Novo medicamento para a prevenção da enxaqueca: ajovy (fremanezumab)

junho 3, 2019
O Ajovy (fremanezumab) é um novo medicamento para a prevenção da enxaqueca. Neste artigo falaremos sobre ele: o que é e como funciona.

A prevenção da enxaqueca é um grande desafio para a sociedade devido ao fato de ser uma das doenças incapacitantes mais comuns atualmente. Nesse sentido, o Ajovy (fremanezumab) é um novo fármaco que pode ser muito útil para essa indicação.

A enxaqueca não é uma simples dor de cabeça: é uma doença neurológica. Há mais de 50 milhões de pacientes na Europa que sofrem as consequências desse transtorno imprevisível. É uma doença que enfraquece os pacientes, tanto física como psicologicamente. É comum entre os 25 e os 55 anos e tem um alto impacto na qualidade de vida dos pacientes. É mais comum em mulheres e tem um certo componente genético.

Ela é reconhecida como uma doença incapacitante. É verdade que há cada vez mais ênfase em melhorar a sua profilaxia para controlá-la e reduzir o seu impacto. No entanto, em muitos casos, uma intervenção adequada não é diagnosticada ou estabelecida.

Novas alternativas terapêuticas, como o Ajovy, são fundamentais para avançar no tratamento da doença. Tanto a prevenção da enxaqueca como os tratamentos sintomáticos são importantes para reduzir o impacto deste transtorno nos pacientes.

Este novo medicamento foi testado em pacientes com enxaqueca incapacitante. O Ajovy reduziu em até 50% os dias de enxaqueca por mês. Além disso, vários estudos garantem a sua eficácia como medida preventiva.

Outro fármaco que tem sido usado até agora na profilaxia da enxaqueca é o propranolol. Este medicamento, comercializado como Sumial, é um fármaco relaxante que também é usado para tratar a ansiedade.

Mulher sofrendo de enxaqueca

O que é o Ajovy e como ele age?

Ajovy é a marca comercial do anticorpo monoclonal fremanezumab. É uma solução injetável indicada para a prevenção da enxaqueca em adultos que têm pelo menos quatro dias de enxaqueca por mês. Além disso, em relação ao seu reconhecimento e curso, podemos dizer que foi aprovado tanto nos Estados Unidos quanto na Europa.

O fremanezumab é um anticorpo monoclonal humanizado. Atua ligando-se ao peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP). Assim, impede que ele se junte ao seu receptor. É por isso que se diz que é anti-CGRP. O CGRP é um dos neuropeptídeos mais abundantes produzido tanto nos neurônios centrais quanto nos periféricos. É um poderoso vasodilatador e tem influência na transmissão da dor.

Está comprovado que os níveis de CGRP são aumentados na enxaqueca. Quando esse neuropeptídeo é liberado nas terminações nervosas e se liga ao seu receptor, causa a liberação de mediadores inflamatórios e também provoca uma vasodilatação poderosa.

Portanto, ao agir sobre o CGRP, o fremanezumab impede a ativação das fibras sensoriais do nervo trigêmeo, responsáveis ​​pela ativação da dor. No entanto, os mecanismos pelos quais essas substâncias atuam ainda não são totalmente conhecidos.

Administração na prevenção da enxaqueca

O Ajovy vem em uma injeção pré-carregada, fácil de usar e injetada sob a pele, por via subcutânea. Cada injeção contém 225 miligramas do anticorpo. Pode ser administrado em doses mensais ou trimestrais:

  • Se for administrado mensalmente, uma injeção subcutânea é suficiente.
  • No caso de administração trimestral, serão injetadas três seringas de uma vez. Isso corresponde a 675 miligramas, então você não precisa repetir a dose por três meses.

Esta forma de administração representa uma grande vantagem porque aumenta muito a flexibilidade do tratamento. Portanto, se a opção trimestral for escolhida, quatro administrações por ano serão suficientes para cobrir as estipulações do tratamento.

Prevenção da enxaqueca

Efeitos colaterais

As reações adversas observadas foram, em geral, de natureza leve. Algumas reações cutâneas foram detectadas em torno da área da injeção, tais como:

  • Dor
  • Vermelhidão
  • Rigidez
  • Coceira
  • Erupção

No entanto, como é um novo medicamento, é necessário continuar estudando a sua segurança e eficácia a longo prazo. Assim, se forem detectadas reações indesejadas, o especialista deve ser consultado.

Na enxaqueca, os mesmos tratamentos não funcionam para todos os pacientes. Isso também se deve ao fato de que nem todas as enxaquecas são iguais. Existem vários medicamentos e é o médico especialista que deve ajustá-los a cada caso específico, personalizando o tratamento.

  • VanderPluym, J., Dodick, D. W., Lipton, R. B., Ma, Y., Loupe, P. S., & Bigal, M. E. (2018). Fremanezumab for preventive treatment of migraine: Functional status on headache-free days. Neurology, 91(12), e1152–e1165.
  • Durham, P. L. (2006). Calcitonin gene-related peptide (CGRP) and migraine. Headache.
  • EMA (2019). Summary of opinion: Ajovy, fremanezumab. Case Medical Research.