Os maravilhosos avós 3.0 - A Mente é Maravilhosa

Os maravilhosos avós 3.0

Janeiro 26, 2017 em Emoções 0 Compartilhados
Os maravilhosos avós 3.0

Definitivamente, os avôs e avós de hoje em dia são maravilhosos, essenciais e insubstituíveis para os menores membros da família; uma família que, por outro lado, eles criaram com muito esforço. São o dedo indicador que aponta o horizonte para que seus descendentes não se percam nos pequenos detalhes da vida.

Para muitas pessoas, transformar-se em avô é uma parte muito importante do ciclo da vida, e os netos serão muito importantes para a maioria deles. Significa uma nova relação que sem dúvidas potencializa seu bem-estar físico, psicológico e social. De alguma forma o encontro com a nova vida também significa um novo nascimento para eles.

Os avós oferecem a seus netos uma infinidade de coisas que permanecerão no tempo: amor, valores, experiências, segredos, amizade, companhia e todo tipo de cuidados e entretenimentos. É como se os netos lhes concedessem a imortalidade pessoal, pois o que conseguirem transmitir para os pequenos ficará no mundo através deles.

neto-com-avo

Os avós atualizados

Vivemos em uma realidade na qual a figura dos avós foi engrandecida e ganhou peso na criação dos novos membros da família. O aumento da expectativa de vida e o avanço da sociedade fez com que o conceito de avô de hoje em dia se tornasse algo muito além do tradicional.

A sociedade é outra, ja não existe um tipo de família, mas sim vários, e nos encontramos com avós jovens, cheios de energia, que praticam esportes, que brincam no parque, e aqueles que amam fazer compras e excursões. Os novos avós chegam revitalizados e com muita coisa para passar aos recém-chegados.

São dignos de ser 3.0 porque, com certeza, as coisas do mundo moderno também estão incorporadas na grande lista de coisas que fascinam os seus netos. Admiram seus avós que possuem celulares de última geração e televisões gigantes para dormir assistindo depois de comer (isso sim, enquanto os aconchegam). Estamos diante de heróis adaptados ao mundo real, sem saber às vezes quem é o nativo digital.

avo-neta-planeta

Um relacionamento mutuamente benéfico

A verdade é que tanto os netos como os avós obtêm um grande benefício ao passar tempo juntos. A criança adora a figura dos seu avós, e eles se sentem muito bem na companhia dessas pequenas pessoas que têm energia de sobra e muita vontade de descobrir o mundo.

Os antepassados têm um papel fundamental na criação dos pequenos. Conseguem criar um vínculo afetivo seguro com eles sem ter que assumir a responsabilidade educativa que recai sobre os pais: não têm que ditar normas, apenas garantir em alguns casos que elas estejam sendo cumpridas. Só aproveitam o aqui e o agora sem questionar-se constantemente sobre suas ações no processo de educação e criação.

Para os netos, seus avós são seus companheiros de batalha nas descobertas que fazem no dia a dia. Mas, sobretudo… são aqueles que fazem magia. Por exemplo, preparam comidas deliciosas, levam para lugares novos, conhecem os sons de todos os animais (até dos que não existem), curam machucados e arranhões e, além disso, dão chocolate. Mas o que os torna irresistíveis é que costumam contar com tempo de qualidade para compartilhar.

Misteriosamente sabem consertar qualquer falha, cortam as unhas sem machucar e há até mesmo avós que são capazes de cozinhar sem que saia fumaça da panela. Como não, espantam a Cuca e qualquer outro ser de fantasia que ouse aparecer em casa para interromper o sonho dos pequeninos. Surpreendente…

avos-abracados

O amor verdadeiro e incondicional dos avós

Queridos avós maravilhosos, quero dizer que os vejo quando passeiam com seus netos, quando cuidam deles, quando preparam a comida para toda família enquanto tiram uma foto do pequenino rindo para mandar a sua mãe ou pai, para que esses fiquem tranquilos enquanto terminam de trabalhar. Isso sim que é 3.0.

E se paramos para pensar, talvez não deva existir um amor incondicional tão puro como o destes heróis. São imensamente felizes, pois têm a certeza de que aquilo que sentiram quando foram pais é o que sentem agora seus próprios filhos por esses pequenos aventureiros.

A você que eu não conheço (ou sim), continue sendo esse avô ou avó maravilhoso(a) que você é, porque as pegadas que vai deixar para o seu neto ou neta são indestrutíveis. Cada dia que termina está cheio de recordações essenciais que se instalam na memória da criança, e que mais tarde serão seus pequenos refúgios quando fizer muito frio lá fora e quiser encontrar calor. Porque não há nada como o calor dos avós.

Recomendados para você