O caráter nos protege das feras – A mente é maravilhosa

O caráter nos protege das feras

17, fevereiro 2015 em Psicologia 2 Compartilhados

Uma vez um monge oriental viu como um escorpião se afogava. Decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião o picou. Diante da dor o soltou deixando-o cair e novamente o animal começou a afundar… então tentou tirá-lo e outra vez o picou.
A cena se repetiu várias vezes: Tirá-lo da água, ser picado e soltá-lo.
Alguém que observava, lhe disse: “Porque você é tão teimoso! Não entende que cada vez que você o tirar da água ele vai lhe picar?”
Então, o monge lhe respondeu: “A natureza do escorpião é picar… não vai mudar a minha natureza, que é ajudar

Para ter um caráter consolidado temos que vencer os medos, porque o medo não permite que assumamos riscos, e a maneira autêntica de viver é arriscando-se a todo momento e toda vez que tomamos nossas próprias decisões.

Uma pessoa tem um caráter firme quando na sua vida se mantém fiel a seus princípios pessoais , quando está segura de suas convicções, e principalmente quando é capaz de dominar-se e controlar seus impulsos.

Uma pessoa com caráter também tem medos, a diferença está na forma como os enfrenta. Não se afasta nem se paralisa, assume as situações de risco com audácia e firmeza, tentando resolvê-las adequadamente sem cair diante da adversidade.

Viver não é simples. O mundo pode ser maravilhoso, mas também pode ser cruel.

Manter nosso caráter forte nos permite aceitar as coisas como são, não como queremos que elas que sejam. Nos ajuda a nos afastar de pessoas fracas que jamais se comprometem, e cujo ego negocia com tudo a seu redor porque tudo tem preço ou valor.

A meta não é possuir e sim dar, não é ter e sim ser, não é controlar e sim compartilhar, não é submeter e sim estar de acordo. Rabino Abraham Joshua Heschel

Recomendados para você