Psicofarmacologia

Nesta seção sobre psicofarmacologia você encontrará informações relacionadas aos medicamentos para entender suas tipologias, mecanismos de ação e seus efeitos na hora de tratar diversas condições psicológicas.

Rasagilina, tratamento para o Parkinson

O Parkinson é uma das doenças neurodegenerativas mais comuns. A Rasagilina, também comercializada como Azilect, é um fármaco muito eficaz utilizado para o tratamento deste transtorno. Relaciona-se com a Selegilina e demonstrou melhorar os sintomas motores com apenas uma dose…

Tratamento farmacológico da insônia

A insônia é um dos distúrbios mais comuns. Afeta grande parte da população, de idades e condições diversas. Por isso, há uma necessidade de estudar e conhecer o tratamento farmacológico da insônia, assim como outras alternativas que existem para combatê-la…

Pregabalina: o que é e como é utilizada?

A pregabalina, também comercializada como Lyrica, é um antiepilético utilizado para o tratamento da dor neuropática em transtornos como a neuropatia diabética e a neuralgia pós-herpética. Atualmente, a dor neuropática é um dos grandes desafios das unidades de saúde. Isso…

Agomelatina: um antidepressivo diferente

A agomelatina é um antidepressivo eficaz, com ótimas taxas de resposta e remissão. Apresenta um bom perfil de segurança e é bem tolerado. Sua novidade, e diferença em relação a outros antidepressivos, reside em sua influência no ritmo circadiano. A…

Ganho de peso associado aos psicofármacos

O ganho de peso associado aos psicofármacos é um dos efeitos colaterais que mais preocupam os pacientes. Portanto, esta é uma questão delicada que devemos levar em conta e tratar com uma atenção especial. As alterações no peso corporal são muito…

Antidepressivos e álcool: como se relacionam?

Muitas vezes nos perguntamos como o consumo de álcool influencia o tratamento com determinados medicamentos. No caso da combinação entre antidepressivos e álcool, temos que ter em mente que são duas substâncias psicoativas que podem provocar graves efeitos em nosso…

Bupropiona: um antidepressivo para parar de fumar

A bupropiona é um inibidor seletivo da recaptação de dopamina e noradrenalina (ISRN). Foi autorizada na Espanha pela Agência Espanhola de Medicamentos (AEMPS) em 2000 como uma ajuda na desintoxicação do tabagismo. Desde 2007, também tem sido indicada como antidepressivo…

Antipsicóticos: funcionamento e tipos

Os antipsicóticos são psicofármacos disponíveis apenas sob prescrição médica. Eles estão autorizados para tratar problemas de saúde mental cuja sintomatologia inclui sintomas psicóticos, como os que aparecem na esquizofrenia, no transtorno esquizoafetivo, em algumas formas de transtorno bipolar ou na…

Haloperidol: o que é e para que é utilizado?

O haloperidol é um medicamento antipsicótico ou neuroléptico. Devido à sua estrutura química, está incluído no grupo das butirofenonas. Foi descoberto em 1958 por Paul Janssen. Pertence aos antipsicóticos típicos. Portanto, é útil no tratamento dos sintomas positivos da esquizofrenia. Alguns destes são, por exemplo,…

Psicofármacos em crianças e adolescentes

As doenças mentais são uma das maiores epidemias do século XXI. São muitas as estatísticas que alertam sobre o preocupante aumento no consumo de medicamentos ansiolíticos e antidepressivos. No entanto, isso se agrava ainda mais se falarmos da população infantil…

Síndrome serotoninérgica: sintomas e tratamento

A síndrome serotoninérgica é uma condição clínica associada a uma reação adversa aos antidepressivos. Muito além do que podemos imaginar, os estudos dizem que esses casos aumentaram como consequência de um aumento no consumo desses fármacos. Costuma estar associada à…

Psicofarmacologia: o que é e como surgiu?

Foi apenas no século XIX que cientistas franceses e alemães estudaram pela primeira vez o comportamento do ser humano a partir de uma perspectiva adaptativa. Foi aí que teve início um novo paradigma que passou a considerar os problemas mentais…