recomendados para você