O transtorno de esquiva experiencial

junho 25, 2019
Apresentamos o transtorno da esquiva experiencial como um padrão no qual a pessoa foge de seus próprios pensamentos e sentimentos negativos por medo da dor que eles podem causar.

Estamos imersos na cultura da felicidade, essa que exige ser feliz a todo custo, aconteça o que acontecer. O problema é que, quando não conseguimos, nos sentimos frustrados e, consequentemente, infelizes, o que nos perturba ainda mais e pode levar ao transtorno de esquiva experiencial.

A verdade é que a felicidade, ou melhor, o bem-estar emocional, não é permanente. Não podemos dizer a nós mesmos “eu sou feliz”, porque isso é falso.

Felicidade não é um modo de ser, mas um estado. É muito mais considerável e sensato dizer “às vezes estou feliz e às vezes não estou”, já que as emoções vêm e vão dependendo de variáveis ​​diferentes.

Tentar estar emocionalmente bem continuamente é uma fantasia que nos mergulha ainda mais fundo no sofrimento. Por exemplo, quando evitamos nos sentir ansiosos, tristes ou com dor, de alguma forma, duplicamos o nosso desconforto.

A pressão que exercemos sobre nós mesmos quando dizemos: “eu devo estar bem” ou “eu devo estar feliz” é o caminho perfeito para não nos sentirmos à vontade. É um paradoxo, mas toda evitação emocional inevitavelmente leva a um aumento dessas mesmas emoções.

Mulher sofrendo com o transtorno de esquiva experiencial

Imagine que você está no meio do oceano em cima de uma jangada cercada por tubarões e alguém lhe diz: “Se você ficar nervoso, cairá no mar com os tubarões, por isso, não deve ficar nervoso”. O que você acha que vai acontecer? Certamente, essa mesma proibição vai deixá-lo ainda mais nervoso.

Assim, é muito mais coerente aceitar que, em um contexto como esse, o mais lógico é sentir ansiedade de todos os lados, deixá-la estar, abrir espaço e esperar se habituar naturalmente, se isso for possível.

O transtorno da esquiva experiencial consiste em uma tendência de querer priorizar o sentir-se bem de forma constante e a agir de forma que um bem-estar imediato seja alcançado. Nós explicaremos melhor abaixo.

O transtorno de esquiva experiencial

A terapia de aceitação e compromisso (ACT) rejeita os sistemas tradicionais de classificação diagnóstica e considera como único elemento de análise e ação o comportamento e sua função no contexto.

Desta forma, a concepção de psicopatologia a partir desta terapia é através do chamado transtorno de esquiva experiencial.

A esquiva experiencial constitui um padrão comportamental inflexível. Este é gerado a partir de um padrão de regulação verbal ineficaz, que consiste em evitar o sofrimento a todo custo. Desta forma, trata-se de controlar os eventos privados, as sensações, os sentimentos e as circunstâncias que o geram.

Essa tentativa de controle absoluto, seja por meio de comprimidos para ansiedade, álcool ou qualquer outra forma de evitação que contrarie nossos valores pessoais, nos leva diretamente a ciclos de desconforto contínuo.

O que acontece é que a pessoa com transtorno de esquiva experiencial rejeita sistematicamente sentimentos negativos, não quer experimentá-los ou senti-los sob quaisquer circunstâncias.

Diz a si mesma que “sentir emoções negativas é terrível e doloroso”, “é preciso estar sempre feliz”, “sou esquisito por estar triste”, “o que os outros vão pensar se me virem ansiosa?”, etc.

Todos esses pensamentos levam a pessoa a tentar controlar a emoção de qualquer maneira que seja rápida, fácil e eficaz a curto prazo. O problema é que o controle emocional é efêmero, e após um curto período de tempo, o desconforto emocional reaparece com mais força.

Assim, o que a pessoa com esquiva experiencial faz é colocar band-aid em suas emoções, para que elas não fluam. A princípio, parece funcionar, mas o band-aid acaba caindo e fazendo com que a emoção surja com muito mais força.

O que podemos fazer diante deste transtorno?

Quando alguém sofre com o transtorno de esquiva experiencial e quer começar a abandonar esses ciclos, é necessário instalar em sua mente a ideia de que o sofrimento faz parte da vida.

Não se trata de querer sofrer por sofrer, mas de aceitar que o desconforto emocional é algo que pode acontecer com qualquer pessoa no mundo pelo simples fato de estar vivo e viver.

A vida traz consigo momentos agradáveis ​​e momentos difíceis e, em cada um deles, é normal experimentar diferentes tipos de emoções.

O saudável é sentir a dor que qualquer perda traz consigo. Esta é a maneira do nosso cérebro de assimilar o que aconteceu e aprender para o futuro.

Como vencer o transtorno de esquiva experiencial

Agora, se vamos colocando muletas, ataduras ou realizando comportamentos de segurança para não sofrer a curto prazo, a única coisa que vamos conseguir é “prolongar” essa dor e acabar com um aumento do sofrimento.

Portanto, a primeira coisa que temos que fazer é abraçar nossos demônios, nossas emoções e sentimentos, sejam eles quais forem, e estar dispostos a vivê-los.

Sabemos que a ansiedade e a tristeza profunda não são agradáveis ​​e preferimos não ter que passar por elas, mas também é verdade que a vida nem sempre vai de acordo com as nossas preferências e que, inevitavelmente, haverá momentos em que teremos que vivenciá-las.

Seria bom começar a dizer a si mesmo: “Hoje estou ansioso, mas nada acontece, a ansiedade não é ruim por si só, é apenas desagradável”, “Vou abraçar minha tristeza e vou viver com ela”. “Eu não gosto disso, mas não vai me matar”. Esses tipos de pensamentos são muito mais realistas e funcionais.

Também é importante saber quais são os nossos valores e objetivos na vida e caminhar em direção a eles, independentemente das emoções. As emoções não precisam nos limitar. Uma coisa é vivê-las e senti-las em nosso ser quando algo acontece conosco, e outra muito diferente é deixar que nos controlem.

As emoções, positivas ou negativas, podem nos acompanhar no nosso dia a dia assim como pode acontecer com uma dor de cabeça, o frio do inverno ou as injustiças que aparecem nos jornais.

Portanto, se sabemos o que queremos daqui para o futuro a médio ou longo prazo, vamos agir a favor dele, e não do desconforto imediato.

Caminhe todos os dias em direção ao seu objetivo; seja ele qual for, só você pode escolher. Deixe que as emoções, os pensamentos negativos e as obsessões o acompanhem. No momento em que você aprender a viver com eles, são eles que, pouco a pouco, irão deixá-lo.

  • Ruiz, M.A., Díaz, M. I., Villalobos, A. (2012). Manual de Técnicas de Intervención Cognitivo Conductuales. Desclée De Brouwer, S.A