O travesseiro

Usar os momentos antes de dormir para verificar o telefone ou se preocupar com assuntos pendentes pode afetar profundamente seu sono. Descubra por que você só deve usar o travesseiro para dormir.
O travesseiro

Última atualização: 04 Dezembro, 2021

Dormir é um processo fisiológico não apenas necessário, mas absolutamente essencial para o nosso funcionamento adequado. Um descanso suficiente e de qualidade nos permite proteger nossa saúde física e mental e ter um desempenho adequado durante o dia. No entanto, é comum que muitas pessoas boicotem seus sonhos sem nem mesmo saberem disso. Por isso, queremos lembrar-lhe um princípio que deve ter sempre presente: o travesseiro é para dormir.

Você provavelmente não dá muita importância para o momento de ir para a cama. Possivelmente você apenas deita na cama e verifica as redes sociais até sentir sono. Ou, talvez, você passe esses momentos revisando no telefone as tarefas de seu dia e se lembrando das coisas pendentes que você tem para o dia seguinte. Embora esta seja a tendência que a maioria das pessoas segue, não é realmente adequada e aqui mostramos o porquê.

Não usamos o travesseiro apenas para dormir

O mais saudável e lógico seria entrar no quarto com a única intenção de relaxar e adormecer aos poucos. No entanto, a maioria de nós carrega uma infinidade de preocupações, problemas e ansiedades para a cama. Aproveitamos esses últimos minutos do dia para rever mentalmente todas as questões que nos perturbam ou estressam. Mesmo se descobrirmos que isso não nos faz bem, não podemos evitar. Por que isso acontece?:

  • Durante a noite, os estímulos externos desaparecem. Não há sons, pessoas ou obrigações para nos distrair e, inevitavelmente, ficamos cara a cara com nossos próprios pensamentos. Se não aprendemos a regulá-los, é provável que, diante desse silêncio externo, eles nos dominem.
  • Achamos que nos preocupar é uma coisa boa. Acreditamos que pensar em um problema nos ajudará a encontrar uma solução ou que revisar todos os nossos problemas pendentes não nos ajudará a não esquecer de atendê-los. Na realidade, isso geralmente só aumenta nossa ansiedade e prejudica nosso descanso.
  • Precisamente com o intuito de nos livrarmos dessa ruminação mental constante, recorremos aos nossos aparelhos eletrônicos para estimulação e distração. No entanto, verificar as redes sociais ou assistir a um filme enquanto tenta dormir não é uma boa decisão.

As consequências de não usar o travesseiro para dormir

Talvez você ache que aproveitar o momento de adormecer para pensar, se preocupar ou se distrair não seja tão negativo. No entanto, isso tem um impacto significativo no seu sono e, portanto, na sua saúde.

Dificuldade em adormecer

Uma das principais causas da insônia é a má higiene do sono. Para poder descansar, você tem que ir para a cama com a mente calma, tranquila e o mais limpa possível e não se estimular com a luz das telas ou com os sons do celular. Se você não consegue colocar suas preocupações de lado, é provável que tenha dificuldade em adormecer e seu desespero aumentará a cada minuto.

Sono fragmentado de baixa qualidade

Deitar-se em um estado de raiva, nervosismo, frustração ou ansiedade afetará sua capacidade de permanecer adormecido. É provável que você tenha mais despertares noturnos, sono mais agitado e acorde sentindo-se cansado.

Pesadelos

Os sonhos que temos à noite estão relacionados a experiências, pensamentos e emoções diurnas. Assim, o último pensamento e emoção que guardamos antes de adormecer provavelmente serão transferidos para o mundo dos sonhos. Portanto, continuar com esses tipos de hábitos, em que você pensa demais antes de dormir, pode fazer com que tenha um maior número de pesadelos e sonhos desagradáveis.

Mau funcionamento diurno

Por fim, não podemos esquecer que a falta de descanso afeta nossas funções cognitivas e executivas e nosso humor. Desse modo, dormir mal nos deixará mais irritáveis, suscetíveis ou deprimidos durante o dia, prejudicará nossa memória, atenção, concentração e raciocínio. Se esta situação se prolongar no tempo, podemos desenvolver problemas de saúde.

O travesseiro só para dormir, as preocupações podem esperar

Diante do exposto, queremos lembrar a importância de cuidar do seu descanso e garantir que os momentos antes de dormir sejam calmos e tranquilos e que promovam o sono. Adie seus negócios inacabados para o dia seguinte para abordá-los com uma mente clara e energia renovada. À noite, as preocupações aumentam e é altamente improvável que você chegue a conclusões adequadas neste momento. Priorize seu descanso e seu bem-estar.

Pode interessar a você...
Aprender a dormir bem: conheça a higiene do sono
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Aprender a dormir bem: conheça a higiene do sono

Você gostaria de dormir melhor? Neste artigo, vamos compartilhar algumas estratégias para aprender a dormir bem e dominar a arte da higiene do sono...



  • Lira, D., & Custodio, N. (2018). Los trastornos del sueño y su compleja relación con las funciones cognitivas. Revista de Neuro-Psiquiatría81(1), 20-28.
  • Blagrove, M., Fouquet, N. C., Henley-Einion, J. A., Pace-Schott, E. F., Davies, A. C., Neuschaffer, J. L., & Turnbull, O. H. (2011). Assessing the dream-lag effect for REM and NREM stage 2 dreams. PLoS One6(10), e26708.