Psicofarmacologia

Nesta seção sobre psicofarmacologia você encontrará informações relacionadas aos medicamentos para entender suas tipologias, mecanismos de ação e seus efeitos na hora de tratar diversas condições psicológicas.

Como o antidepressivo age no cérebro

Um antidepressivo age no cérebro gerando mudanças fisiológicas que têm como consequência a melhora do humor. Essas mudanças são induzidas pela ação química do remédio e têm uma duração limitada. Elas também geram uma série de efeitos colaterais que ainda…

Rasagilina, tratamento para o Parkinson

O Parkinson é uma das doenças neurodegenerativas mais comuns. A Rasagilina, também comercializada como Azilect, é um fármaco muito eficaz utilizado para o tratamento deste transtorno. Relaciona-se com a Selegilina e demonstrou melhorar os sintomas motores com apenas uma dose…

Tratamento farmacológico da insônia

A insônia é um dos distúrbios mais comuns. Afeta grande parte da população, de idades e condições diversas. Por isso, há uma necessidade de estudar e conhecer o tratamento farmacológico da insônia, assim como outras alternativas que existem para combatê-la…

Antipsicóticos: funcionamento e tipos

Os antipsicóticos são psicofármacos disponíveis apenas sob prescrição médica. Eles estão autorizados para tratar problemas de saúde mental cuja sintomatologia inclui sintomas psicóticos, como os que aparecem na esquizofrenia, no transtorno esquizoafetivo, em algumas formas de transtorno bipolar ou na…