O que é um coach? Diferenças de um psicólogo

Embora um coach possa ensinar técnicas para nos ajudar a atingir objetivos específicos, o seu papel não é o de um psicólogo profissional. Veremos quais são as diferenças!
O que é um coach? Diferenças de um psicólogo

Última atualização: 01 maio, 2022

A palavra coach significa “treinador”. Refere-se a uma pessoa que foi treinada para motivar, para ensinar técnicas que ajudem a chegar aos objetivos que se pretende alcançar. Se olharmos para os treinadores de futebol, veremos como a sua verdadeira missão não é vencer, mas sim ajudar os jogadores para que potencializem as suas habilidades. Ou seja, de acordo com estudos, este é o verdadeiro coaching.

Desenvolvimento e apoio

No entanto, esses conceitos geralmente se confundem. Assim, é necessário diferenciar entre o que é um coach e o que é um psicólogo. Vamos colocar um breve exemplo. Um treinador pode fazer brilhar uma pessoa que sabe jogar futebol, ou seja, pode fazer com que ela desenvolva as habilidades que já possui. Mas será que esse treinador pode fazer alguma coisa por um jogador que não sabe jogar bem?

O mesmo poderia ser extrapolado para praticamente qualquer outro problema. Se uma pessoa tem as ferramentas para atingir um objetivo, um coach pode ajudá-la a melhorar, a usar as suas potencialidades de forma eficaz. Inclusive, até mesmo fazendo com que ela veja o caminho pelo qual ela pode fazer um uso mais eficiente delas. No entanto, se alguém não tiver as ferramentas previamente ou não acreditar nelas, um coach não será tão útil quanto um psicólogo, que tem conhecimentos mais profundos sobre o comportamento humano e suas complexidades.

O objetivo desta reflexão não é rejeitar o coaching radicalmente. Na verdade, os treinadores profissionais têm um verdadeiro dom para ajudar e treinar as pessoas. Cada pessoa precisa buscar o que funciona melhor para ela e o que se adapta à sua situação, de acordo com a dificuldade que se deve enfrentar em cada momento.

Homem subindo com a ajuda de um treinador

A importância de saber o que é um coach

Entender claramente o que é um coach vai te ajudar a diferenciar os profissionais. Um coach é uma boa opção quando você se sente bem, mas está estagnado e não sabe como atingir os seus objetivos e quais ferramentas usar para alcançá-los.

Será uma relação de igual para igual, na qual há clareza sobre o que está acontecendo com você e o objetivo que se quer alcançar. Você precisa ser orientado, acompanhado e motivado, mas não espere que o coach responda as suas dúvidas existenciais ou resolva os seus conflitos emocionais. O coach se concentra no presente e em como usar as suas ferramentas da maneira mais eficiente e eficaz.

“Nada pode parar o homem com a atitude mental correta de atingir seu objetivo; nada na terra pode ajudar o homem com a atitude mental errada.”

-Thomas Jefferson-

Consulta de um psicólogo

Um psicólogo seria a sua escolha quando você não se sente bem, quando as suas emoções tiram o melhor de você e a sua saúde sofre de alguma forma. Ele investigará a sua mente para trabalhar no que te afeta e fazer com que você se conheça melhor.

Será uma relação de autoridade. Uma relação na qual você não só procura alguém para te treinar para melhorar, mas que também te ajude a se conhecer e a encontrar soluções progressivas para os seus problemas.

É complicado explicar o trabalho de um psicólogo, pois existem tantas correntes que seria necessário analisar o problema específico. Por exemplo, alguns se concentram mais no passado, enquanto outros no presente ou em ambos. Além disso, há aqueles que, além de psicólogos, também possuem formação de coach.

É importante que, na hora de escolher qual profissional procurar, tenhamos em mente os MITOS que geralmente são encontrados na promoção desses serviços. A seguir, vamos mostrar os mais comuns.

“A terapia se concentra no que está errado, enquanto o coach se concentra no que pode ser melhorado e desenvolvido.”

A terapia psicológica não se concentra no que está “errado”. O psicólogo lida de forma profunda com o sistema de crenças e a estrutura da personalidade. Dessa forma, entende a origem do motivo da consulta e trabalha para promover um funcionamento mais saudável e adaptativo.

“O coach se volta para o que se deseja e é possível para você, não no que já te aconteceu.”

Isso não é inteiramente verdade, pois existem terapias psicológicas (como a Gestalt) que se voltam para o aqui e agora do indivíduo. Por outro lado, é importante sabermos até que ponto o nosso passado não nos permite progredir naquilo que queremos. Nesses casos, trabalhar o passado é um passo importante para redefinir o presente.

“Uma terapia psicanalítica pode levar anos, enquanto o coaching pode durar apenas algumas sessões”.

Dentro da psicologia, existem várias abordagens. Dependendo de cada uma, a terapia terá diferentes períodos de duração. É um erro generalizar que qualquer terapia envolve “anos”. Afinal, isso vai depender dos objetivos traçados e do ritmo estabelecido pela pessoa dentro do processo. Mas o que é certo é que, na terapia, não existem soluções milagrosas.

Aspectos que devem ser considerados

Durante os últimos anos, o número de pessoas que se dedicam a oferecer serviços de coaching aumentou significativamente. Assim, se você optar por um coach, certifique-se de que ele tenha a formação necessária para atuar. Há muitos que se disfarçam de coach quando, na verdade, têm muito pouca formação. Essas pessoas veem uma porta aberta para aumentar os seus lucros e a utilizam, oferecendo um serviço de pouca qualidade.

Por outro lado, se você optar por um psicólogo, certifique-se de que ele tenha um número de registro no conselho profissional. Além disso, é preciso considerar a sua experiência e que, para além da licenciatura, também tenha participado de cursos ou especializações. Não devemos nos esquecer de que o curso de Psicologia é muito global. Assim, após os estudos universitários, é necessário continuar com a formação para se especializar em algo mais específico.

This might interest you...
Este curta ajuda a entender melhor o trabalho dos psicólogos
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Este curta ajuda a entender melhor o trabalho dos psicólogos

Ao longo dos anos muito se falou sobre o trabalho dos psicólogos, carregando sua figura com muitos estereótipos. Este curta pode ajudar a entendê-l...