Psicofarmacologia

Nesta seção sobre psicofarmacologia você encontrará informações relacionadas aos medicamentos para entender suas tipologias, mecanismos de ação e seus efeitos na hora de tratar diversas condições psicológicas.

Antipsicóticos: funcionamento e tipos

Os antipsicóticos são psicofármacos disponíveis apenas sob prescrição médica. Eles estão autorizados para tratar problemas de saúde mental cuja sintomatologia inclui sintomas psicóticos, como os que aparecem na esquizofrenia, no transtorno esquizoafetivo, em algumas formas de transtorno bipolar ou na…

Haloperidol: o que é e para que é utilizado?

O haloperidol é um medicamento antipsicótico ou neuroléptico. Devido à sua estrutura química, está incluído no grupo das butirofenonas. Foi descoberto em 1958 por Paul Janssen. Pertence aos antipsicóticos típicos. Portanto, é útil no tratamento dos sintomas positivos da esquizofrenia. Alguns destes são, por exemplo,…

Psicofármacos em crianças e adolescentes

As doenças mentais são uma das maiores epidemias do século XXI. São muitas as estatísticas que alertam sobre o preocupante aumento no consumo de medicamentos ansiolíticos e antidepressivos. No entanto, isso se agrava ainda mais se falarmos da população infantil…