O poder da ambição

O poder da ambição

Última atualização: 23 maio, 2022

É muito comum encontrar pessoas que confundem o significado da palavra ambição, associando-a a algo ruim ou a uma conotação negativa. Nossa cultura e sociedade nos educaram desde a infância para não sermos ambiciosos, nos ensinam que não devemos fingir querer mais do que o necessário, focando no fato de sermos “humildes” constantemente.

O problema é que também fomos ensinados a confundir e associar humildade com ausência de abundância, escassez ou pobreza. Você concorda com essa concepção de ambos os termos?

Um artigo que pude descobrir na Wikipedia catalogou e definiu ambição apenas como algo que prejudica o ser humano, um sentimento negativo, ruim e perverso que se origina em nossas mentes quando buscamos querer mais. Além disso, acrescentou que viver e sentir esse sentimento prejudica os outros.

O problema dentro dessa pequena definição e conceito, que a maioria de nós integrou em algum momento de nossas vidas, é que ambição pode ser confundida com ganância.

“Cuidado com sua ambição. Ele pode voar, mas também pode rastejar.”

-Edmund Burke-

Por esta razão, gostaria de convidá-lo a refletir e compreender o verdadeiro conceito de ambição, para que ela deixe de limitá-lo na esfera pessoal de sua vida, como tem feito até agora, impedindo que você alcance muitos de seus objetivos. ou sonhos.

O que é ambição?

Homem segurando um globo do mundo mostrando sua ambição

Gostaríamos de poder deixar claro que o conceito e significado de ambição não é o desejo cego de obter fins como riqueza ou poder, independentemente dos meios para alcançá-los.

É muito comum pensar que uma pessoa ambiciosa vai superar as outras para atingir seus objetivos, mas isso não é verdade. De fato, em muitas ocasiões, os desejos, objetivos e sonhos dessas pessoas serão orientados para o benefício de outros seres humanos.

“A ambição e o amor são as asas das grandes ações.

Johann W. Goethe

Também é bom estar ciente de que a ambição não é o desejo de crescer indiscriminadamente sem motivo, ou sem sentido. Poderíamos dizer que é mais o desejo de que, como seres humanos, tenhamos que buscar proteção, segurança e bem-estar.

Ela, nos permite, nesse sentido, ampliar esses objetivos de segurança e alcançá-los em maior escala por toda a vida. É bom parar de confundir ambição com defeitos que nós, seres humanos, temos.

Uma pessoa ambiciosa requer e precisa de uma grande causa que a guie através de uma barreira tão imensa quanto a adversidade, permitindo-lhe superar todos os tipos de obstáculos, medos e permanecer disposto a viver por sua causa para os outros e alcançá-la. Você pode imaginar como isso poderia ser alcançado sem ambição?

Um exemplo de ambição

Casal com braços fortes desenhados simbolizando ambição

Para entender o que realmente é ambição, gostaria de convidá-lo a conhecer o caso de Mason Wartman. Este jovem americano sempre quis ter sua própria pizzaria. Durante algum tempo foi empresário de uma marca de prestígio em Wall Street e motivado pela ambição, decidiu arriscar, ousar e realizar o seu sonho pessoal.

Seu dia a dia foi ficando cada vez melhor. Ele se dedicava a vender fatias de pizza por 1 dólar e, graças aos seus preços acessíveis para muitas pessoas, conseguia alimentar muitos daqueles que mal tinham recursos para sobreviver.

Um dia, um cliente lhe propôs uma ideia brilhante, que mais tarde transformaria seu negócio em seu sonho mais valioso: os clientes poderiam pagar antecipadamente para que um sem-teto pudesse comer no final do dia.

Mason decidiu eternizar em seu estabelecimento a generosidade e o amor dos clientes que vinham ao seu negócio e doavam cada uma daquelas porções, colocando um post-it colorido. Até hoje, a pizzaria do Mason é completamente coberta por aqueles papéis coloridos cheios de amor e calor humano.

Ambição e motivação

No exemplo acima podemos ver claramente como a ambição pode criar um projeto maravilhoso. E é disso que se trata a ambição, um motor que nos impulsiona, que nos motiva a alcançar os nossos objetivos. Mesmo no budismo, onde a humildade é pregada, eles defendem uma ambição saudável de ser uma pessoa melhor a cada dia. Além disso, eles também afirmam que a humildade não está relacionada à falta de riqueza. O problema está na nossa relação com essa riqueza.

Se a ambição nos faz pisar nos outros para ter sucesso, é aí que começam os problemas. Neste caso estaríamos falando de uma ambição insana e maliciosa. Mas se a nossa ambição é para o benefício dos outros, podemos ficar felizes por estar no caminho certo. Que a ambição nos leve a melhorar dia a dia favorecendo a nós mesmos e aos outros.

Pode interessar a você...
O método dos 7C para alcançar os objetivos
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
O método dos 7C para alcançar os objetivos

O método dos 7C é uma ferramenta simples para refletir sobre os eixos que nos ajudam a definir e alcançar objetivos. Saiba mais sobre ele aqui!