O eterno retorno de que fala Nietzsche

Esta é precisamente a questão que está por trás do eterno retorno de Nietzsche e do vitalismo que impregna sua filosofia.
O eterno retorno de que fala Nietzsche
Sharon Laura Capeluto

Escrito e verificado por a psicóloga Sharon Laura Capeluto.

Última atualização: 13 abril, 2023

A partir da famosa frase Deus está morto , Nietzsche tenta explicar brevemente um princípio complexo. Expressa que os seres humanos estão preparados para deixar de acreditar em uma entidade superior, um pastor do rebanho que levaria à desvalorização dos valores supremos e da lei moral. Em contrapartida, entende que o indivíduo, com uma atitude sobre- humana que rejeita a moralidade do rebanho, consegue tomar conta de sua própria vida, afastando-se da visão determinista da existência.

Seu pensamento revolucionário coloca em xeque a concepção cristã que governava o mundo ocidental e , assim, abre a possibilidade de ver o mundo e os indivíduos de outra perspectiva. O que ele quer dizer com o eterno retorno? Qual é o valor desta doutrina?

Quem foi Nietzche?

Estamos falando de um dos filósofos ocidentais mais relevantes do século XIX. Friedrich Nietzsche nasceu em 1844 na Alemanha. Sua mãe queria que ele fosse pastor, então vinte anos depois ele entrou na Universidade de Bonn para estudar Teologia. No entanto, apesar do descontentamento de sua mãe, no ano seguinte mudou-se para a Universidade de Leipzig para estudar Filologia Clássica.

Influenciado pelo pensamento de Arthur Schopenhauer e pela música de Richard Wagner, interessou-se pela Filosofia e acabou criando obras reveladoras. Entre os mais destacados estão O Nascimento da Tragédia no Espírito da Música, Assim Falou Zaratrusta e A Gaia Ciência.

Em suas obras desenvolve sua interpretação da tragédia na Grécia Antiga, a morte de Deus, o fim da religião como modelo de valores na sociedade moderna e o eterno retorno. Do seu ponto de vista niilista, o cristianismo inventou um mundo ideal e inexistente que não faz nada além de limitar a liberdade dos indivíduos.

No final de 1889, sofreu um colapso mental irreversível e, com evidentes sinais de loucura, foi internado na clínica psiquiátrica de Basileia. Mentalmente deteriorado, ele se isola em uma casa de família que dividia com sua irmã Elisabeth em Weimar. Faleceu em 25 de agosto de 1900.

O tempo a partir de uma concepção cultural

Como entendemos o tempo? Como uma flecha. Ou seja, com um começo (passado), com um presente e com uma consumação final (teologicamente chamado de fim dos tempos).

Para os gregos, o tempo era circular, cíclico. Eles usaram duas palavras para se referir ao tempo: k airós e cronos. A palavra kairós representa o tempo oportuno e profundamente relevante que ocorre no tempo cronos (o cronológico, aquele que simplesmente passa).

“Os primeiros gregos pensavam que a passagem do tempo ia do caos ao cosmos, para depois voltar ao caos e, assim por diante, num ciclo eterno. Ou seja, tudo o que nasce na natureza, degenera, se transforma e morre, e então nasce de novo, e repete o ciclo”.

-Lucas Gabriel Cantarutti-

Estar no kairos é sentir-se em sintonia com o momento presente. Em palavras simples, trata-se de tomar decisões conscientes no aqui e agora. É se apropriar da própria vida e entender que não é acaso ou obra do destino.

Nietzsche expressa que normalizamos uma concepção de tempo que se baseia nas ideias do cristianismo e afirma que devemos deixar a ideia de tempo em forma de flecha, pois esse olhar escatológico nos faz sempre esperar por algo maravilhoso, pagando o preço de viver uma vida fora ou longe de seus próprios desejos. Propõe uma vida autenticamente amorosa, independentemente de um futuro promissor e assumir que o presente representa a totalidade da vida.

Mulher feliz pulando
Para Nietzsche, o presente é tudo.

O eterno retorno de Nietzsche

Essa ideia não dá como certa a possibilidade de viver em ciclos infinitos. É uma questão hipotética e não um fato. Não é colocado em termos de reencarnação, mas deve ser um teste reflexivo para a própria vontade e existência.

Os negadores dessa concepção sugerem que as coisas acontecem por destino ou acaso, e que não dependem de um. Para eles, a vida é cruel e injusta, esperando o paraíso celestial. Nesse sentido, acredita-se que a vida como tal não vale a pena ser vivida, e que só faria sentido no futuro.

Em vez disso, Nietzsche se baseia no princípio existencial de que a vida acaba para aumentar a importância de não centrar nossas expectativas de vida em uma promessa futura. Pelo contrário, propõe viver o presente com tanta intensidade que pensemos em repeti-lo com coisas boas e ruins, as alegrias e as tristezas. O lema moderno seria aproveitar tanto o presente que você queira vivê-lo novamente.

“A ampulheta eterna da existência sempre se voltará novamente e você com ela, pequena partícula de pó! Você se jogaria no chão, rangendo os dentes, e amaldiçoaria o diabo que lhe falou assim? Ou você já experimentou um momento extraordinário em que poderia ter-lhe respondido: “Você é um deus e eu nunca ouvi nada mais divino!?

-Friedrich Nietzsche-

É uma afirmação de vida, pois o eterno retorno se constrói em cada decisão, em cada momento. Através deste conceito, Nietzsche tenta chamar a vontade humana. Esta é a doutrina de vida do super-homem, disposto a derrubar a moralidade decretada pelo cristianismo, juntamente com rebanhos que obedecem e pastores que pregam, e criar uma nova moral na qual o homem seja seu próprio juiz e carrasco.

A vida que você está vivendo vale a pena viver uma e outra vez? O que você está fazendo com seus momentos, aqueles que se perderam uma vez vividos? O que você gostaria de mudar?


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