O diário de autoconhecimento do trabalho: uma ferramenta para melhorar o seu trabalho

O diário de autoconhecimento do trabalho cumpre o papel de ajudar você a se conectar melhor consigo mesmo no trabalho. Pode ser particularmente útil quando você tem muitas dúvidas neste plano de sua vida.
O diário de autoconhecimento do trabalho: uma ferramenta para melhorar o seu trabalho
Sergio De Dios González

Revisado e aprovado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Escrito por Edith Sánchez

Última atualização: 15 dezembro, 2022

O diário de autoconhecimento do trabalho é uma ferramenta muito útil para melhorar seu desempenho no trabalho. Recomendamos que você faça um, principalmente naqueles momentos em que você passa por fases de baixa motivação ou tem problemas para realizar suas atividades da melhor maneira.

Essa ferramenta também é muito útil quando você tem dúvidas sobre continuar ou não em uma determinada organização. Da mesma forma, pode ser muito útil se você tiver conflitos frequentes com chefes ou colegas de trabalho. Precisamente, a função básica do diário de autoconhecimento do trabalho é ajudá-lo a identificar problemas e possíveis soluções.

Você não precisa fazer sempre, mas é muito conveniente que, se você o iniciar, seja constante por pelo menos quatro semanas. Caso contrário, o diário de autoconhecimento do trabalho não vai te ajudar muito. O que você deve levar em consideração para fazê-lo? Como fazê-lo? Falaremos sobre isso em breve.

Escrever é a maneira mais profunda de ler a vida.”

-Francisco Limiar-

Homem trabalhando no computador
O diário de autoconhecimento do trabalho ajuda a identificar problemas e soluções.

O diário de autoconhecimento do trabalho

O diário de autoconhecimento de trabalho, como o próprio nome indica, é um instrumento cujo objetivo principal é conhecê-lo melhor no campo de trabalho. Isso não quer dizer que não o ajude a aumentar seu autoconhecimento em outros aspectos, mas sim que se concentra no que está relacionado à sua atividade laboral.

É melhor começar de forma espontânea e ser honesto consigo mesmo. Se você racionalizar demais ou se tornar muito metódico, pode não chegar tão longe quanto chegaria se desse rédea solta às suas ideias e sentimentos. A ordem não importa muito. O que importa é a perseverança e a honestidade.

O mais conveniente é escrever todos os dias, no início e no final do dia de trabalho. No entanto, também é recomendável que você o leve com você e escreva, desenhe ou rabisque o que quiser nele. Tudo o que você inserir lá o ajudará mais tarde a se conhecer melhor e ter uma ideia mais precisa de como você está abordando seu mundo de trabalho.

Como fazer o diário de autoconhecimento do trabalho?

Na verdade, não existem regras definidas para fazer o diário de autoconhecimento. Podemos sugerir um esquema, mas é importante que você se sinta à vontade para adicionar ou excluir o que achar mais conveniente. É aconselhável que escreva as primeiras linhas do seu diário no início do dia. Talvez depois do café da manhã ou a caminho do trabalho.

É importante que escreva como se sente, o que espera do dia, o que o preocupa ou o que o motiva. Como já indicamos, não procure ser ordeiro ou rigoroso. Se você for de um tópico para outro sem um vínculo, não há problema. Se você deixar ideias inacabadas ou cometer erros de ortografia, tudo bem. Tudo é permitido. A extensão também não importa.

Recomenda-se definir um limite de tempo para este exercício, que pode ser de 5 ou 10 minutos. Se você achar difícil, limite ainda mais seu tempo, pois isso o ajudará a não pensar muito antes de escrever. Se durante o dia algo o incita ou o preocupa, não hesite em retornar ao seu diário de autoconhecimento do trabalho e escrever novamente.

Mulher escrevendo em um caderno
O diário de autoconhecimento do trabalho pode lhe mostrar aspectos de si mesmo que talvez você não conhecesse.

A segunda parte

À noite você deve fazer um exercício semelhante ao que fez pela manhã, mas desta vez o que é indicado é que você se concentre em revisar e avaliar o que aconteceu durante o dia. Qual foi o destaque do dia? Que humores você teve? Qual foi sua maior conquista? O que você deixou de fazer? Que te preocupa? O que você conclui sobre si mesmo após essa jornada?

Também é muito conveniente que , ao final dessa reflexão, você reserve um pequeno espaço para agradecimentos. É uma maneira de adicionar um diário de gratidão ao seu diário de autoconhecimento de trabalho. Da mesma forma, recomendamos que você tente condensar o que aprendeu sobre si mesmo em uma única frase. Se possível, que a partir disso você elabore uma máxima para sua vida.

O diário de autoconhecimento do trabalho ganha seu verdadeiro significado no final da semana, quando você para para lê-lo  tranquilamente. É provavelmente então que você começa a descobrir aspectos de si mesmo que talvez não tenha notado. Em grande ou pequena medida, isso o ajudará a ver a imagem com mais clareza, reconhecer melhor seus pontos fortes e fracos, mudar em alguns aspectos e/ou tomar decisões.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Aparicio Cabezas, L., & Muñoz Lima, M. D. (2015). Chance’u Programa de autoconocimiento para inserción laboral y el desarrollo profesional.
  • Saludes, M. À. R. (2016). ¡A conocerse mejor!. Aula de innovación educativa (256), 62.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.