O poder da gratidão nos relacionamentos românticos
A gratidão nos relacionamentos amorosos é um ato de reconhecimento, mas para quê? Do que o outro fez por nós. De certa forma, a gratidão é um ato de consideração, mas sobretudo de reconhecimento. Além disso, ao criar um espaço para esse reconhecimento, o que fazemos, pelo menos indiretamente, é melhorar a imagem que temos do outro. Sim, ao agradecer, as pessoas começam a parecer mais gentis, mais generosas, mais honestas, mais inteligentes…
Para o destinatário, a gratidão muitas vezes atua como um reforço. É como se injetássemos uma dose de vitamina no autoconceito e indiretamente na autoestima. Outro de seus efeitos, quando percebemos a sinceridade por trás do ato, é reforçar o relacionamento.
A importância da gratidão nos relacionamentos românticos
“Cultive o hábito de ser grato por todas as coisas boas que aparecerem em seu caminho e agradeça continuamente. E como todas as coisas contribuíram para o seu progresso, você deve incluir todas as coisas em sua gratidão.”
-Ralph Waldo Emerson-
Ser grato às pessoas que amamos é uma ótima maneira de fazê-las se sentirem bem, apreciadas e valorizadas, o que melhora o relacionamento como um todo.
A gratidão está associada a comportamentos que buscam manter o vínculo afetivo. Em outras palavras, promove comportamentos de manutenção recíproca nas relações de casal. Nesse sentido, um estudo constatou que a gratidão é um bom preditor da satisfação que um relacionamento está gerando. Além disso, parece prever aumentos na conexão e satisfação do relacionamento, tanto para o destinatário quanto para o benfeitor.
Também foi observado que as pessoas que reservam um tempo para agradecer ao parceiro não apenas se sentem melhor, mas também se sentem mais à vontade para expressar preocupações sobre o relacionamento. De fato, a gratidão melhora os sentimentos de quem tem apego evitativo, o que está relacionado à satisfação e ao comprometimento no relacionamento.
A gratidão nos relacionamentos românticos não apenas aumenta a satisfação e o comprometimento, mas também protege os casais dos efeitos nocivos das discussões e do estresse financeiro, de acordo com uma nova pesquisa.
O poder de dizer obrigado
Ao longo de 15 meses, o estudo de Barton et al. (2022) examinou os efeitos da gratidão expressa e da gratidão percebida (sentir-se valorizado e apreciado por um parceiro) em 316 casais afro-americanos. O objetivo foi investigar o efeito protetor da gratidão nos relacionamentos amorosos.
“Este estudo foi realmente motivado para entender a gratidão nos relacionamentos e se ela pode proteger os casais de desafios e dificuldades, seja uma comunicação negativa ou fatores mais amplos, como estresse financeiro”, disse Barton ao Illinois News Bureau.
Os casais do estudo foram questionados sobre discussões, satisfação, nível de estabilidade no relacionamento, resolução de conflitos, confiança em seu futuro juntos, expressões de gratidão para com o parceiro e níveis de gratidão percebida. Além disso, eles relataram seus níveis atuais de estresse financeiro.
A maioria dos participantes era de meia-idade e vivia na zona rural da Geórgia. Eles tinham emprego e aproximadamente 65% dos casais tinham renda abaixo de 150% do nível federal de pobreza e poderiam ser classificados como trabalhadores pobres.
“Nossa principal hipótese era que a percepção de gratidão de um parceiro teria o que chamamos de “efeitos de proteção contra o estresse”: protegeria os casais do declínio na qualidade do relacionamento que geralmente ocorre quando eles têm uma comunicação negativa ou quando têm níveis mais altos de estresse financeiro”, disse. disse Bartón.
A gratidão pode diminuir o estresse
Os pesquisadores descobriram que pessoas com altos níveis de gratidão expressa e percebida estavam mais satisfeitas com seu relacionamento. Elas também estavam mais confiantes no futuro e relataram menos instabilidade, discussões ou pensamentos de separação.
Quando os efeitos protetores foram testados, níveis mais altos de gratidão percebida foram encontrados para amortecer o estresse financeiro e as brigas. No entanto, o mesmo efeito não foi observado em altos níveis de gratidão expressa.
“Mesmo que a comunicação negativa do casal tenha aumentado, desde que eles se sentissem valorizados pelo parceiro, a qualidade do relacionamento não diminuiu tanto ao longo do tempo “, disse Barton.
Não se esqueça de agradecer ao seu parceiro
Já examinamos os múltiplos benefícios que a gratidão tem em nossas vidas. Agora é a hora de você começar a aplicar a gratidão em sua vida diária para ver seu relacionamento crescer.
Embora não haja uma maneira única de fazer isso, Barton sugere o seguinte ao Illinois News Bureau: “Certifique-se de fazer elogios sinceros e genuínos. E pergunte ao seu parceiro se há alguma área em que ele sinta que seus esforços não estão sendo apreciados ou reconhecido.” e comece a expressar sua gratidão por isso.”
Também é necessário que você não fique na superfície, vá além. Pesquisas indicam que o que realmente cria maiores laços de intimidade é ir além da simples gratidão. Por exemplo: em vez de dizer “obrigado por me trazer o almoço”, diga algo como “muito obrigado por encontrar tempo para levar meu almoço ao escritório. Agradeço sua ajuda porque estou tendo uma semana ocupada”.
Quando você vai abaixo da superfície e é específico, está dizendo ao seu parceiro o quanto você o valoriza e o quanto você é grato. Esse tipo de agradecimento é mais benéfico para o relacionamento do que simplesmente destacar o favor feito.
Para concluir, a gratidão não é apenas um presente para quem recebe o agradecimento, é também um alimento para o próprio relacionamento. Com ela, as pessoas podem fortalecer seus vínculos afetivos. Agradecer é mostrar para a outra pessoa o quanto ela é valiosa e importante para nossas vidas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ackerman, C. E. (2017, February 28). What is gratitude and why is it so important? Disponible en: https://positivepsychology.com/gratitude-appreciation/#effects-gratitude
- Ackerman, C.E. (2017, April 12). Benefits of gratitude: 28 surprising research findings. Disponible en: https://positivepsychology.com/benefits-gratitude-research-questions/
- Algoe, S. B., Fredrickson, B. L., & Gable, S. L. (2013). The social functions of the emotion of gratitude via expression. Emotion, 13(4), 605. Disponible en: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fa0032701
- Algoe, S. B., Gable, S. L., & Maisel, N. C. (2010). It’s the little things: Everyday gratitude as a booster shot for romantic relationships. Personal relationships, 17(2), 217-233. Disponible en: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1475-6811.2010.01273.x
- Barton, A. W., Jenkins, A. I. C., Gong, Q., Sutton, N. C., & Beach, S. R. (2022). The protective effects of perceived gratitude and expressed gratitude for relationship quality among African American couples. Journal of Social and Personal Relationships, 02654075221131288.
- Gordon, A. M., Impett, E. A., Kogan, A., Oveis, C., & Keltner, D. (2012). To have and to hold: gratitude promotes relationship maintenance in intimate bonds. Journal of personality and social psychology, 103(2), 257.Disponible en: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22642482/
- Harvard Health Publishing. (2021, August 14). Giving thanks can make you happier. Disponible en: https://www.health.harvard.edu/healthbeat/giving-thanks-can-make-you-happier#:~:text=Other%20studies%20have%20looked%20at,expressing%20concerns%20about%20their%20relationship.
- Illinois News Bureau. (2022, november 14). Study shows the power of ‘thank you’ for couples. Disponible en: https://news.illinois.edu/view/6367/772090023#:~:text=New%20research%20suggests%20that%20gratitude,ineffective%20arguing%20and%20financial%20stress.
- Kubacka, K. E., Finkenauer, C., Rusbult, C. E., & Keijsers, L. (2011). Maintaining close relationships: Gratitude as a motivator and a detector of maintenance behavior. Personality and Social Psychology Bulletin, 37(10), 1362-1375. Disponible en: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0146167211412196
- Park, Y., Impett, E. A., MacDonald, G., & Lemay Jr, E. P. (2019). Saying “thank you”: Partners’ expressions of gratitude protect relationship satisfaction and commitment from the harmful effects of attachment insecurity. Journal of personality and social psychology, 117(4), 773.
- Park, Y., Visserman, L., Sisson, N. M., Le, B. M., Stellar, J. E., & Impett, E. A. (2021). How can I thank you? Highlighting the benefactor’s responsiveness or costs when expressing gratitude. Journal of Social and Personal Relationships, 38(2), 504-523.