Os narcisistas sofrem?

Na verdade, os narcisistas sofrem. O referido sofrimento parte do fato de não serem amados como desejam, da vivência constante da inveja e da intensa frustração diante de um mundo que não é como desejam. Aprofundaremos neste tópico.
Os narcisistas sofrem?
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 27 janeiro, 2023

Os narcisistas sofrem e são especialmente propensos a transtornos depressivos. “Como pode ser?”, Muitos perguntarão. Como pode alguém com um perfil de personalidade definido por um grande ego sofrer de angústia, tristeza, desgosto e desesperança? A verdade é que a comunidade científica explora essa realidade psicológica há anos e o assunto é mais do que interessante.

Lembremos da lenda greco-romana de Narciso. Depois que este jovem rejeitou e zombou da ninfa Eco, a deusa Nêmesis o castigou. Ela o fez se apaixonar por sua própria imagem refletida em um lago. O jovem convencido sofreu de forma indescritível quando percebeu que sua imagem não podia devolver o amor de que precisava.

Um narcisista é egoísta, frio, manipulador e busca acima de tudo ser o centro das atenções. No entanto, embora o sofrimento que ele sente não seja comparável ao que ele mesmo causa, o narcisista sofre. Ele faz isso porque nunca consegue o que precisa, porque anda pelo mundo incapaz de lidar com seu vazio e nós emocionais.

garota se perguntando se os narcisistas sofrem

Sim, os narcisistas sofrem, mas… Por quê?

Sam Vaknin é um professor de psicologia israelense conhecido por um livro intitulado Malignant Self Love: Narcissism Revisited. Ele aponta nesta “bíblia” sobre o narcisismo que tal transtorno de personalidade vive constantemente no reino do sofrimento emocional. Além disso, quanto mais patológico for esse perfil, mais comum é que leve à depressão.

É o que concluiu um estudo realizado em 2020 na Universidade de British Columbia. Sabemos que as duas formas pelas quais o transtorno narcisista se manifesta (grandiosidade e vulnerabilidade) estão diretamente ligadas a esse transtorno de humor.

Agora, por que isso acontece? Que mecanismo explica isso? Vamos investigar as causas do sofrimento dos narcisistas.

Vergonha, uma emoção corrosiva

O transtorno de personalidade narcisista costuma ser considerado uma das condições mais complexas e socialmente prejudiciais. Se há algo que define essas pessoas, é a necessidade patológica de atenção e admiração. Porém, há uma outra dimensão da qual não se fala muito.

Um narcisista circula em um loop que vai da vergonha à raiva. Ele se sente mal consigo mesmo porque se sente em desvantagem na maioria das vezes, porque não tem o que os outros têm, porque sempre quer ser a pessoa mais admirada, amada e bem-sucedida. Caso contrário, ele se sente com raiva.

Da mesma forma, embora sempre se mostrem como grandes vencedores, não devemos esquecer que esta atitude é um escudo. Por dentro, eles lidam com um sentimento persistente de fracasso, que aumenta o sentimento de vergonha e, com isso, a agressividade.

Uma maneira de entender muito da desordem de personalidade é mergulhar na forma como as pessoas lidam com suas emoções. No caso do narcisista, é comum que eles sejam dominados pela vergonha camuflada e pela raiva silenciosa.

Seu mundo é preto ou branco: o perigo da mente inflexível

Os narcisistas sofrem porque o mundo não é o que eles querem e desejam. Sua mente fechada, inflexível como uma barra de aço, não permite que eles vejam as coisas em perspectiva e compreendam o comportamento dos outros ou considerem outras abordagens.

Um homem ou mulher narcisista trabalha no piloto automático: ou você está comigo ou está contra mim, ou as coisas saem como eu espero ou isso é um fracasso. Essa abordagem inflexível constrói gradualmente a base para uma depressão.

A solidão de uma personalidade incapaz de se conectar emocionalmente

Se há algo que uma figura narcísica acumula em sua história, é o abandono, a rejeição e a solidão. Mais cedo ou mais tarde, as pessoas acabam se afastando deles. Eles podem nos deslumbrar no início e nem sabemos como caímos em seu feitiço. Mais tarde, porém, a pessoa abre os olhos e foge deles.

É verdade que os narcisistas estão muito bem equipados em termos de mecanismos de defesa. É verdade que eles se darão explicações sofisticadas para proteger o ego, mas, mais cedo ou mais tarde, cada abandono pesará mais sobre eles. O desconforto emocional acabará comprometendo seu equilíbrio psicológico.

Os narcisistas sofrem com seu analfabetismo emocional

Quando se trata de entender por que os narcisistas sofrem, é interessante mergulhar em suas duas tipologias. Isso nos permitirá compreender o alívio desse tipo de personalidade patológica que freqüentemente navega em nosso dia a dia.

  • Pessoas com traços narcisistas vulneráveis são perfis altamente sensíveis a palavras, comportamentos e críticas. Eles estão sempre na defensiva e costumam responder agressivamente. Esses homens e mulheres sofrem e caem em depressão constante, porque são incapazes de compreender e controlar suas emoções.
  • Por outro lado, temos os grandiosos narcisistas. A grandiosidade é um perfil mais patológico que leva ao fracasso profissional, relacional e pessoal. São pessoas que acabam isoladas e que nunca alcançam a autorrealização. Essa frustração é tão profunda quanto um poço sem fundo.

Como podemos ver, essas duas manifestações do narcisismo têm uma raiz comum: o analfabetismo emocional e relacional. O primeiro carece de autoestima, o segundo a superdimensionou. Nenhum dos extremos é saudável e isso constrói aquele caminho inevitável para o sofrimento vital tão frequente neste tipo de personalidade.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Carlson, E. N., Vazire, S., & Oltmanns, T. F. (2011). You probably think this paper’s about you: narcissists’ perceptions of their personality and reputation. Journal of personality and social psychology101(1), 185–201. https://doi.org/10.1037/a0023781
  • Czarna, Anna & Zajenkowski, Marcin & Dufner, Michael. (2018). How Does it Feel to be a Narcissist? Narcissism and Emotions.. 10.1007/978-3-319-92171-6_27.
  • Vaknin, Sam (2015) Malignant Self Love: Narcissism Revisited. ‎ Independently published
  • Kealy D, Laverdière O, Pincus AL. Pathological Narcissism and Symptoms of Major Depressive Disorder Among Psychiatric Outpatients: The Mediating Role of Impaired Emotional Processing. J Nerv Ment Dis. 2020 Feb;208(2):161-164. doi: 10.1097/NMD.0000000000001114. PMID: 31977828.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.